Notícias
BS
Vendo o mundo e o futuro por meio dos desenhos das crianças
Exposição “Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo” chega a Duque de Caxias e Araçatuba
18/09/1999
Duque de Caxias
A abertura da 27º mostra em cidades brasileiras da exposição "Desenho das Crianças do Brasil e do Mundo" foi realizada no município de Duque de Caxias, no dia 10 de setembro, às 9 horas, no Unigranrio Shopping Caxias. A mostra ficará no município até o dia 3 de outubro. Paralelamente à exposição, serão promovidas palestras pelos Departamentos de Saúde, Artístico e Jurídico da BSGI em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de saúde do Estado do Rio de Janeiro.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o reitor da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Arody Cordeiro Herdy; os administradores do shopping, Marcelo e Fernando Rozental; o Secretário de Esporte e Lazer, Laury de Souza Villar; o secretário da Comunicação, Dalmar Lírio Mazinho; o Secretário de Cultura, Luiz Sebastião Pereira Teixeira, o diretor médico do Hospital DE Sacuruna, Wilton Mendes; o diretor da Faculdade de Serviço Social de Duque de Caxias, Álvaro Lopes; diretoras de escolas municipais, representantes de entidades convidados da sociedade caxiense. O vice-presidente Júlio Kosaka representou a BSGI.
Kosaka abriu a solenidade destacando o principal objetivo da exposição - divulgar, por meio dos desenhos, a visão pura das crianças, mostrando seus sonhos, anseios medos e principalmente suas perspectivas quanto ao seu futuro e do mundo.
Marcelo Rozental parabenizou a BSGI pela iniciativa, destacando que eventos como esse vêm ao encontro dos objetivos do shopping, que visa trazer uma cultura associada à educação para o município.
Ressaltou que, por ser uma exposição em que os artistas são crianças de todas as partes do mundo, foi possível expressar nos desenhos seus sentimentos. Com isso, o visitante tem uma exata visão do que se passa no mundo, nos países e nas cidades onde foram feitos. Destacou ainda que a parte destinada à cultura indígena dá uma nítida noção da vida desses habitantes.
Laury Souza Villar, representando o prefeito do Município, José Camilo Zito dos Santos Filho, parabenizou a BSGI e as entidades que participaram da organização e da realização do projeto, principalmente por aproximar os jovens dos países envolvidos, especialmente os participantes do município e todo o público que viu a exposição.
O reitor Arody Cordeiro Herdy comentou que receber no campus da Unigranrio eventos com a exposição está de acordo com as metas estabelecidas de ser uma um espaço divulgador de cultura e educação do município. Arody destacou que se o ser humano procurar entender e cuidar das crianças, que serão o futuro do País, certamente "teremos um Brasil que merecemos e queremos". Encerrou suas palavras parabenizando a realização do evento, por mostrar "o grito e a expressão maior de nossas crianças", lembrando que ouvi-las proporcionará um futuro de paz, crescimento e desenvolvimento.
O artista plástico Paullo Ramos, vice-coordenador do departamento Artístico da BSGI, disse que a exposição é a consolidação de uma idéia lançada alguns anos atrás pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, objetivando levar a arte, a educação, a cultura e principalmente o humanismo ao mundo inteiro. Lembrou que ao participar de um evento promovido no local surgiu o desejo de trazer a exposição ao município e levar às pessoas esse voto de esperança que está no coração das crianças. Para ele, se todos que visitarem a exposição compreenderem essa mensagem e unirem os esforços, com certeza haverá uma grande transformação no município, principalmente na cultura.
Representantes das entidades envolvidas, da vida política e educacional e um estudante procederam a inauguração.
Após visitar a exposição, o secretário Laury de Souza Villar comentou ter ficado impressionado ao ver o estande com o tema esporte; por mostrar como a criança desde a tenra idade desenvolve o gosto pelo esporte.
Para o Secretário de Cultura, Luiz Sebastião, os eventos desenvolvidos pela BSGI merecem toda a atenção. Disse ter ficado muito animado as ver as crianças de várias idades e partes do mundo interessadas pela arte e pela cultura. Segundo ele, isso demonstra que "nosso país tem jeito e a sociedade também", pois essa mudança deve ser iniciada com o desenvolvimento da sensibilidade.
Na ocasião, os alunos da Escola Municipal "Rui Barbosa", que representaram o município na exposição, foram homenageados.
O estudante Thiago Athaíde Farias declarou estar muito feliz com a oportunidade de seu seu desenvolvimento ser visto por várias pessoas e, como amante da natureza pode externar seu protesto e alertar o mundo para tantas queimadas e derrubadas de árvores e para a agressão ao meio ambiente.
Os membros do Departamento Artístico, da Área Caxias, do Taiyo Ongakutai, do Grupo Street Dance de Caxias e representantes da academia de dança "Las Vegas" apresentaram-se a seguir.
Na semana de 20 a 27 de setembro, das 10 às 12 horas, no cinema Art Filme, salas 1 e 2, serão realizadas palestras sobre os temas: Cuidados na Higiene Oral, Estatuto da Criança e do Adolescente, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Violência Urbana e Familiar. A Arte e o Ambiente, As Drogas e seus Efeitos, Exploração do Trabalho do Menor, Estresse, Depressão e Síndrome do Pânico, Cidadania e Direitos Humanos e Saúde do Corpo e da Mente tendo como palestrante o Dr. Marco Paulo Valeriano de Brito da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Fechando a semana, haverá um encontro com a secretaria municipal do Meio Ambiente e Projetos Especiais de Duque de Caxias e primeira-dama do município, Dra. Narriman Felicidade Zito, quando serão discutidas questões sobre meio ambiente, um dos assuntos prioritários na localidade.
