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Encontro com o Mestre

10.2 Cumprir nosso juramento de bodisatvas da terra

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08/08/2015

10.2 Cumprir nosso juramento de bodisatvas da terra
INTRODUÇÃO

Dialogando com os integrantes da Divisão dos Jovens, o presidente Ikeda lhes assegura que não existe missão de vida mais nobre que aquela devotada ao cumprimento do grande juramento pelo kosen-rufu nos Últimos Dias da Lei como bodisatvas da terra.

Discurso do presidente Ikeda

Extraído da série “Juventude e os Escritos de Nichiren Daishonin”, publicado em japonês em setembro de 2012.

No escrito O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, Nichiren Daishonin declara: “Se não fossem bodisatvas da terra, não seriam capazes de recitar daimoku” (CEND, v. I, p. 404). O fato de poder recitar Nam-myoho-renge-kyo é a prova da profunda ligação cármica desde o passado.

Daishonin também afirma: “Se tiver a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra” (Ibidem). Os jovens que dedicam sua vida ao kosen-rufu e recitam Nam-myoho-renge-kyo são os supremos e respeitáveis bodisatvas da terra.

Vocês oram daimoku pela felicidade dos outros e pela concretização do kosen-rufu; vocês se engajam nas atividades da SGI e se esforçam para compartilhar o Budismo Nichiren com aqueles ao seu redor. Tais orações e ações são manifestações de seu juramento pelo kosen-rufu.

No capítulo “Emergindo da Terra” (15º) do Sutra do Lótus, os bodisatvas da terra surgem da terra e juram propagar o Sutra do Lótus nos Últimos Dias da Lei. De acordo com aquele juramento, nascemos neste mundo e lutamos pelo bem do kosen-rufu como membros da SGI. Em outras palavras, somos forte e profundamente ligados uns aos outros por meio das orações do juramento compartilhado.

A SGI é a organização que vive ativamente o decreto do buda e seus membros se levantam com a consciência de sua missão como bodisatvas da terra. Haveria algo mais nobre do que isso? Sem esse firme comprometimento, não seríamos capazes de rebater os ataques dos “três poderosos inimigos” e impulsionar o avanço do kosen-rufu nesta era maléfica dos Últimos Dias da Lei.

Os bodisatvas da terra sempre surgem corajosamente nos momentos e locais mais desafiadores.

Da perspectiva da fé no Budismo Nichiren, as dificuldades que vocês estão enfrentando neste momento fazem parte da missão que escolheram. Avançar continuamente com essa convicção é a prova de que suas orações estão exatamente de acordo com o juramento pelo kosen-rufu.

Se estão enfrentando problemas que continuam a persistir — seja no trabalho, financeiro, de saúde, relacionamento ou outro tipo de desafio —, o importante é orar de forma sincera para superá-los. Sua inquestionável vitória se tornará a fonte de esperança e inspiração para os outros que estão enfrentando problemas semelhantes.

Transformamos carma em missão por meio da recitação do Nam-myoho-renge-kyo com o reconhecimento de que assumimos voluntariamente o carma apropriado nesta existência com o intuito de mostrar às pessoas o poder da Lei Mística.

Portanto, tenha coragem e ore pela sua felicidade e das pessoas. Essa é a grande manifestação de sua profunda compaixão. Quando vocês orarem não somente pela sua felicidade, mas também por todas as pessoas, manifestarão um estado de vida que os permitirá observar calma e serenamente os desafios que estão enfrentando.

Mesmo que ainda tenham problemas, eles não serão capazes de oprimi-los. Assim como Daishonin afirma, ao encararem as dificuldades como paz e conforto (Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, p. 115), por favor, continuem recitando sincero daimoku pelo kosen-rufu e se esforçando na propagação do Budismo Nichiren. Orações pelo kosen-rufu são as orações dos budas e bodisatvas.

Quando estamos diante de sérios problemas e recitamos forte daimoku para encontrar uma maneira de solucioná-los, expandimos e elevamos nossa condição de vida e, antes que possamos notar, os problemas pequenos e insignificantes terão sido solucionados — essa é a verdadeira essência do ensinamento budista de que os sofrimentos dos desejos mundanos nos conduzem à iluminação.

Orar pelos desafios na vida e orar pelo kosen-rufu — a aspiração para ajudar as pessoas a se tornarem felizes — são, em essência, um só e inseparáveis. Ambos nos impulsionam a avançar.

Nossas vitórias são as verdadeiras provas reais do kosen-rufu. Ao orarmos pelo desenvolvimento da SGI — o próprio avanço do kosen-rufu — criamos um indestrutível eu e atingimos a condição de verdadeiros campeões.

Ao descrever os bodisatvas da terra, o Sutra do Lótus declara: “Sua mente não tem conhecimento do medo” (LSOC, cap. 15, p. 263). “Regozijando em seus corações” (Ibidem, p. 255) a todo instante, eles empreendem uma luta livremente como se estivessem bailando numa apresentação de dança.

Despertar para a missão de bodisatva da terra é o mesmo que encarar, frente a frente, a própria essência da vida. É encontrar respostas para as questões como “Por que nasci?” e “Qual é o propósito da minha vida?”. Não há alegria maior, realização ou orgulho do que despertar para a nossa eterna missão.

Enquanto exilado na Ilha de Sado, Daishonin declarou aos seus discípulos que sentiu um “prazer imensurável”.

Manifestar nossa verdadeira identidade como bodisatvas da terra capacita o nosso ilimitado eu e potencial humano a florescer radiantemente. Em outras palavras, é a jornada pela paz que, fundamentalmente, anseia transformar a consciência da humanidade, elevando a condição que ultrapasse as barreiras e una as pessoas em todos os lugares.

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