marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Já tomei muitos banhos...

download do ícone
ícone de compartilhamento

27/03/1999

Já tomei muitos banhos...
Num certo domingo de convenção comemorativa, minha esposa e eu havíamos acabado de almoçar e estávamos arrumando a cozinha, quando de repente ela me diz: “A comunidade em que você vai participar hoje tem muitos fukushi e filhos de praticantes veteranos. A maioria deles leva uma vidinha muito boa, sabe o que você precisa falar lá? Que dependendo das causas que fizerem agora não vão nascer fukushi de novo.”

Eureka!!! É isso mesmo, a minha boa vida de hoje é fruto das causas de ontem, mas a luta de ontem garante o hoje e não o amanhã. O amanhã será o resultado do que faço hoje. Então preciso ficar esperto pois, se o que faço hoje é só desfrutar os bons efeitos de ontem sem preocupar-me com o amanhã, certamente não estou agindo conforme os ensinos budistas.

Esse pensamento conduziu-me para uma outra análise do nosso comportamento. É comum ouvirmos afirmações como: “Já lutei muito”, “Já fiz muito Chakubuku”, “No meu tempo, já visitei muitas pessoas”, “Só eu sei quanto já fiz de Daimoku” etc., etc...

Cada um sabe de si, mas é bom pensar que o banho de ontem não tira a sujeita de hoje, que o fato de eu ter dormido ontem não elimina a necessidade de eu dormir hoje novamente. Para o bom entendedor...

Conforme afirmou Ralph Waldo Emerson: “Enquanto ele estiver sentado sobre a almofada das vantagens, continuará a dormir. Quando for empurrado, atormentado, derrotado, terá chance de aprender algo.”

Compartilhar nas