marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Rumo à nova montanha da vitória do kosen-rufu: o grande solo da majestosa inspiração humana

Reflexões do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sobre o mês de julho, traduzidas e adaptadas do Seikyo Shimbun de 22 de julho de 2022

download do ícone
ícone de compartilhamento

D. Daisaku Ikeda

28/07/2022

Rumo à nova montanha da vitória do kosen-rufu: o grande solo da majestosa inspiração humana

No dia 22 de julho de 1951, logo após a fundação da Divisão Masculina de Jovens e da Divisão Feminina de Jovens, foi realizada uma significativa convenção extraordinária apresentando, pela primeira vez, o “Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai” (Soka Gakkai Joju Gohonzon).

Toda sensei convidou os meritórios homens e mulheres de todas as idades para a frente do Gohonzon do “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”, e louvou-os dizendo quanto Nichiren Daishonin estaria elogiando-os e evidentemente lhes oferecendo maravilhosas recompensas.

Ao final da convenção, observando com um sorriso no rosto os jovens enfileirados sobre o palco, ele declarou: “Enquanto houver esses jovens, a Soka Gakkai será absolutamente sólida”.

No primeiro semestre do “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” [2022], nossa família Soka percorreu-o até agora com a união de “diferentes em corpo, unos em mente” em prol da concretização benevolente do kosen-rufu e pela “pacificação da terra”.

Sem dúvida, o buda Nichiren Daishonin está observando esse aspecto claramente. Com certeza, Toda sensei também deve estar muito feliz.

* * *

Imediatamente após o término da “Campanha de Osaka”, meu mestre e eu visualizamos uma perspectiva otimista: “A Soka Gakkai deve ultrapassar os elogios e as críticas momentâneas, beneficiar amplamente a sociedade e cultivar o grande solo da majestosa inspiração humana! A partir daí, um novo futuro da humanidade se abrirá”.

Hoje, ingressamos numa era em que “valores humanos” confiados pelas pessoas para servir ao povo são enviados para todas as áreas. Essa é a verdadeira imagem da vitória.

Neste verão [japonês], também queremos descobrir muitos novos “valores humanos”, incentivá-los e desenvolvê-los.

O “Período do Avanço Dinâmico da Divisão dos Estudantes” [do Japão] já se iniciou.

A Divisão Masculina de Jovens [do Japão] partiu vigorosamente para a batalha da ampla propagação do budismo, tendo à frente os dignos membros de sua academia.

Já a Divisão dos Universitários [do Japão] realiza o tradicional exame de capacitação do budismo, com seus integrantes se desafiando nos “dois caminhos da prática e do estudo”.

As moças do Kayo resplandecem alegremente o entrelaçamento da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”.

Hoje, 22 de julho, os anjos da paz da Kotekitai celebram o dia de fundação. Com os heróis musicais do Ongakutai, a atuação das formandas [da Kotekitai] brilha no mundo inteiro. Vamos todos enviar uma grande salva de palmas para o bailar do alegre treinamento da juventude.

* * *

Há uma canção inesquecível que ecoou altivamente aos céus no verão de sessenta anos atrás. É a música Okinawa Kenji no Uta [Canção do Vigoroso Jovem de Okinawa] que entoamos com os companheiros que não conseguiram entrar no recinto e permaneceram na área externa, enquanto eu regia do terraço do edifício, por ocasião da inauguração da sede da Soka Gakkai em Okinawa (18 de julho de 1962).

Conforme nos prometemos mutuamente nessa época, meus amados membros de Okinawa construíram a terra preciosa da vanguarda do kosen-rufu, superando as ondas bravias de dez mil milhas e comprovando o princípio do budismo de que, “no final, todas as pessoas podem se tornar felizes, infalivelmente”.

Minha esposa e eu estamos orando de coração pela saúde, paz, harmonia e boa sorte dos preciosos amigos do Japão e do mundo que se devotam à missão, a começar pelos companheiros de Okinawa.

“O relinchar dos cavalos brancos é o som de nossa voz recitando Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. II, p. 256). Ao ritmo do sonoro daimoku, façamos transbordar a grandiosa energia vital no corpo e na mente de si próprio e de outras pessoas, e tocar a música da esperança, da paz e tranquilidade na terra do nosso juramento seigan, multiplicando o majestoso poder das divindades celestiais!

Compartilhar nas