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O Objeto de Devoção para a Observação da Mente estabelecido no quinto período de quinhentos anos após o falecimento do Buda (Cont 2)

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30/08/2003

O Objeto de Devoção para a Observação da Mente estabelecido no quinto período de quinhentos anos após o falecimento do Buda (Cont 2)
Nesta parte, é apresentada uma questão pedindo maiores detalhes sobre o trecho final da parte anterior, onde se afirma que o Objeto de Devoção do Ensino Essencial do Sutra de Lótus nunca fora propagado durante os dois milênios dos Primeiros e Médios Dias da Lei, e que só seria revelado no início dos Últimos Dias da Lei. Em resposta, é apresentada a comparação entre o budismo da semeadura e o da colheita, mostrando claramente que somente o “objeto de devoção oculto nas profundezas” é o “verdadeiro objeto para a observação da mente” para as pessoas dos Últimos Dias da Lei. Esclarece também que este objeto de devoção seria revelado e estabelecido no Japão pelos Bodhisattvas da Terra liderados pelo Bodhisattva Jogyo (Práticas Superiores). Para tanto, nas partes seguintes da escritura, Daishonin faz uma análise dos diversos ensinos budistas por meio da visão quíntupla da revelação, cujo conceito é apresentado brevemente a seguir.

Nota sobre a Visão Quíntupla da Revelação:

Trata-se de uma análise dos sutras budistas subdividindo-os em ‘ensino da preparação’, ‘ensino da revelação’ e ‘ensino da transmissão’. A ‘revelação’ indica a verdade que o Buda expõe em um determinado ensino. O ‘ensino da revelação’ é precedido pelo ‘ensino da preparação’, que tem por objetivo preparar as pessoas para receberem a verdade e seguido pelo ‘ensino da transmissão’ que impulsiona a transmissão da verdade revelada para a posteridade. Nesta escritura, Daishonin aplica esta subdivisão para cinco conjuntos de sutras, a saber: 1) A totalidade dos ensinos de Sakyamuni; 2) O Sutra de Lótus, incluindo além dos oito volumes com os vinte e oito capítulos, o Sutra dos Infinitos Significados (introdução) e o Sutra do Mérito Universal (conclusão); 3) O ensino teórico (primeira metade) do Sutra de Lótus; 4) O ensino essencial (segunda metade) do Sutra de Lótus e 5) O ensino implícito no capítulo Juryo do Sutra de Lótus. Utilizando esta classificação, Daishonin mostra que o Nam-myoho-rengue-kyo é o único ensino a ser praticado e propagado nos Últimos Dias da Lei. O esquema a seguir apresenta um resumo desta visão quíntupla, com os respectivos ensinos da preparação, da revelação e da transmissão: (vide figuras 1 e2)

Parte 21:

Resposta: Todos os ensinos que o Buda Sakyamuni expôs durante sua vida — os oito volumes e os vinte e oito capítulos do Sutra de Lótus, os ensinos dos quatro primeiros sabores(9) que precederam o sutra, e o Sutra do Nirvana que veio após o Sutra de Lótus — criaram uma série ininterrupta dos ensinos como um sutra perfeito. Estes podem ser divididos em três partes — preparação, revelação e transmissão(10). A preparação abrange desde o Sutra Kegon, sua primeira pregação no local de sua iluminação, até o Sutra Hannya (Sabedoria); a revelação contém os dez volumes do Sutra Muryogui, do Sutra de Lótus e do Sutra Fuguen; e transmissão indica o Sutra do Nirvana. Os dez volumes da revelação podem ainda ser classificados em três partes. O Sutra Muryogui (Infinitos Significados) e o capítulo “Introdução” do Sutra de Lótus são a preparação. Os quinze e meio capítulos, começando com o Capítulo Hoben (Meios) e terminando com o verso de dezenove linhas do Capítulo Fumbetsu Kudoku (Distinção de Benefícios), são a revelação. Os demais onze e meio capítulos do Sutra de Lótus, iniciando com a seção que esclarece os quatro estágios de fé no Capítulo Fumbetsu Kudoku e o volume do Sutra Fuguen são a transmissão.

Nesta parte, Daishonin revela a classificação em “ensino da preparação”, “ensino da revelação” e o “ensino da transmissão”, inicialmente sobre a totalidade dos ensinos de Sakyamuni. Em seguida faz a mesma análise aplicando-a ao ensino de dez volumes englobando o Sutra de Lótus, o Sutra dos Infinitos Significados e o Sutra do Mérito Universal.

Parte 22:

Os dez volumes do Sutra Muryogui, do Sutra de Lótus e do Sutra Fuguen podem ainda ser divididos em duas partes: teórica e essencial(11). Cada parte pode ser subdividida em três. No ensino teórico, a preparação indica o Sutra Muryogui e o Capítulo “Introdução” do Sutra de Lótus; a revelação inclui oito capítulos, desde o Capítulo Hoben (Meios) até o Capítulo Ninki (Profecias), e a transmissão inclui cinco capítulos, desde o Capítulo Hosshi (Mestre da Lei) até o Capítulo Anrakugyo (Práticas Pacíficas). O Buda do ensino teórico declarou ter atingido o Estado de Buda pela primeira vez nesta vida. Ele revelou os Cem Mundos e os Mil Fatores inerentes na vida, mas não expôs a sua natureza eterna. Como o ensino teórico do Sutra de Lótus revela assim uma parte da própria iluminação do Buda, supera todos os outros sutras e é o ensino correto, difícil de crer e de compreender.

A relação entre o Buda Sakyamuni e seus discípulos pode ser pesquisada remontando ao passado em que como o décimo sexto filho do Buda da Excelente Sabedoria Universal plantou a semente do estado de Buda em sua vida. Na presente existência de Sakyamuni, alguns poucos destes discípulos descobriram estas sementes ao ouvirem o Sutra Kegon e outros ensinos dos Quatro Primeiros Sabores. Entretanto, esta não era a verdadeira intenção do Buda. As suas descobertas por meio destes ensinos eram como o veneno com um efeito positivo. As pessoas comuns e as dos Dois Veículos chegaram ao Sutra de Lótus gradativamente por meio dos ensinos dos Quatro Primeiros Sabores. Eles puderam então revelar as sementes do estado de Buda dentro de si e foram capazes de obter os frutos da iluminação.

Entre os seres humanos e celestiais que ouviram os oito capítulos pela primeira vez nos dias de Sakyamuni, alguns perceberam as sementes em sua vida simplesmente por meio de uma única frase ou verso. Alguns puderam nutrir e colher as sementes que receberam. Outros só produziram os frutos destas sementes ao chegarem aos sutras Fuguen e Nirvana. Outros, ainda, apareceram nos Primeiros, Médios ou Últimos Dias da Lei e obtiveram o fruto da iluminação do Sutra de Lótus por meio dos ensinos Hinayana e Mahayana provisório. Estes são como os discípulos de Sakyamuni durante a sua existência que descobriram a semente do estado de Buda por meio dos ensinos dos Quatro Primeiros Sabores.

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