Notícias
BM
Diretrizes para o Sokahan
O conteúdo a seguir consta no prefácio do livro comemorativo dos 45 anos da primeira convenção do Sokahan do Japão, lançado em 6 de janeiro de 2022. O prefácio foi publicado, na íntegra, no jornal Seikyo Shimbun. BS+ traz essa versão em português, em comemoração dos 40 anos de fundação do Sokahan da BSGI, celebrados em atividade realizada no dia 23 de outubro deste ano, no Auditório da Paz, em São Paulo.
Seikyo Shimbun
26/10/2022
Espírito Fundamental do Sokahan da Nova Era
• Proteger a Soka Gakkai.
• Zelar pelos membros.
• Atuar dedicadamente na luta dos bastidores.
• Combater o mal.
• Abrir a vitória do kosen-rufu.
Cinco itens de atuação
• Ação responsável.
• Linguagem clara.
• Comportamento gentil.
• Aparência bem-cuidada.
• Comunicação e relatórios corretos.
Lemas
• Speed (Velocidade)
• Smile (Sorriso)
• Smart (Perspicácia)
Prefácio
“A luz Soka é o brilho da proteção, da justiça e da vitória”
Daisaku Ikeda
A luz Soka é o brilho da proteção.
A luz Soka é o brilho da justiça.
A luz Soka é o brilho da vitória.
Se contarmos com vocês do grupo Sokahan, que emitem essa luz, seremos capazes de dissipar mesmo a mais densa escuridão dos tempos e fazer ecoar a canção triunfal do povo.
Essa é a minha grande convicção de elevado orgulho.
Estou enviando daimoku, curvando-me em reverência diante de cada um de vocês, do azul mais azul que o índigo, que coroam resolutamente a passagem dos 45 anos de fundação.
Muito, muito obrigado pela constante dedicação!
Na noite em que me encontrei pela primeira vez com o extraordinário mestre, Josei Toda, numa sociedade devastada pela guerra, recitei um poema como demonstração de minha infindável gratidão.
“No caos da madrugada, / vou andando à procura de luz.”
Toda sensei me ensinou que a fonte da luz que eu buscava incessantemente não se encontrava em nenhum outro lugar senão inerente à minha própria vida de emergido da terra. Ele me guiou para o caminho da mais correta existência humana, por meio da qual, ostentando o juramento seigan pelo kosen-rufu e para “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”, fizemos resplandecer ao máximo a nossa juventude e a dos outros, em prol da Lei, das pessoas comuns e do mundo. Ao longo dos dias e meses, em que pus em prática os ensinamentos do Buda, o Budismo do Sol, ao lado do meu mestre, essa luz se intensificou, aprofundou-se e se engrandeceu cada vez mais.
Em especial, quando enfrentava a pior crise de seus negócios, sensei confiou solenemente a mim, um jovem de 23 anos, todo o resto. Foi em 6 de janeiro de setenta anos atrás. A partir desse momento, sensei e eu, imbuídos de uma força ainda mais intensa de um leão no ataque, superamos uma a uma as mais difíceis circunstâncias. Isso resultou, no fim, na radiante realização da cerimônia de posse do mestre como segundo presidente naquele dia 3 de maio.
Em meio à prática diligente, na qual dedicamos cada momento com seriedade conforme os ditos sagrados, a chama que ardia e crescia no interior da nossa vida era, sem dúvida, a “luz Soka”.
E, um quarto de século depois, em 6 de janeiro de 1977, foi escolhido justamente esse dia para a promoção da 1a Convenção do Sokahan. Aqueles a quem confiei e transmiti a “luz Soka" são vocês, componentes do Sokahan e sucessores que compartilham do mesmo espírito que o meu.
O Sokahan estabeleceu como espírito básico e pôs em ação os itens:
• Proteger a Soka Gakkai.
• Zelar pelos membros.
• Atuar dedicadamente na luta dos bastidores.
