marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Câncer de mama é tema de palestra na BSGI

Evento foi realizado em conjunto pelos Departamentos de Saúde e de Comunicação da Coordenadoria Cultural

download do ícone
ícone de compartilhamento

21/04/2012

Câncer de mama é tema de palestra na BSGI
DA REDAÇÃO

Segundo tipo de doença mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano.

Como parte da Agenda Cultural da BSGI, a palestra “Atualidades em prevenção e tratamento de câncer de mama” aconteceu no dia 15, no Auditório Monarca do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda da BSGI.

A palestrante, Dra. Fabiana Baroni Makdissi, mastologista, explicou que o câncer de mama é uma doença que ocorre devido à perda da capacidade das células de limitar e controlar seu próprio crescimento, multiplicando-se rapidamente. “Estamos acostumados a associar o câncer de mama apenas às mulheres; no entanto, apesar de o número de homens atingidos pela doença ser bem inferior (apenas 1% de todos os casos), é bom ficar atento – principalmente aqueles que possuem histórico de câncer na família”. Ela esclareceu ainda sobre diagnóstico, tratamento, mitos e a importância de as mulheres acima dos 40 anos realizarem a mamografia anualmente.

Vera Golik e Hugo Lenzi, associados da BSGI, falaram sobre o projeto “De peito aberto — a autoestima da mulher com câncer de mama”, que nasceu do objetivo de compartilhar, inspirar e estimular o diálogo por meio de uma abordagem humanista traduzida em imagens e depoimentos.

Encerrando a palestra, o coral Monarcas do Som da RM Vila Mariana apresentou-se com as canções Yesterday e Siyahamba (canção do sul da África).

Cuide-se!

• No Brasil, 52 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama em 2012;

• A cada hora, seis novos diagnósticos;

• 1/4 das mulheres tem menos de 50 anos;

• No mundo, a cada 69 segundos, uma morre desse tipo de câncer.

Se diagnosticado em estágio inicial (ainda pequeno), o câncer de mama tem quase 100% de cura.

Fonte e mais informações: Inca - www.inca.gov.br

Compartilhar nas