marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Mirian Vilela, diretoria-executiva da Carta da Terra Internacional, dá palestra e participa da cerimônia de formatura da Universidade Soka

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 19 e 20 de março de 2024

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

22/03/2024

Mirian Vilela, diretoria-executiva da Carta da Terra Internacional, dá palestra e participa da cerimônia de formatura da Universidade Soka

Cerimônia de formatura da Universidade Soka e da Faculdade Feminina Soka

A 50a cerimônia de formatura da Universidade Soka e a 38a cerimônia de formatura da Faculdade Feminina Soka foram realizadas na tarde do dia 18 de março no Auditório Ikeda da Universidade Soka, em Hachioji, Tóquio. O discurso de felicitações foi proferido pela brasileira Mirian Vilela, diretora-executiva da Carta da Terra Internacional (CTI) e convidada de honra do evento, e pelo presidente Minoru Harada, conselheiro sênior da Universidade Soka.

Na ocasião da primeira formatura da Universidade Soka, em março de 1975, o fundador Dr. Daisaku Ikeda solicitou a todos: “Como alunos graduados pela Universidade Soka, firmem o juramento de viver com o espírito de sempre permanecerem ligados uns aos outros em seu coração” (Nova Revolução Humana, v. 15, p. 213).

Os graduados alçarão voo para suas respectivas terras da missão. Em seu peito, as amizades cultivadas no campus e o juramento firmado continuarão resplandecendo de forma vívida por toda a vida.

O dia a dia desses formandos não foi fácil devido a Covid-19. Esses dias adversos fortaleceram o coração tenaz dos estudantes. Mesmo quando souberam do falecimento de Ikeda sensei, em novembro do ano passado, eles vislumbraram o futuro. Um dos graduados compartilhou: “Percebi uma vez mais o quanto Ikeda sensei nos observava com carinho e continuou nos encorajando. O sentimento de retribuir aos débitos de gratidão com meu crescimento aumentou. Renovei a consciência em relação à minha missão de que chegara a hora de mostrar o genuíno valor do espírito inabalável que cultivamos na escola chamada Soka”.

Este ano, os estudantes de ambas as instituições transformaram as adversidades em força motriz para abrir uma nova história trilhando o caminho da missão para criar valor.

Na Universidade Soka, os estudantes tiveram uma atuação brilhante em concursos variados, dentre eles, o 1o lugar no Concurso Universitário de Equipes de Economia da Região de Kanto. No concurso público para especialistas do Ministério de Negócios Estrangeiros, quatro pessoas (incluindo já graduados) foram aprovadas após um intervalo de 42 anos. Da mesma forma, agremiações de esportes em grupo também se destacaram, como a equipe de maratona de revezamento que conquistou pelo 5o ano consecutivo o passe direto para disputar no ano que vem e a equipe de beisebol participou de competições nacionais.

Já a Faculdade Feminina Soka registrou um grande número de aprovadas em exames de diferentes qualificações. Uma proposta de negócio montada pelas estudantes foi incluída no orçamento de Tóquio e entrou para a história da instituição.

Este ano, os diplomas foram entregues para dez alunos do curso de doutorado, 11 do curso de pós-graduação em direito, 122 do curso de mestrado, 13 do curso de pós-graduação em pedagogia, 1.488 estudantes de graduação, 463 de graduação EAD, 84 da Faculdade Feminina Soka e 21 do curso de japonês (Bekka).

Além disso, aos formandos do programa de graduação dupla do curso de pós-graduação, foram conferidos os graus de mestre da Universidade de Valladolid, da Espanha, e de graduado da Universidade de Língua e Cultura de Pequim e da Universidade de Buckingham, da Inglaterra.

O conselheiro sênior da Universidade Soka, Minoru Harada, falou sobre a jornada tenaz de Ikeda sensei em prol da justiça em meio às intempéries de perseguições. Ele externou o desejo de que todos trilhem uma vida que não sucumba a nada com altivo orgulho de terem estudado na faculdade inaugurada pelo fundador número um do mundo.

No dia da cerimônia, foram outorgados os prêmios Suprema Honra da Universidade Soka e Amizade Soka para Mirian Vilela. Somado a isso, foram concedidos o título de doutor honorário da Universidade Soka para Ryohei Tanaka, Wu Pengdong, Li Yan, Michiyo Moriya, Kumiko Takano, Masato Ito, Shuichi Yamamoto, Kazuyuki Nakjima, Kazuhiro Watanabe e Shoko Nishihara.

Em seu discurso, a diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela, manifestou o desejo de que todos se tornem líderes que contribuam para a transformação da sociedade a fim de criar um mundo de justiça e paz.

undefined

Síntese do discurso da diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela

Dias de ardente paixão pelo estudo

Sinceros parabéns pela formatura! É uma vitória magnífica!

Hoje é um dia para enaltecer a determinação resoluta, o espírito inabalável e a coragem de vocês, assim como o dia para transmitir gratidão para aqueles que os apoiaram. É também um dia para refletir sobre o nobre significado da educação e do conhecimento que vocês receberam.

O fundador da universidade, Dr. Daisaku Ikeda, dedicou a diretriz: “Qual o propósito de se cultivar a sabedoria? Que você sempre faça essa pergunta a si mesmo”.

