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Discurso do Presidente da SGI

Confirmando a importância da relação de mestre e discípulo

Discurso proferido na primeira sessão da Conferência Executiva Nacional, realizada no Centro de Treinamento de Nagano, na Província de Nagano, Japão, no dia 26 de julho de 2004.

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09/10/2004

Confirmando a importância da relação de mestre e discípulo
Obrigado por terem vindo de tão longe para participarem desta Conferência Executiva Nacional.

Graças aos valorosos esforços de todos durante a primeira metade do ano, a Soka Gakkai conquistou uma realização realmente grandiosa que ficará registrada nos anais do Kossen-rufu. Isso se deve inteiramente aos firmes, sinceros e perseverantes esforços de todos os nossos nobres membros do Japão. Gostaria de manifestar-lhes minha mais profunda gratidão.

Vamos realizar hoje um diálogo realmente significativo e produtivo a respeito de nossas diretrizes e das próximas atividades para o restante do ano de 2004. Vamos fazer com que esta reunião se torne uma ocasião em que nos tornamos cada vez mais renovados e revigorados, tanto física quanto mentalmente, à medida que prosseguimos.

O movimento em prol do Kossen-rufu não permite estagnação

O ex-premiê chinês Chu Enlai (1898–1976), por quem sinto o máximo respeito e admiração, dedicou a vida inteira à luta pelos ideais revolucionários que defendeu quando jovem. Após ter concluído uma batalha, passava para a seguinte, avançando para uma vitória após outra. Ele passou a vida lançando-se do dia de hoje para o amanhã, de um ano para o outro. Esta é a marca do verdadeiro revolucionário.

A Soka Gakkai é uma organização comprometida com a concretização do Kossen-rufu. O movimento em prol do Kossen-rufu não permite estagnação. Nós precisamos avançar e crescer continuamente — este é o modo de vida das pessoas que abraçam a Lei Mística, uma fonte de ilimitada vitalidade que nunca se acaba.

O papel indispensável dos mestres

Swami Vivekananda (1863–1902) foi um respeitado pensador do início da Índia moderna. No mês de fevereiro deste ano, recebi o título honorário de Doutor em Literatura pela Universidade Rabindra Bharati de Kolkata (Calcutá), no Estado Ocidental de Bengala, uma instituição de ensino superior que possui profundos laços com o grande poeta, escritor e pensador Rabindranath Tagore (1861–1941). A vice-chanceler da Universidade, a Dra. Bharati Mukherjee, que veio ao Japão especialmente para esta ocasião e com quem realizei um agradável diálogo, é conhecida por sua pesquisa sobre o pensamento de Vivekananda.

O escritor francês Romain Rolland (1866–1944) escreveu uma biografia de Vivekananda, na qual esse líder espiritual indiano faz uma referência ao seu mestre, o pensador Sri Ramakrishnan (1836–1886), e declara que tudo o que ele é veio de uma única fonte, seu mestre, e que não tem nem mesmo um pensamento infinitesimal de si próprio para apresentar.1 Em todos os campos da atividade humana, as pessoas são encorajadas pelo relacionamento com seus mestres, com seus professores.

Nitiren Daishonin afirma: “Se o mestre e o discípulo não tiverem o mesmo pensamento, nunca conseguirão realizar nada.” (The Writings of Nichiren Daishonin [WND], pág. 909.)

Meu mestre foi o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda. Ele foi um mestre notável, porém rigoroso. Sempre me perguntava sobre o que eu estava estudando. “Daisaku, o que você está lendo agora?”, perguntava ele. “Fale-me do que se trata.”

Ao mesmo tempo que confiava totalmente em mim, era muito gentil comigo. Se ele não me via por alguns momentos, perguntava “Onde está Daisaku?”. Queria que eu estivesse o tempo todo ao lado dele. Ficávamos juntos desde a manhã até a noite, o que lhe permitiu devotar toda sua energia a incentivar-me.

Quando fui preso por causa de falsas acusações por ocasião do Incidente de Osaka, o presidente Toda preparou-se para tomar meu lugar na prisão.

No dia 3 de julho de 1957, o presidente Ikeda, então responsável pela secretaria da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, foi preso acusado de ter violado a lei eleitoral. As acusações eram infundadas e, após duas semanas de detenção e interrogatórios, ele foi libertado em 17 de julho.

Enquanto eu estava detido, o presidente Toda arrastou seu frágil corpo à Promotoria do Distrito de Osaka para exigir minha libertação. “Por quanto tempo vocês pretendem manter meu inocente discípulo trancafiado?”, bradou ele diante do promotor público. “Se é a mim que vocês querem, prendam-me agora!” Sua corajosa advertência transbordava de amor por seu discípulo. Sou muito grato por ter tido um mestre assim.

