marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Correnteza avança e Taiga faz 30 anos

Grupo de dança da Divisão Feminina de Jovens celebra jubileu de pérola com mensagem enviada pelo presidente Ikeda

download do ícone
ícone de compartilhamento

26/11/2020

Correnteza avança e Taiga faz 30 anos

REDAÇÃO

Com o tema “Protagonistas da Esperança — A Correnteza Incessante da Revolução Humana rumo a 2030”, o grupo Taiga [da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da BSGI] comemorou trinta anos de fundação numa atividade alegre e criativa. Esse encontro é fruto da atuação das integrantes de transmitir coragem e esperança às pessoas por meio da dança. O evento foi transmitido pela internet para 5.400 pessoas, na tarde de domingo, 22 de novembro. Nessa mesma data, também celebrou junto seus quinze anos de existência a Companhia Taiga de Dança, a qual tem a proposta de levar os ideais do presidente Ikeda à sociedade e contribuir para o bem das pessoas comuns.

O grupo Taiga, fundado em março de 1990 pelo vice-presidente da Soka Gakkai, Hiromasa Ikeda, na ocasião do Festival Cultural dos Jovens, tem se desenvolvido amplamente a partir da transformação positiva e contínua das componentes no local em que se encontram. “Taiga” em japonês significa “grande correnteza” — denominação que faz jus aos esforços das 3 mil amantes da arte da dança que atuam em sessenta núcleos espalhados pelo Brasil, e que tanto aguardavam pelo jubileu de pérola.

“Protegeremos a Gakkai através da nossa comprovação”, consta num trecho do juramento declamado pelas pequenas representantes do Taiga Infantil Futuro (TIF). Relatando as comprovações da prática budista, Sophia Lótus, de Salvador, BA, explica que as dificuldades fortalecem a prática da fé; Kelly Cristina dos Santos, secretária do Taiga da Coordenadoria Centro Sul-Fluminense, e Jéssica Silva, secretária da Coordenadoria Leste Paulista, venceram aspectos relacionados à saúde, aos estudos e aos incentivos às pessoas.

A coordenadora da Divisão dos Estudantes (DE), Joelma Tokusato, fez a leitura da mensagem de felicitações enviada pelo presidente Ikeda. “Saibam que estão polindo e fortalecendo um nobre coração capaz de atrair e criar felicidade com total liberdade, compartilhando-a amplamente com as pessoas. (...) Por favor, haja o que houver, recitem sonoro daimoku e desem penhem de forma esplêndida e radiante o ‘bailar da esperança’ e o ‘bailar da vitória’ da juventude”, consta num trecho.

Em suas palavras, Jaqueline Frota, coordenadora do Taiga da BSGI, agradeceu pelos esforços nos bastidores para a realização do encontro, citou a participação do grupo em apresenta ções virtuais e no intercâmbio com integrantes do Chile. Comemorou as 4.600 visitas on-line realizadas e a vitória sobre a doença após ela e o pai terem sido infectados pelo coronavírus. “Nós do grupo Taiga, somos a correnteza da ‘unicidade de mestre e discípulo’ (shitei funi), incessante da revolução humana, rumo a 2030. Vamos vencer com base no daimoku, no estudo e vamos nos tornar jovens que recebem o treinamento na juventude e edificam uma nova história”, disse.

A partir dos direcionamentos visando o ano 2030, a meta do Taiga é chegar às 5 mil integrantes. E a respeito do objetivo, a coordenadora da DFJ, Monique Tiezzi, incentivou: “Vamos herdar o espírito das veteranas [que foram lembradas no encontro e acompanharam a celebração] de fazer a vida brilhar e viver sem arrependimentos. Vamos cultivar um coração forte, sincero e corajoso para viver com esperança. Que hoje seja o ano novo da nossa vida; para vencer em tudo nos próximos dez anos!”.

Em homenagem às bailarinas, a banda Fuji Kotekitai [da DFJ] do Japão executou uma cativante coreografia com bandeiras coloridas, seguida das palavras do presidente da BSGI, Miguel Shiratori: “Esta é uma atividade muito alegre e emocionante que caracteriza o grupo Taiga”, enalteceu.

Ele continuou: “No futuro, as gotinhas do Taiga serão uma grandiosa correnteza da paz e da cultura. Tenham plena convicção de que todas as integrantes assumirão esse papel de protagonistas e verdadeiramente estarão cumprindo o juramento feito ao Mestre. Mesmo que surjam os desafios, jamais se afastem da órbita de Ikeda sensei e não sejam derrotadas. O mais importante é cada uma se desenvolver por meio da prática da fé”, finalizou.

A atividade foi encerrada com a brilhante performance da Companhia Taiga de Dança, sob o tema “A Filosofia da Esperança”, que sintetizou, numa brilhante coreografia, a força da coragem para transformar qualquer desafio num caminho vitorioso; na correnteza que ruma a um futuro glorioso. 

Saiba mais:

Você pode ler a mensagem do presidente Ikeda comemorativa dos 30 anos do Taiga na íntegra no BS+.

Compartilhar nas