Experiência & Comportamento
BS
Coroando a melhor fase da vida
Se bem planejada, a terceira idade pode tornar-se uma das fases mais expressivas da vida
13/11/2004
Envelhecer é uma etapa natural da vida, assim como uma criança aprende a andar, a correr, cair e levantar-se, e assim amadurece. Cada uma dessas etapas possui um desenvolvimento natural, como a passagem da adolescência para a idade adulta, uma das maiores revoluções na vida do ser humano.
Atingir a terceira idade é outro momento crítico, pois no primeiro pensamento vem a idéia de inutilidade, da invalidez, do estorvo e ainda da dependência de medicamentos, criando um quadro negativo e escuro de uma das fases que pode ser coroada como a mais dourada da vida.
Atingir a terceira idade, ou melhor, a “eterna juventude” é poder conquistar a liberdade absoluta. O tempo está à disposição dos desejos e das atividades que possam exprimir os verdadeiros prazeres como dançar, conversar com os amigos, ler, contar histórias para os netos, participar de atividades sociais e esportivas, entre outras. Os especialistas são convictos em alguns pontos muito importantes para se chegar a essa fase da vida com toda a dignidade e assim, desfrutar todos os prazeres e alegrias: o amor-próprio, a paixão de viver, ter uma filosofia de vida e hábitos saudáveis.
Uma poupança de vida
Iniciamos esclarecendo uma questão importante: para desfrutar dos benefícios da terceira idade é necessário começar a fazer uma poupança desde os primeiros anos de vida, como hábitos alimentares saudáveis, prática esportiva, estilo de vida e manter-se sempre ativo acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade para manter uma relação harmônica com os demais integrantes da família. Segundo a médica Cláudia Kimie Suemoto Zoriki, residente em geriatria do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, a atitude mental positiva é fundamental para a saúde no envelhecimento. “Reconhecer a fase e aceitá-la aproveitando sempre o que a vida tem de bom é o melhor remédio. O grande problema que enfrentamos com nossos idosos é reeducá-los para alterarem sua rotina e obter resultados satisfatórios. Notamos uma desmotivação de viver em muitos pacientes. Falta algo que os preencha, como uma teoria ou direcionamento para a vida. Muitos acabam caindo em depressão por não aceitarem as novas condições e as deficiências, julgando-se inválidos. Essa é a primeira condição a ser mudada totalmente, e isso vem do interior de cada um. ”Regras básicas para ser saudável na terceira idade
Investimento pessoal — Quando se trata da palavra investimento relacionado à terceira idade, significa o investimento social, o saldo positivo em relações que a pessoa poderá contar. Outro investimento muito precioso é a participação em trabalhos voluntários e grupos de estudos. Quem passa a maior parte da vida adulta voltado para o trabalho tende a sentir-se desconfortável quando chega a aposentadoria. Quanto mais amizades e atividades, maior será o saldo de companheirismo e ação na terceira idade. Com relação ao investimento financeiro, fazer um plano de previdência que lhe garanta tranqüilidade é muito recomendável.Prevenção de incapacidade — Para manter-se independente durante a velhice, o ideal é tentar preservar aspectos como locomoção, visão, audição e cognição. Tudo isso está relacionado a uma postura a ser assumida sobre o próprio bem-estar, o que implica cuidados com a alimentação (menos calorias e mais vitaminas, proteínas e minerais) e prática de atividades físicas.
Estado funcional — Mesmo na terceira idade, a pessoa tem de ter controle sobre as próprias atividades. Isso engloba desde independência para caminhar até controle da conta bancária, passando pelo gerenciamento da própria casa. No sentido de preservar a memória e o raciocínio, os geriatras recomendam realizar atividades que demandem esforço psicológico e cognitivo, como leitura, jogos, resolução de problemas. A pessoa deve exercitar a mente e não ficar em atitudes unicamente passivas, como ver TV, que não provocam reflexão nenhuma.
Compartilhar nas