marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Agora é a vez da Divisão Sênior!

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, ocorreram diversos movimentos na organização envolvendo os pilares de ouro da BSGI

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

19/08/2024

Agora é a vez da Divisão Sênior!

Para comemorar os 40 anos de fundação do Grupo Alvorada e os 77 anos de conversão do presidente Ikeda ao budismo, pilares de ouro de todo o Brasil desembarcaram em São Paulo para um final de semana recheado de treinamento e emoção. A expectativa pela atividade se misturou à decisão de estar mais próximo da órbita do Mestre.

O desenrolar do dia 16 de agosto foi marcado pela visitação ao Colégio Soka do Brasil, ao Josho Kaikan, à Editora Brasil Seikyo e ao Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI). Todos transbordavam alegria!

Passe para o lado e veja mais fotos

Renovar o juramento e entrar em ação

No dia 17, os integrantes da Divisão Sênior foram recepcionados pela banda Taiyo Ongakutai no CCDI para o Curso de Aprimoramento e Intercâmbio do Grupo Alvorada.

O treinamento iniciou com dois módulos: “A excelência na liderança, buscando a montanha mais alta” e “Juramento Seigan e a luta contra as maldades”. O objetivo era reconfirmar a missão, a disposição, a ação e o juramento dos participantes.

No decorrer do estudo, houve relatos de vitória, apresentação do movimento Liga Monarca, a nova jornada de luta das cinco divisões; e orientações com Takao Sakamoto, Mario Marcio e Edson Tokunaga, vice-coordenadores da Divisão Sênior da BSGI.

Em suas palavras, Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, salientou que o poder de um sincero ichinen faz com que tudo se torne realidade e ressaltou uma orientação do Mestre: “Quando se vive em prol de um juramento, transforma-se não somente quaisquer dificuldades e sofrimentos como veneno em remédio e carma em missão”.1

O curso de aprimoramento encerrou com o Taiyo Ongakutai apresentando as músicas Gojogen, Revolução Humana e Pilar da Nação, que contou com a regência da Divisão Sênior.

Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos e partiram para os intercâmbios nas localidades. No total, 275 intercambistas realizaram 1.126 visitas em 92 localidades. A movimentação envolveu 788 membros e concretizou oito shakubukus.

Passe para o lado e veja mais fotos

O levantar de coragem dos pilares de ouro

No dia 18, o Auditório da Paz do CCDI vibrou com a força dos pilares de ouro no Gongyokai do Grupo Alvorada. A atividade, que foi pensada como um singelo e sincero tributo à existência do Mestre, contou com vídeos históricos da trajetória de Ikeda sensei e uma solene cerimônia com a entrada da mesa e da cadeira utilizadas pelo presidente Ikeda em 1993.

Inicialmente, foram apresentados os resultados da Seniors League e a premiação das localidades vencedoras. Representantes da CRC, CNOP, CRE Leste, CRE Sul e CRE Oeste relataram os desafios no movimento da Divisão Sênior.

Ricardo Aguirre, secretário do Grupo Alvorada, compartilhou sua vitória em meio a questões de saúde na família, e Antônio Júnior, responsável do Alvorada, compartilhou as perspectivas do grupo e explicou a atuação na Liga Monarca.

Nessa oportunidade, também foi apresentada a nova identidade visual do grupo.

O ponto alto da reunião foi a leitura da mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, a todos os integrantes da Divisão Sênior.

Em seus incentivos, Ricardo Miyamoto lembrou que na época do Buda e nos primórdios da Soka Gakkai, foi a Divisão Sênior que se levantou com o Mestre e bradou uma orientação do sensei: “Levantem-se com coragem junto comigo com base no espírito da Gakkai. Sejamos pilares de ouro que sustentam o grande Castelo Soka”.2

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, orientou sobre a importância da consolidação do espírito de mestre e discípulo para o eterno futuro por meio da criação de valorosos sucessores, sempre com embasamento e fundamento.

O Gongyokai encerrou com a apresentação da música Ifu Dodo no Uta pelo Coral Uirapuru e a regência da canção Pilar da Nação com voluntários.

Para saber mais informações, leia a próxima edição do Brasil Seikyo.

No topo: Brasil Seikyo

Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.
2. Brasil Seikyo, ed. 1.644, 16 mar. 2002, p. A7.

Compartilhar nas