Recordando, foi na ocasião da Perseguição de Atsuhara, a qual fez reverberar a canção triunfal da justiça do budismo do povo, que o jovem Nanjo Tokimitsu se posicionou como escudo na linha de frente e protegeu a Ordem budista harmoniosa da justiça. Ele se empenhou arduamente nos bastidores, sem que ninguém percebesse, defendendo e incentivando com cuidado os companheiros que estavam em situação adversa.
Para manifestar seu apreço pelos intensos esforços de Tokimitsu, Nichiren Daishonin o louvou e o chamou de “Ueno, o Sábio”, endereçando a ele um Gosho com os dizeres: “Escrevo esta carta profundamente grato por sua dedicação durante os acontecimentos em Atsuhara” (CEND, v. II, p. 269).
Neste cenário de pandemia sem precedentes, não há dúvida de que o buda Nichiren Daishonin está observando e acompanhando o aspecto do Sokahan, que cumpre a nobre e preciosa missão de prestar contribuições, com coragem, sinceridade e sabedoria, conforme seu espírito fundamental.
Assim como firmou seu compromisso com Nanjo Tokimitsu dizendo que “Embora possamos sofrer por um tempo, no final, a felicidade nos aguarda. É o mesmo que o caso do príncipe herdeiro, o filho único do rei. Considere isso: ‘Como ele falharia em ascender ao trono?’” (WND, v. II, p. 882), com certeza, cada admirável integrante do Sokahan será envolto por grandes recompensas da “virtude invisível e recompensa visível”. Estou orando fervorosamente para que se tornem monarcas da vitória na vida e na sociedade.
Antecedendo o dia 2 de novembro, do 45o aniversário de fundação, os líderes do Sokahan me fizeram uma solicitação.
Eles me pediram para que dois itens fossem adicionados aos três espíritos fundamentais do grupo. São eles:
• Combater o mal.
• Abrir a vitória do kosen-rufu.
Por ter sido uma manifestação que denotava profundo senso de missão e de responsabilidade, aprovei prontamente. Foi assim que surgiram os cinco itens do Espírito Fundamental do Grupo Sokahan da Nova Era.
No Registro dos Escritos Transmitidos Oralmente consta: “[O elemento ku da palavra kudoku] refere-se também ao mérito conquistado por extinguir o mal, enquanto o elemento toku ou doku refere-se à virtude conquistada por fazer o bem” (OTT, p. 148).
É a partir da luz corajosa que “combate o mal” que os grandes poderes benéficos da Lei Mística surgem e se ampliam. Esse raio de luz faz com que as divindades celestiais despertem e se movam.
Este outono [japonês], marca os 750 anos da Perseguição de Tatsunokuchi e os trinta anos da “independência espiritual” da Soka Gakkai.
Daishonin declara: “É pelo fato de as funções celestiais terem vindo em meu auxílio que sobrevivi até à Perseguição de Tatsunokuchi e escapei em segurança de outras grandes perseguições. A esta altura, o rei demônio já deve estar completamente acovardado” (GZ, p. 843).
Desejo que nossos genuínos integrantes do Sokahan façam reverberar o rugido do leão que “refute o errôneo e revele o verdadeiro” sem jamais afrouxar a mão do ataque.
E, conforme os ditos dourados “Budismo é vitória ou derrota” (GZ, p. 1165), abram resolutamente o caminho da “vitória do kosen-rufu” e façam o “grande castelo dos emergidos da terra” prosperar de forma ilimitada.
Para a minha alegria, o Sokahan é hoje sinônimo de nobres indivíduos corajosos. E, com essa grande rede de solidariedade de paz, cultura e educação dos jovens cidadãos globais, entramos numa era em que resplandecem o núcleo do núcleo.
Vocês são os “Shin’ichis Yamamoto” da nova era que representam a minha pessoa. Que cada um, como entidade da “luz Soka”, ilumine radiantemente a sociedade global do século 21!
Oh! Jovens águias!
Estufem o peito e digam
"Eu sou Soka".
Combatam a maldade
e conquistem vitórias no kosen-rufu.
Em comemoração do Dia do Sokahan, em 2 de novembro de 2021.
Compartilhar nas