A chave está na unicidade de mestre e discípulo

A relação de mestre e discípulo é a essência do budismo; é também a chave para um crescimento ilimitado e para o auto-aprimoramento e leva ao caminho para o eterno triunfo da verdade e da justiça. Eu era de compleição fraca quando jovem e os médicos haviam dito que provavelmente não viveria além dos trinta anos. Sentia que meu tempo era limitado e queria passar a juventude sem arrependimentos. Foi por isso que avancei decididamente pelo caminho de mestre e discípulo. Eu segui as instruções de meu mestre com sinceridade e convicção.

Agi totalmente de acordo com a intenção do Buda. Nunca tive a ambição de me tornar isto ou aquilo nem de receber nenhum tipo de tratamento especial. Tudo o que queria era proteger o Sr. Toda e devotar-lhe minha vida. Esta era minha oração. Ficaria satisfeito se pudesse deixar um exemplo para as gerações futuras de como um verdadeiro discípulo do Sr. Toda, um mestre sem igual, deveria conduzir sua vida.

Meu mestre devotou todo o seu coração e espírito a proteger-me e eu gentilmente respondi às suas expectativas com todo o meu ser. Eu sou o que sou hoje graças a essa luta de mestre e discípulo que transcendia a vida e a morte.

Da mesma forma, a Soka Gakkai alcançou seu atual desenvolvimento global por termos nos dedicado à propagação da Lei com o espírito de mestre e discípulo ensinado por Nitiren Daishonin. Este é um fato que não podemos nos permitir esquecer tampouco ignorar. Afirmo isso no dia de hoje em prol da posteridade.

Valorizando as opiniões das mulheres

Os membros da Divisão dos Jovens devem realmente ser louvados por suas conquistas. E os esforços dos membros da Divisão Feminina de Jovens têm sido particularmente dignos de nota.

Nossas jovens do Kossen-rufu estão trabalhando com vigor pela felicidade de seus amigos, pelo budismo e pela sociedade. Nada poderia ser mais admirável nem mais belo. As bases para a eterna felicidade na vida são edificadas com a realização de nossas atividades da SGI. Todos os dias, oro sinceramente pela saúde, felicidade e segurança dos membros da Divisão Feminina de Jovens. Elas também devem ser louvadas pelos grandes esforços que estão empenhando. A era das mulheres Soka chegou.

Espero que, especialmente aqui no Japão, nossos líderes do sexo masculino ouçam sempre as opiniões das mulheres e que prestem o máximo de atenção ao que elas têm a dizer, para que assim nossos membros da Divisão Feminina e da Divisão Feminina de Jovens possam participar das atividades da forma mais recompensadora e significativa possível. Os dirigentes não devem ser arrogantes. A arrogância demonstra a falta de uma genuína capacidade de liderança; pessoas assim usam de sua autoridade ou posição para dar ordens aos que estão ao seu redor. É vital que os dirigentes respondam de forma imediata e eficaz aos pedidos dos membros da Divisão Feminina e da Divisão Feminina de Jovens. Ações sinceras desse tipo são o que acelerarão exponencialmente o avanço do Kossen-rufu.

De qualquer forma, desejo em particular destacar a importância de os homens demonstrarem o máximo de respeito e cortesia em relação aos membros dessas duas divisões, pois elas estão se empenhando com toda a seriedade em prol do Kossen-rufu. Vamos todos prometer agir dessa forma agora.

Vencendo com a unicidade de “muitas pessoas com um único pensamento”

O antigo filósofo grego Aristóteles (384–322 a.C.) disse: “O homem que deseja ser feliz precisará de amigos virtuosos.”2 As amizades e os relacionamentos maravilhosos com pessoas de todas as idades enriquecem nossa vida.

Na Soka Gakkai, é nossa tradição os veteranos treinarem os mais novatos para que se tornem mais capazes que eles. É deplorável ver veteranos que sentem inveja do crescimento dos mais novos ou que se aproveitam para assumir os créditos pelo trabalho árduo dos novatos. Quando os veteranos oram com sinceridade pelo desenvolvimento dos novatos e fazem o que podem por eles, sua generosidade e coração grandioso inspirarão e incentivarão os mais novos, que por sua vez desejarão atender às expectativas dos veteranos e empenhar-se ainda mais arduamente para crescer e se aprimorar. Isso fará surgir a confiança e a união entre ambas as partes.

Nitiren Daishonin escreveu:

[Meus seguidores] devem orar o Nam-myoho-rengue-kyo com o espírito de muitos corpos com um único pensamento, transcendendo todas as diferenças entre eles para se tornarem tão inseparáveis como o peixe e a água em que nadam. Este laço espiritual é a base para a transmissão universal da suprema Lei da vida e da morte. Nisso se encontra o verdadeiro objetivo da propagação de Nitiren. (WND, pág. 217.)