Araçatuba
"Nesta exposição, podemos ver, pelos olhos das crianças, o mundo em que vivemos. Se nós ainda podemos ter uma esperança de bondade, de pureza e de um mundo melhor, essa esperança está na criança, e essa mostra nos propicia ver, por meio de seus desenhos esse mundo que poderemos ter daqui a alguns anos. Nós, como adultos, devemos refletir e procurar ver também o mundo pela ótica da criança e promover ações concretas para garantir um futuro para ela." Assim externou o promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Araçatuba, Lindson Gimenes de Almeida, após a visita à exposição "Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo", inaugurada por volta das 20 horas, no dia 10 de setembro, no hall principal de Araçatuba Shopping, em Araçatuba, São Paulo.
O município, distante 530 quilômetros da capital paulista, é, o 28º a receber a mostra, que ficará exposta ao público até o dia 26 de setembro.
Com uma população de aproximadamente 170 mil habitantes, Araçatuba é uma cidade bem estruturada em que quase a totalidade da população tem ao seu alcance os serviços públicos de primeira necessidade como água, luz e esgoto. Sua economia baseia-se na pecuária, na agricultura, em especial na produção de cana-de-açúcar, e se localiza numa região de topografia plana, de relevo suave, onde se estendem pastagens e plantações, com clima predominantemente quente e seco. Fundada há noventa anos, ela comemora 77 anos de emancipação política em 8 de dezembro.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes diversas autoridades, entre as quais o vice-prefeito de Araçatuba, Nilo Ikeda; a Secretária de Cultura e Turismo municipal e representante do prefeito, Hedda Wilma Henning Frascá; os secretários Affonso de Oliveira, de Educação; Paulo Javarez, de Esporte e Recreação; Antônio Rubens de Castro, de Saúde; Sérgio Alves Pinto, de Administração; Mauro Garcia Rico, de Obras e Serviços Públicos; e Nelson Pires, de Indústria e Abastecimento; o deputado federal Jorge Maluly Neto; o presidente da Câmara Municipal, Tadami Kawata; o promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Araçatuba, Lindson Gimenes de Almeida; a presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Porfírio dos Santos, Edna Flor; a presidente da Associação Litero Musical de Araçatuba, Cidinha Baracat; o presidente do Município de Barbosa, Fernando Barbosa; além de vereadores, educadores e profissionais liberais. O vice-presidente da BSGI, Getulino Kiyoshi Nakajima, e representantes da Região Metropolitana de Araçatuba, e da Subcoordenadoria Sudeste da Coordenadoria das Regiões Estaduais também prestigiaram a exposição.
Após a apresentação dos propósitos da exposição pelo vice-presidente Nakajima, Cidinha Baracat proferiu palavras de cumprimento enaltecendo que "cultivar a arte é uma forma de educar" e que a "educação possui um papel fundamental na concretização de um mundo pacífico". Ela disse ainda que "educando a criança para paz, teremos um cidadão pacífico, possuidor de valores positivos e de dignidade que justificam a sua existência e demonstram seu potencial para a construção de um mundo melhor. E é exatamente isso que a BSGI se propõe a fazer". Em seguida, Lindson de Almeida e o deputado Maluly Neto expressaram sua satisfação e expectativa pela realização do evento em Araçatuba.
Representando a prefeita da Araçatuba, Hedda Frascá elogiou as atividades promovidas pela BSGI no município e parabenizou-a pela iniciativa do evento dizendo: "Por meio dos singelos desenhos de crianças de 108 nações podemos visualizar seus anseios e suas esperanças. Quem de nós não quer a paz? Devemos fazer a nossa parte para que essas esperanças não sejam destruídas. É um momento de profunda reflexão para que possamos encontrar essa semente da paz, tão almejada por todos nós."
Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal procedeu à entrega de uma placa gravada como Voto de Aplauso à SGI, dedicada ao seu presidente, Daisaku Ikeda, em agradecimento pela realização da exposição no município. Esse projeto teve a autoria do próprio presidente da Câmara e foi aprovada em sessão ordinária em 30 de agosto último. A placa foi recebida pelo vice-presidente Nakajima, que também foi agraciado na ocasião com o título de "Hóspede Oficial do Município".
Comentando a respeito da homenagem, Kawata disse: "A Câmara Municipal representa a vontade popular, pois somos eleitos para cumprir essa finalidade. Em função disso, é uma obrigação da Casa agradecer às organizações que aportam aqui em Araçatuba para o bem da comunidade, e principalmente àquela que traz alento, esperança e reflexão para o mundo de amanhã como faz esta exposição."
Um coral de cem vozes, composto por crianças da 1ª à 4ª série das escolas COOESA e Espaço Musical encantou o público com as canções Era Uma Vez e Ponte da Amizade, sob a regência de Eliana Tioko Nakaguma Osada. Logo em seguida, as autoridades descerraram a fita inaugural.
Após a visitação o vice-prefeito Ikeda elogiou a mostra dizendo: "Aqui no Brasil, infelizmente não valorizamos muito a cultura, a educação e também a arte. Acredito que a realização deste evento pela BSGI seja um despertar para o futuro e estará contribuindo de maneira muito significativa para o desenvolvimento de nossa cultura social, ampliando os horizontes para um século promissor."
Compartilhar nas