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Encontro com o Mestre

Os indivíduos que ultrapassam os obstáculos são verdadeiros heróis

Budismo do Sol - Iluminando o Mundo | A religião da revolução humana - Parte 13

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15/09/2018

Os indivíduos que ultrapassam os obstáculos são verdadeiros heróis
Coragem não consiste apenas em agir com valentia. A coragem budista agrega a sabedoria para “perceber o verdadeiro aspecto da realidade”¹° e triunfar sobre as adversidades.

Na vida, podemos nos deparar com uma gama infinita de desafios inesperados e adversidades assustadoras, que podem assumir diversas formas como dificuldades financeiras, problemas envolvendo relacionamento humano, doenças, acidentes e até mesmo a possibilidade da nossa própria morte. Podemos ser assolados pelas tempestades do carma que nos fazem mergulhar nas profundezas do desespero. Mas ao abrirmos os olhos com a prática da fé e “percebermos o verdadeiro aspecto da realidade”, conseguimos ver que todos possuem inerentemente uma condição de vida indestrutível do estado de buda e que ao recitar Nam-myoho-renge-kyo, manifestamos a energia vital do buda para superar os desafios e alcançar um estado de genuína felicidade e realização.

Essa é a razão pela qual, na Soka Gakkai, vemos tantas histórias de revolução humana se desenrolando a partir da postura dos membros de encarar de cabeça erguida todas as espécies de situações que fazem parte da dura e amarga realidade de cada um.

Nossa organização irradia o brilho de incontáveis pessoas comuns, porém heroicas, que assumem desafios e vencem os obstáculos da vida com bravura, sem autopiedade, medo ou apreensão, recitando daimoku e lutando com afinco para alcançar a vitória. No mundo todo, esses corajosos campeões da transformação do carma – campeões de boa sorte e benefícios – trabalham ativamente em prol do kosen-rufu, dando expressão ao seu potencial ímpar de acordo com o princípio budista da “cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasqueiro” (cf. OTT, p. 200).

Cada um, sem exceção, é um bravo e nobre bodisatva da terra e um devotado guerreiro na luta conjunta de mestre e discípulo.

Sólido compromisso com o caminho de mestre e discípulo

Trecho do escrito — A SUPREMACIA DA LEI

O grande mestre Miaole¹¹ afirmou: “Quanto mais forte a fé, maior a proteção dos deuses”.¹² Enquanto a pessoa mantiver uma forte fé, certamente receberá grande proteção dos deuses. Digo isso para o seu próprio bem. Sei que sua fé sempre foi admirável, mas, agora, deve fortalecê-la mais do que nunca. Somente assim, as dez filhas demônios [divindades protetoras do budismo]¹³ a protegerão ainda mais. Não há necessidade de ir longe para buscar um exemplo. Todos no Japão, do soberano às pessoas comuns, já tentaram me prejudicar, porém, tenho sobrevivido até hoje. Gostaria que compreendesse que, embora eu esteja sozinho, isso se deve à minha forte fé. (CEND, v. I, p. 642 – A Supremacia da Lei)¹⁴


A seguir, examinemos a carta A Supremacia da Lei, que Daishonin endereçou a Nichimyo, também citada em seus escritos como a “mãe de Oto”.

Munida de profundo espírito de procura em relação aos ensinamentos de Nichiren Daishonin, Nichimyo viajou da distante Kamakura transpondo montanhas e mares, para visitá-lo em seu local de exílio na Ilha de Sado. Num período em que muitos dos seguidores de Daishonin haviam abandonado a fé ante a oposição e perseguição, essa mulher corajosa permaneceu fiel ao caminho de mestre e discípulo. Em tributo à sua firme fé, Daishonin concedeu-lhe o nome budista de Venerável Nichimyo (Sol Maravilhoso).¹⁵

Durante a existência de Daishonin, e hoje também, mulheres corajosas de forte fé como Nichimyo vêm abrindo novos caminhos para o kosen-rufu onde antes não havia nenhum. Os esforços intrépidos de homens e mulheres comuns, que se levantaram com o mesmo espírito que o do seu mestre de transmitir o legado de fé às gerações futuras, transcenderam as fronteiras de tempo e espaço e atualmente se estenderam aos amigos por todo o mundo. É dessa forma que a propagação mundial da Lei Mística vem ocorrendo.