Ao considerar os desafios enfrentados pela humanidade, o objetivo da educação é criar uma nova geração de especialistas e líderes detentores de conhecimento e de valores que possam contribuir para as mudanças sociais tão necessárias para construir um mundo mais justo, sustentável e pacífico. Em outras palavras, quer dizer criar valores humanos como vocês!

Logo, aqueles que receberam educação superior possuem a responsabilidade ética e moral de usá-la para criar uma sociedade melhor.

A Carta da Terra nos convida a refletir: “Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”. O Dr. Ikeda esteve envolvido na elaboração dessa carta.

Neste momento em que vocês, formandos, avançam para a próxima etapa da vida, gostaria de transmitir-lhes quatro conselhos.

O primeiro é: “Jamais deixem de estimular e expandir seus pensamentos”.

Lembrem-se sempre que os fenômenos refletidos em seus olhos são apenas uma pequena parte de várias correlações e sejam humildes. Continuem se esforçando para despertar uma visão e consciência de mundo e expandir o pensamento. Esse conselho está de acordo com as condições para serem cidadãos globais propostas pelo Dr. Ikeda, que são ser uma pessoa de sabedoria, de coragem e de compaixão.

Meu segundo conselho é: “Vamos manter a integridade e buscar um modo de vida enraizado na ética”.

Em prol do bem-estar da humanidade, devemos nos esforçar para viver com ética em nosso dia a dia e para romper as barreiras culturais. Visando se tornarem seres humanos profundamente atenciosos e responsáveis, extraiam o máximo de seus conhecimentos e habilidades.

Em terceiro lugar: “Não se deixem abalar com coisas insignificantes”.

As pessoas se distraem facilmente e acabam perdendo o foco. Ao desenvolverem a capacidade de distinguir entre o certo e o errado, o bem e o mal, seguindo diretrizes morais, evitarão cair na armadilha de pensar que o sucesso na vida é definido apenas pela riqueza material.

Em quarto: “Mantenham o entusiasmo e a paixão”.

Não se contentem com a situação atual. Minha própria vida sempre esteve cheia de paixão.

Certifiquem-se se a luz, a paixão e o entusiasmo estarão sempre acesos dentro de vocês. Dessa forma, assim como a água que corre um rio contorna ou passa por cima de uma pedra, quando enfrentarem problemas, poderão estudar várias possibilidades e superar o obstáculo com um espírito forte para continuar avançando e crescendo.

Beethoven disse o seguinte: “Não há problema em cometer erros quando estiver tocando, mas não é permitido tocar sem paixão”.

Concluo minhas palavras desejando que manifestem à vontade o conhecimento e as habilidades que desenvolveram na Universidade Soka e, conforme consta na Carta da Terra, criem “relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte” e atuem de forma magnífica doravante!

Mirian Vilela, diretoria-executiva da Carta da Terra Internacional, dá palestra e participa da cerimônia de formatura da Universidade Soka

Encontro do conselheiro sênior da Universidade Soka, Minoru Harada, com a diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela

Antes da cerimônia de formatura, no dia 18, no campus da Universidade Soka, houve o encontro da diretora-executiva da Carta da Terra Internacional (CTI), Mirian Vilela, com o conselheiro sênior da Universidade Soka, Minoru Harada.

Vilela enfatizou que, numa época em que os desafios globais se acumulam, os intercâmbios que conectam diferentes culturas são cada vez mais importantes. Ela manifestou elevado respeito às grandes contribuições de Ikeda sensei em prol da paz e agradeceu a colaboração da Soka Gakkai em relação à CTI ao longo dos anos. O presidente Harada afirmou que deseja expandir ainda mais o diálogo inter-religioso e cultural.


Palestra da diretora-executiva Mirian Vilela, da Carta da Terra Internacional, promovida pelo Comitê Feminino de Paz

A palestra Cultura de Paz, promovida pelo Comitê Feminino de Paz, foi realizada no dia 20 de março no Centro Internacional das Mulheres Soka, em Shinanomachi, Tóquio, e contou com a participação da diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela.

Vilela ressaltou que, para solucionar os desafios da sociedade, a força do povo é imprescindível. Ela comentou que, assim como uma gota que cai na superfície da água cria uma ondulação, o aprendizado e as ações de uma pessoa afetam as pessoas ao redor. E convidou todas as participantes a darem juntas um passo em direção à paz.

O coral Lírios Brancos, da Divisão das Mulheres, fez uma apresentação de boas-vindas. A coordenadora da Divisão das Mulheres, senhora Kasanuki, e a coordenadora do Comitê Feminino de Paz, senhora Hashiguchi, proferiram os cumprimentos.

Saiba mais
Relembre sobre a afiliação do Instituto Soka Amazônia com a Carta da Terra Internacional publicada no BS ed. 2.637 e assista ao vídeo com o depoimento da diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela.

No topo: Discurso da diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela na 50a cerimônia de formatura da Universidade Soka e a 38a cerimônia de formatura da Faculdade Feminina Soka em 18 de março no Auditório Ikeda da Universidade Soka, em Hachioji, Tóquio

Fotos: Seikyo Press

Compartilhar nas