Notícias
BM
Presidente Ikeda envia poema waka neste 24 de agosto
Esta data é comemorativa da conversão de Ikeda sensei ao budismo
Daisaku Ikeda
23/08/2023
Escrevam a canção triunfal da epopeia do povo
Hoje, dia 24 de agosto [de 2023], celebra-se o 76o aniversário de conversão de Ikeda sensei ao budismo e também o Dia da Divisão Sênior e o Dia do Ponto Primordial da Publicação do Seikyo Shimbun. Nessa data comemorativa, o Mestre compôs três poemas waka dedicado aos companheiros de todo o Japão e do mundo.
Em 24 de agosto de 1947, aos 19 anos, Ikeda sensei iniciou a jornada do kosen-rufu, reverenciando Josei Toda como mestre da vida.
Nessa mesma ocasião, três anos depois, quando os empreendimentos de Toda sensei entravam em sérias dificuldades no período caótico do pós-guerra e ele anunciava sua intenção de renunciar ao cargo de diretor-geral da Soka Gakkai, muitos membros se afastaram dele. Em meio a essas circunstâncias, Ikeda sensei ofereceu o poema waka ao mestre retratando seu real sentimento: “Servirei ao mestre como servi no passado por uma mística relação. / Ainda que os outros mudem eu jamais mudarei" . Diante da situação desesperadora, sozinho, ele continuou apoiando seu mestre.
Depois disso, mestre e discípulo superaram as dificuldades. Em 3 de maio de 1951, Toda sensei foi empossado como segundo presidente da Soka Gakkai, iniciando um novo avanço do kosen-rufu.
A grandiosa luta de Ikeda sensei, sem poupar a própria vida, edificou a história de vitória de mestre e discípulo, e hoje recebemos uma época em que uma legião de “valores humanos” da Lei Mística surge bailando em 192 países e territórios.
Rumo ao 10o aniversário de fundação do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em 18 de novembro próximo, desejamos escrever uma nova canção triunfal da epopeia do povo, dando continuidade ao espírito do mestre, que abriu os caminhos inexistentes do kosen-rufu mundial.
Poema waka dedicado a todos os membros
Radiantemente,
a relação de mestre e discípulo
do caminho correto da vida.
A profecia do Buda
com a força da transmissão dos ensinamentos.
* * *
Vocês, jovens, hasteando
a sabedoria do caminho do meio
do budismo,
envolvam a humanidade,
e recuperem a saúde do planeta Terra.
* * *
Com o Seikyo,
fortaleçam-se
dia após dia e mês após mês.
Escrevam a canção triunfal
da epopeia do povo.
Compartilhar nas