marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Especial

Vamos gravar uma história resplandecente em 2005

Eduardo Taguchi, presidente da BSGI

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/11/2004

Vamos gravar uma história resplandecente em 2005
Estimados líderes das Coordenadorias das Regiões Estaduais, Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Cidade de São Paulo, gostaria de manifestar meus sinceros agradecimentos por seu empenho em prol da prosperidade da BSGI neste “Ano da Vitória Total Soka”, incentivando os membros, realizando o Chakubuku e divulgando os impressos da organização. Em especial, agradeço a todos pelo esforço na participação no Departamento de Kofu, apesar da difícil situação econômica do País; e à Divisão Feminina, por sua dedicação juntamente com as demais divisões para divulgar o Brasil Seikyo.

Conforme é do conhecimento dos senhores, o tema de 2005 será “Ano dos Jovens e da Expansão”. Minha expectativa é que, com base nas diretrizes estabelecidas para esse ano, e sintonizados ao coração e visão do mestre, os senhores empenhem-se ainda mais para comprovar sermos a “BSGI, Modelo do Kossen-rufu Mundial” e “Brasil de Contínuas Vitórias”.

O ano de 2005 é de profundo significado para o nosso mestre, para a Soka Gakkai, SGI e ainda para a BSGI. Por essa razão, gostaria de propor um avanço grandioso visando a concretização do “Brasil, monarca do mundo” em 2010. Por enquanto, é apenas uma especulação de minha parte, mas gostaria de expressar a minha impressão e decisão sobre a razão pelo qual o nosso mestre nos concedeu a denominação de “Brasil, Monarca do Mundo!”. O ponto fundamental é o eterno juramento entre mestre e discípulo. A relação de mestre e discípulo é a essência do budismo e a medula espiritual da Soka Gakkai. O juramento entre eles deve ser absolutamente respeitado, mantido e principalmente realizado.

Desde 2001, estamos nos empenhando para tornarmo-nos “monarcas do mundo”, a diretriz que recebemos do nosso mestre até 2010. O que significa, na realidade, “Monarca do Mundo”? Para mim, “Monarca do Mundo” é o verdadeiro aspecto de “Josho Kansai” ou “Kansai de contínuas vitórias”. Tenho a convicção disso. Kansai é o modelo, o exemplo da relação inseparável de mestre e discípulo, da união harmoniosa, da vitória absoluta, da comprovação da felicidade. É a maior organização, a ideal, e o orgulho do presidente Ikeda. O nosso mestre declarou que “espírito de Kansai” significa o “espírito de contínuas vitórias”, que por sua vez significa o próprio espírito da Soka Gakkai.

O mestre, no início do poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!”, declara: “Oh! Brasil! Terra natal do meu coração, amigo que me aquece a alma, chão celestial da minha vida! Oh! Brasil! És minha vida! Teu levantar impávido abriu o caminho glorioso do Kossen-rufu mundial!”. Para o nosso orgulho, chamou-nos “BSGI de contínuas vitórias” e ainda afirmou: “Brasil, Kansai da SGI”. Por isso, estou convicto de que ser “monarca do mundo” é justamente concretizarmos a “Kansai da SGI”. Agora, como “Kansai da SGI”, o que devemos realizar?

1. Uma das condições básicas é efetivar solidamente as “Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai” individualmente e na família, comprovando e concretizando criteriosamente cada diretriz. Em outras palavras, é concretizar um lar forte, de vitórias absolutas, capaz de suplantar imponentemente qualquer dificuldade, onde cada um pode experimentar a própria felicidade, num ambiente repleto de harmonia e saúde.

2. Na organização, colocar em prática as “Três Diretrizes da SGI para o Novo Século”. Em todas as comunidades e distritos, devemos proteger a organização da SGI, criada para concretizar o decreto e o desejo do Buda, das ações das maldades e manter continuamente a união harmoniosa de “itai doshin” como “o peixe e a água são inseparáveis”. Vamos construir uma organização ideal, como em Kansai, onde existe harmonia entre os membros, e transborda um maravilhoso companheirismo, confiança e solidariedade.

3. Com essas perspectivas, o que almejar como “monarca do mundo” nas comunidades e distritos? Por exemplo, podemos nos tornar monarcas do Chakubuku; do Daimoku; do estudo do budismo; da união harmoniosa; de valores humanos; da comprovação dos benefícios; do espírito de procura ao mestre; da promoção e divulgação do Brasil Seikyo; do movimento renascença; da revolução humana; da amizade com a sociedade e vizinhos; do modelo do Kossen-rufu da localidade; do espírito da Soka Gakkai; da prática das “Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai”, das “Três Diretrizes da SGI para o Novo Século” etc.

Gostaria que cada um determinasse o seu objetivo a ser concretizado até 2010.

Além disso, cada pessoa ou família deve refletir com seriedade sobre o que significa ser um “Monarca do Mundo”. Conscientes de que o nosso mestre nos indica o verdadeiro caminho do monarca da felicidade e da vida, devemos seguir com toda seriedade esse direcionamento, dedicando-nos com força total. Assim fazendo, não há nenhuma dúvida de que qualquer pessoa conseguirá concretizar essa sublime condição de vida.

