Notícias
BM
Vamos fazer ecoar a contínua canção da vida
Homenagem ao Dia da Amazônia
Redação
05/09/2024
Quando falamos da Amazônia, temos que pensar grande: com 6,7 milhões de km² (60% dentro do território brasileiro), é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Ela abriga a Bacia e a Floresta Amazônica, considerada a maior floresta tropical do mundo1, e sua área total perpassa nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Por sua extensão e complexidade, a Floresta Amazônica é de grande importância para a biodiversidade e a manutenção do clima e do equilíbrio ambiental do planeta Terra.
Apesar disso, historicamente, a área sofre com queimadas e desmatamentos. O Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe) estima que cerca de 17% da área total do bioma já foram desmatados. Daí a necessidade de falarmos sobre o significado da data de hoje, 5 de setembro, Dia da Amazônia, e refletirmos sobre o que podemos fazer dentro da nossa realidade para ajudar na preservação.
Uma das pessoas que tinha grande consciência sobre todos esses significados e um forte desejo de conhecer a Amazônia foi o Dr. Daisaku Ikeda. Ele tinha uma visão elevada sobre o local e a registrou em trechos poéticos e profundos, como:
A Amazônia é o tesouro maior do mundo, é onde resplandece a luz da vida, onde ecoa a contínua canção da vida. Quando a Amazônia adoece, o planeta agoniza; quando a Amazônia chora, a Terra se desespera; e quando a Amazônia bater suas asas, a humanidade poderá voar altivamente. (Brasil Seikyo, ed. 2.056, Encontro com o Mestre)
Apesar de não ter conseguido vê-lo em vida, sua firme determinação de proteger o local culminou com a criação do Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (CEPEAM), atual Instituto Soka Amazônia.
O instituto é uma organização não governamental conveniada filosoficamente à Soka Gakkai e dedicada à integridade ecológica da Amazônia. Anualmente, produz em média 20 mil mudas de plantas nativas com uma variedade de 100 espécies.
Outro programa promovido por ele é a Academia Ambiental, que compartilha conhecimentos de ecologia, história, arqueologia, sustentabilidade, cidadania global princípios da Carta da Terra e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com estudantes de escolas públicas. Até o momento, o programa já alcançou mais de 18 mil alunos. Esse trabalho de conscientização também é ministrado para empresas e organizações civis.
O instituto entende que um futuro sustentável depende da conscientização de todas as pessoas, principalmente das crianças, dos pais e responsáveis, sobre como podem contribuir, na prática, para esse futuro. O objetivo, no fim, é que a canção da vida continue ecoando eternamente e eleve o voo altivo da humanidade.
No topo: Foto panorâmica do encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Foto: Brasil Seikyo.
Nota:
1. https://brasilescola.uol.com.br/brasil/amazonia.htm. Acesso em 4 set. 2024.
Compartilhar nas