Notícias
BS
Rio promove seminário de budismo
27/03/1999
A 2ª Área Geral realizou sua atividade no Centro Cultural do Rio de Janeiro com a participação de Luís Carlos de Brito e Michiko Shimota, responsáveis da área geral. Essa atividade teve como objetivo resgatar o espírito de uma verdadeira “família criativa” embasado nas três diretrizes eternas da Soka Gakkai.
Na abertura, Gisela Rosires, responsável pela DM de distrito, declamou o poema de sua autoria “A melhor família num mundo melhor”.
Em seguida, a psicóloga Glória Filomena Barbutti, responsável pela DS de comunidade, palestrou sobre “O aspecto psicológico da família”, com a finalidade de orientar os jovens sobre como manter um casamento feliz. Entre outros tópicos, citou a necessidade básica do afeto, ou seja, do amor, da auto-análise da personalidade e do comportamento, de manter um diálogo saudável e de promover a harmonia entre o coração e a mente.
A seguir, em uma paródia intitulada “Rumo à família criativa”, dividida em três atos, os jovens encenaram um retrato caricato da família brasileira, abordando os problemas das drogas, da gravidez precoce por falta de orientação, do desemprego, da falta de diálogo e, por fim, incentivando a conscientização para construir uma família harmoniosa por meio da genuína prática da fé.
Paulene Carvalho, responsável pela DM de área geral, palestrou a respeito da “Visão budista sobre a família”, baseando-se nos livros Revolução Familiar e A Família Criativa e na escritura de Nitiren Daishonin “Carta aos Irmãos”. Ela destacou a desestrutura familiar existente na sociedade atual, conscientizando sobre a necessidade de cultivar cada vez mais uma família criativa, culminando com a construção de uma sociedade melhor e mais harmoniosa. Comentou que uma das formas de manter uma visão correta da vida é acalentar ideais elevados para a formação de uma família feliz baseada nos ensinamentos de Nitiren Daishonin e nas orientações do presidente Ikeda.
Idimar Tadeu Borges, do Departamento Jurídico da BSGI e responsável pela DR de área geral, fez uma retrospectiva histórica dos modelos de família brasileira, dizendo que as mudanças constitucionais ocorridas em 1988 visaram a equilibrar os direitos e deveres entre homens e mulheres. Disse que recentemente foi divulgada uma pesquisa constatando que o número de casamentos diminuiu, sendo que a ocorrência de divórcios vem aumentando assustadoramente. Entre outros aspectos jurídicos e familiares, frisou que uma estrutura familiar sólida somente será conquistada com diálogo franco e respeito mútuo.
Luís Carlos de Brito afirmou que, apesar dos adultos terem mais experiências de vida para transmitir, também têm muito a aprender com os jovens pelo vasto treinamento recebido na Gakkai e reiterou sua confiança na liderança dos jovens da 2a Área Geral.
No encerramento, o grupo Conexão Urbana, formado pela família Chaves, pertencente ao Distrito Marechal Hermes, apresentou a música “Pobre Coração”, mostrando que seus membros formam uma família criativa com base na música. Após, houve uma apresentação de dança flamenga.
Compartilhar nas