O presidente Ikeda, em seu discurso intitulado “Vejam o castelo Kansai de contínuas vitórias”, afirma: “Pela ótica do budismo, ‘todas as pessoas são budas’. No momento em que nós próprios decidirmos levantar-nos pela vitória do Kossen-rufu orando com fervor pela ‘reunião dos novos heróis do Kossen-rufu’, não há nenhuma dúvida de que emergirão os valores humanos de missão. Devemos encontrar esses valores humanos e criá-los.

“O segredo da criação de valores humanos é, em primeiro lugar, encontrar-se com as pessoas e conhecê-las. Com esse passo, podemos incentivá-las e orar desejando o seu desenvolvimento. Serão, então, companheiros que lutarão juntos conosco nas alegrias ou nos sofrimentos.

“Em segundo lugar, o segredo é agir e se empenhar juntamente com os companheiros. Orientações proferidas somente da boca para fora não atingem o coração das pessoas. Nós somos companheiros da luta conjunta e da justiça!

“Particularmente eu, no campo de batalha de Kansai, não tive sequer um momento privativo. Era um esforço contínuo, sem descanso. De manhã à noite, com sentimento único de dedicação. Os companheiros de Kansai sempre observavam o meu aspecto autêntico e extraíram todo o seu aprendizado, tanto da alegria como da austeridade da luta, ou ainda do rigoroso mundo da relação de mestre e discípulo. A luta da grandiosa Kansai era desenvolver os valores humanos e reforçar o campo da justiça corretamente. Formem as pessoas! Dediquem-se na formação de pessoas! Atualmente permanecem ainda os mesmos princípios.”

Na mensagem de congratulações do Dia 3 de Maio deste ano, o presidente Ikeda afirma: “Não há nada mais poderoso do que os laços de vida a vida que unem as pessoas. Criar esses laços constitui-se a força motriz para o avanço do Kossen-rufu. Portanto, com toda a nossa coragem, vamos nos encontrar e conversar com uma pessoa após outra sobre o budismo.” (Brasil Seikyo, edição 1.746, 8 de maio de 2004, pág. A1.) Nesse trecho, o presidente Ikeda enfatiza a importância de prezar uma única pessoa e do diálogo de pessoa a pessoa, pois sem a nossa ação em promovê-los, não poderá existir o ponto primordial da união harmoniosa, a fonte do Kossen-rufu ou ainda a base da criação de valores humanos.

Fazendo uma análise da organização, existem aqueles membros que atuam e assinam impressos, participam do Departamento de Kofu, das reuniões de palestra e das demais atividades da organização. No entanto, existem ainda muitas pessoas que enfrentam grandes dificuldades, maldades e problemas e não conseguem sequer firmar a convicção em sua prática e já não realizam nem mesmo o Gongyo. Naturalmente, são pessoas que carecem de um incentivo caloroso e gentil. Certamente existem vários membros que estão aguardando por uma visita de um dirigente veterano para incentivá-los e ajudá-los a se reerguer.

Por essas razões, acredito que as nossas atividades de 2005 não devam ser centralizadas em reuniões, mas em visitas familiares e diálogos, conforme o poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!”: “A voz executa o trabalho do buda! Eis nossa poderosa arma — o diálogo sincero, o rugido corajoso do leão.” Devemos, também, promover com seriedade ações baseadas nas importantes diretrizes.

Segundo o mestre, Buda é um outro nome da pessoa que vence absolutamente. Devemos vencer absolutamente. Vencer significa justiça e também é felicidade. Vencer significa Kossen-rufu.

Gostaria de citar uma orientação do mestre que mais gosto: “Quem cria a história é o ser humano. Você é o ator principal. Não conte com ninguém. Você é quem deve protagonizar esse drama de feliz criação. Levante-se resoluto! Quebre o próprio limite! A nova era será descortinada por um novo desafio. Devemos avançar todos os dias! Devemos prosperar todos os dias! Esquecendo-se dos desafios, cairemos na rotina e o que nos aguarda serão apenas a derrota e o fracasso. Mude o ‘eu’ de ontem e vença hoje absolutamente! Aí existe a regra fundamental da vitória total.” Estou firmemente decidido a corresponder ainda mais ao meu mestre no próximo ano.

Inédito e sem precedentes na história, 2005 terá fundamental importância para o nosso mestre que lidera o movimento do Kossen-rufu mundial. E também para nós, que vencemos juntamente com o mestre, como “Modelo do Kossen-rufu Mundial”. Acredito que cada pessoa deve gravar a própria história resplandecente, desafiando e concretizando os grandiosos objetivos individuais.

Comentando a postura de um líder, o presidente Ikeda observa que “a menos que você seja um exemplo, as pessoas não o seguirão”.

Se cada coordenadoria ou divisão estabelecer os próprios objetivos, desafiando a si mesmo, essa seriedade certamente será transmitida para todos os membros da organização e tenho certeza de que será a fonte de toda energia para uma grandiosa vitória.

Vamos nos empenhar neste ano de fundamental importância, juntamente com o mestre, para que seja registrado eternamente na história do Kossen-rufu do Brasil!

Compartilhar nas