Nichimyo se empenhava na prática budista com máxima dedicação, e Daishonin estava plenamente ciente disso. Ela continuava se esforçando em meio às adversidades aos cuidados dispensados à sua pequena filha, Oto, e por essa razão, ele a encoraja, dizendo: “Sei que sua fé sempre foi admirável, mas, agora, deve fortalecê-la mais do que nunca” (CEND, v. I, p. 642). Aquele era o momento para Nichimyo despertar uma coragem ainda maior, mais profunda e mais sólida, salienta Nichiren, assegurando que ela superaria infalivelmente os problemas que estava enfrentando.

Aqueles que herdarão e darão continuidade a esse espírito corajoso de “fortalecer a fé mais do que nunca” não são ninguém senão os membros da Divisão dos Jovens, que incorporam o princípio “do índigo, um azul ainda mais intenso” (cf. CEND, v. I, p. 478).

Campeões levantam-se sós com forte fé

Em A Supremacia da Lei, Nichiren Daishonin incentiva Nichimyo a “fortalecer sua convicção mais do que nunca” (cf. CEND, v. I, p. 643). Dizendo-lhe que “Não há necessidade de ir longe para buscar um exemplo” (CEND, v. I, p. 642), ele relata como suportou e superou todos os tipos de perseguições e adversidades, obtendo uma vitória triunfal. Ele afirma que, embora estivesse completamente só, foi capaz de vencer todas as circunstâncias porque possuía uma forte fé (cf. Ibidem).

O oposto de uma fé forte ou corajosa é a covardia. Em outra parte dessa carta, Daishonin escreve: “Nas batalhas, os soldados consideram o general como a alma deles. Se o general perder a fé em si mesmo, seus soldados se acovardarão” (CEND, v. I, p. 642). O presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, sublinhou com força essa passagem em seu exemplar dos escritos de Nichiren Daishonin. Os líderes da Soka Gakkai precisam ter coragem resoluta. Como diz o ditado japonês: “Sob o comando de um bravo general, não há soldados covardes”.

Daishonin salienta reiteradamente a importância da coragem, apontando: “Os discípulos de Nichiren nada poderão realizar se forem covardes” (Ibidem, p. 503), e “Tenha uma profunda fé. Um covarde não obtém resposta a nenhuma de suas orações” (CEND, v. II, p. 267).

Coragem significa dominar o medo e a covardia e ter como base uma fé profunda e resoluta. Esse é o caminho de um grande campeão na vida. Em outro escrito [As Perseguições ao Venerável], Daishonin afirma:

“Cada um dos senhores deve reunir a coragem do rei leão e jamais sucumbir às ameaças de ninguém. O rei leão não teme outros animais, e da mesma forma agem seus filhotes. Os caluniadores são como raposas que uivam, mas os seguidores de Nichiren são como leões que rugem. (...) Fortaleçam sua fé dia após dia e mês após mês. Se enfraquecerem em sua determinação, por pouco que seja, os demônios se aproveitarão”. (CEND, v. II, p. 263)

Ele instiga seus discípulos a “jamais sucumbir às ameaças de ninguém” (CEND, v. II, p. 263) – ou seja, a não temer ou não se deixar intimidar por nada. O Sutra do Lótus descreve os bodisatvas da terra da seguinte forma: “Sua mente desconhece o medo” (LSOC, cap. 15, p. 263).

A pergunta que devemos nos fazer é: neste momento, temos coragem no coração? Coragem é o requisito principal para uma vida vitoriosa; é o âmago da liderança para vencermos a luta pelo kosen-rufu.

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