A Gakkai triunfou graças à fé de seus membros unidos com o espírito de “muitos corpos com um único pensamento”; ela triunfou pela união da fé.

Vamos solidificar ainda mais nossa união nestes meses que restam para o fim do ano e avançar com um único pensamento e coração visando ao objetivo que nos foi confiado por Daishonin, a ampla propagação da Lei Mística em todo o mundo.

O espírito da Soka Gakkai

Gostaria de compartilhar com vocês as palavras de sabedoria de alguns dos maiores pensadores do mundo.

O famoso escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832) disse: “Devo agir com firmeza com qualquer um que tente obstruir minhas ações em prol do bem.”3 O Kossen-rufu, o empreendimento para a concretização da paz, é o mais elevado bem de todos, é uma batalha. O espírito de lutar decididamente contra qualquer pessoa que tente obstruir nossas ações em prol do bem constitui o verdadeiro espírito da Gakkai.

“O mundo está cheio de inimigos”, assim escreveu o poeta alemão Friedrich von Schiller (1759–1805). “Em cada caminho, o engano / deixa sua armadilha maligna / para iludir a pura inocência.”4

“Armadilha maligna“ — esta é realmente uma descrição adequada para o mundo de hoje. É por isso que as pessoas que defendem o bem devem triunfar. É por isso que elas devem se unir.

No túmulo de Wang Anshi (1021–1086), famoso estadista e poeta da dinastia Song do Norte, na China, constam as seguintes palavras: “Apesar de a pessoa ser íntegra, ela deve lutar se deseja eliminar o mal.”5 Como isso é verdadeiro.

O filósofo americano Ralph Waldo Emerson (1803–1882) observou com discernimento: “O imenso poder da retidão está inclinado a ser esquecido na política.”6 As autoridades políticas buscam explorar o trabalho e a força das pessoas para utilizarem-nos para seus próprios fins, mas o povo não deve se deixar enganar! As pessoas devem se unir e confirmar o “poder da retidão”. Esse foi o brado de Emerson.

Protegendo este mundo de bela harmonia

A Soka Gakkai venceu todos os obstáculos batalhando com base no espírito de mestre e discípulo. Nunca devemos permitir que alguém destrua este espírito fundamental. Os mais traiçoeiros vilões surgem do lado de dentro. Este é um padrão imutável encontrado até mesmo na época de Sakyamuni e de Nitiren Daishonin.

Kautilya, brilhante primeiro-ministro da antiga Índia, declarou: “Para o rei, o perigo da revolta está nas regiões interioranas e também no exterior. Porque, assim como o perigo que vem de uma cobra, uma sublevação ocorrida no interior é muito mais maligna do que a que ocorre no exterior...”7

Sófocles (c. 496–406 a.C.), dramaturgo que viveu na Grécia antiga, compôs para uma de suas peças estas palavras de evocação:

Um homem jogaria fora de bom grado

Aquilo que lhe é mais precioso, sua própria vida,

Do que um verdadeiro amigo.8

Trair o mestre é trair a si próprio. As causas negativas feitas por aqueles membros que desprezaram a Gakkai e traíram seus companheiros com certeza serão manifestadas infalivelmente na vida deles.

Aristóteles ensinou a importância de não se deixar enganar pela presunção e hipocrisia: “A falsidade é ruim e culpável, ao passo que a verdade é nobre e digna de louvor.”9

Vamos lutar! A fé é uma batalha e a vida é uma luta. É lutando que nos tornamos fortes e encontramos o caminho para a felicidade.

O importante é criarmos algo de valor e deixarmos lembranças inesquecíveis.

O escritor chinês Lu Xun (1881–1936), escreveu: “Sem estímulo externo, perdemos a disposição para o auto-aprimoramento.”10

Espero em particular que os jovens assumam total responsabilidade pelo Kossen-rufu e que abram um novo caminho para o futuro.

É meu mais sincero desejo que todos os nossos membros, sem exceção, tenham uma vida magnífica coroada de brilho até o fim.

Espero que todos vocês, nossos altos dirigentes, dêem o exemplo com seu brilhante e ardente espírito de luta enquanto damos início aos últimos meses deste ano e continuamos a nos empenhar juntos para construir uma firme e inabalável base para o nosso movimento no século XXI.

DIÁLOGO

Questões para

refletir e dialogar:

As questões a seguir podem ser utilizadas como sugestões de temas em reuniões nas comunidades da BSGI.

1. Comente o seguinte trecho: “A relação de mestre e discípulo é a essência do budismo; é também a chave para um crescimento ilimitado e para o auto-aprimoramento e leva ao caminho para o eterno triunfo da verdade e da justiça.”

2. Qual a importância do relacionamento entre veteranos e novatos para o movimento pelo Kossen-rufu?

3. Por que o princípio de “muitos corpos com um único pensamento” é essencial na prática individual e organizacional?

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