marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Vamos protagonizar, confiantemente, gloriosos dramas de vitória

Reflexões do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sobre o mês de junho, traduzidas e adaptadas do Seikyo Shimbun de 9 de junho de 2022

download do ícone
ícone de compartilhamento

Dr. Daisaku Ikeda

14/06/2022

Vamos protagonizar, confiantemente, gloriosos dramas de vitória

Junho é o mês de nascimento do nosso presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi.1 Também é um mês de celebração das mulheres Soka, nossos sóis radiantes — com o Dia do Ikeda Kayo Kai da SGI em 4 de junho e o Dia da Fundação da Divisão Feminina em 10 de junho.2

O emblema da Divisão Feminina é o lírio-branco, e, por uma admirável coincidência, a flor símbolo da terra natal de Makiguchi sensei, a cidade de Kashiwazaki, província de Niigata, é o Lilium auratum3 — a grande flor de lírios de raios dourados.

As reuniões comemorativas que as mulheres Soka da Divisão Feminina (DF) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) estão realizando atualmente são encontros de lindas “flores humanas” com riqueza de diversidade, que reluzem como o ouro. Os presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda ficariam muito felizes ao verem isso!

***

Na reunião de fundação da Divisão Feminina, um nobre buquê de lírios-brancos perfumados, Toda sensei citou as seguintes palavras de Nichiren Daishonin: “Quando a Lei for propagada amplamente, a nação japonesa inteira recitará Nam-myoho-renge-kyo. Isso é tão certo quanto uma flecha apontada para a terra não falhar em atingir o alvo” (CEND, v. I, p. 404). Referindo-se aos nossos esforços, ele lhes disse carinhosamente como um pai amoroso: “Estamos realizando algo realmente incrível pelo futuro da sociedade, pelo Japão e pelo mundo. Portanto, tenham muito, muito mais confiança em si mesmas!”.

Nosso empenho sincero e corajoso no diálogo de um a um, tradição de mestres e discípulos Soka, assentará o caminho da felicidade e da paz para todos, algo pelo qual o mundo há muito anseia.

Uma das integrantes do Grupo Muitos Tesouros de Kansai teve um encontro inesquecível com Helen Keller, quando esta visitou o Japão em 1948. Como estudante do ensino fundamental para surdos, ela recepcionou a Srta. Keller com um ramalhete de flores na Estação de Okayama. A defensora incansável dos cegos e surdos retribuiu segurando a mão da menina, escrevendo o sinal da palavra “obrigada” na palma da mão dela e abraçando-a de rosto colado.

A menina ficou tão emocionada que prometeu também se tornar uma pessoa capaz de encorajar os outros. Ela cresceu e, posteriormente, encontrou a Lei Mística. Hoje, como integrante do Grupo Muitos Tesouros, ainda aprecia o valor da palavra mágica “obrigada”. Comunicando-se por meio da língua de sinais, continua trabalhando de forma infatigável para expandir o círculo de confiança e de amizade em sua amada província de Hyogo, em Kansai, ao lado da filha e do genro — ambos líderes em nosso movimento pelo kosen-rufu — e dos netos.

***

Seis de junho, aniversário de Makiguchi sensei, também é o Dia de Mestre e Discípulo na Europa. Houve encontros comemorativos imbuídos de profundas orações pela paz, por todo o continente.

Na Espanha, um parque adjacente ao Centro Cultural Soka em Madri foi renomeado oficialmente como Jardim da Paz. Trata-se de um lugar muito precioso, onde os membros espanhóis prestaram magníficas contribuições à comunidade, mediante trabalhos de manutenção e conservação do parque ao longo de muitos anos.

Durante o período turbulento da segunda problemática do clero que engoliu nossa organização na Espanha no início da década de 1990, eu disse aos nossos verdadeiros e leais membros de lá: “Defendemos o que é correto. Portanto, devemos vencer!”.

Nas três décadas que se seguiram, a Soka Gakkai da Espanha ampliou seu número de membros em quase oitenta vezes e conquistou a confiança do público como importante integrante da federação das organizações budistas do país.4

***

A Divisão dos Universitários (DUni) e a Divisão dos Estudantes (DE), nível Herdeiro, também comemoram seu aniversário de fundação em junho.5 É muito inspirador e reconfortante ver a energia e o entusiasmo de seus brilhantes integrantes.

Minha esposa, Kaneko, e eu oramos de coração todos os dias pela saúde, felicidade, sucesso e vitória dos nossos preciosos membros de todos os lugares. Fortalecendo nossos poderes da fé e da prática para extrair os poderes do Buda e da Lei ainda mais intensamente, vamos protagonizar, confiantemente, gloriosos dramas de vitória na revolução humana e na transformação do nosso carma!

Foto: Seikyo Press

Notas:

1. Tsunesaburo Makiguchi nasceu em 6 de junho de 1871.

2. O Dia do Ikeda Kayo Kai da SGI foi instituído para celebrar a data da primeira visita do presidente Ikeda e da Sra. Kaneko Ikeda à nova Sede da Divisão Feminina de Jovens Soka, em 4 de junho de 2009. A reunião de fundação da Divisão Feminina ocorreu em 10 de junho de 1951, pouco depois de Josei Toda se tornar segundo presidente da Soka Gakkai em 3 de maio.

3. Lilium auratum, espécie nativa do Japão.

4. Soka Gakkai da Espanha é membro da Unión Budista de España y Federación de Entidades Budistas de España (UBE-Febe).

5. A Divisão dos Universitários foi fundada no dia 30 de junho de 1957, e a Divisão dos Estudantes, nível Herdeiro, em 7 de junho de 1964.

Compartilhar nas