marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
BVD da DE

Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades - 1a parte

Nesta edição, estudaremos o primeiro trecho do escrito Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades. Nossa fonte de pesquisa é a explanação do presidente Ikeda publicada na revista Terceira Civilização (ed. 563, p. 48)

download do ícone
ícone de compartilhamento

16/01/2016

Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades - 1a parte
Frase do Gosho

“Nesta carta, gostaria de aconselhá-lo [Munenaga Ikegami] em relação ao ponto mais importante para o senhor. Nos Primeiros e nos Médios Dias da Lei, o mundo não entrou em decadência porque era comum o surgimento de sábios e veneráveis, e as divindades celestiais protegiam as pessoas. No entanto, nos Últimos Dias da Lei, as pessoas têm se tornado tão gananciosas que não param de eclodir conflitos entre soberanos e súditos, pais e filhos, irmãos mais velhos e irmãos mais novos e, ainda mais, entre pessoas que não têm nenhum vínculo”

Nichiren Daishonin

Quem escreveu: buda Nichiren Daishonin

Para quem: Munenaga Ikegami, o mais novo dos dois irmãos Ikegami

Quando: acredita-se que esta carta fora escrita em 1275, mas uma pesquisa mais recente sugere que ela provavelmente foi composta em 1277 (vigésimo dia do décimo primeiro mês de 1277)

Onde foi escrita: Monte Minobu, Japão

Vamos entender!

O que são os Três Obstáculos e as Quatro Maldades?

São as adversidades que tentam impedir a prática budista. Esses obstáculos e maldades surgirão no decorrer de nossa vida, no entanto, podemos vencê‑los quando manifestamos coragem. Ao enfrentá-los fortalecemos a nossa vida e atingimos o estado de buda. Dessa forma, podemos manifestar alegria mesmo nos momentos mais difíceis. É este encorajamento que Nichiren Daishonin transmite a Munenaga Ikegami.

Quem foi...

Família Ikegami

A família Ikegami era composta por Yasumitsu Ikegami e seus filhos Munenaka (o mais velho) e Munenaga (o mais novo). Acredita‑se que ambos os irmãos tenham sido notáveis construtores e engenheiros (supervisores de construções e reparos de edifícios do governo), serviam o governo militar de Kamakura e residiam na província de Musashi (atual região de Tóquio).

Os irmãos se tornaram discípulos de Nichiren Daishonin após o estabelecimento de seu ensinamento (no quarto mês de 1253). No entanto, Yasumitsu, seguidor de Ryokan (sacerdote da escola Preceitos‑Palavra Verdadeira e um dos maiores inimigos de Nichiren Daishonin), opôs-se fortemente à crença dos irmãos Ikegami e chegou a deserdar o filho mais velho por duas vezes.

Na segunda vez que Munenaka foi deserdado, Daishonin direciona o irmão mais novo, Munenaga, ensinando sobre a função dos "três obstáculos e quatro maldades", explicando que o momento em que eles se manifestam é justamente a ocasião propícia para se levantar com fé e coragem. É dessa forma que se manifesta o estado de buda e se transforma o próprio destino.

O que são os Últimos Dias da Lei?

Referem-se ao último dos três períodos após a morte do buda Shakyamuni. No Japão, a maioria dos estudiosos considera que esse período tenha iniciado em 1052 e que ele dure dez mil anos ou mais. Nichiren Daishonin escreve que os Últimos Dias da Lei como uma época de conflito entre soberanos e súditos, pais e filhos, e irmãos mais velhos e irmãos mais novos. Isso acontece porque a vida das pessoas está contaminada pelos “três venenos” — avareza, ira e estupidez, males inerentes à vida e que originam os sofrimentos. A situação vivida pela família Ikegami retrata o reflexo desta época.

O que é devoção filial?

Em meio ao conflito do seu pai e seu irmão, Munenaga deveria estar numa situação difícil: escolher entre seguir o direcionamento do pai ou manter a sua fé. Na carta, Nichiren Daishonin o incentiva a permanecer firme na prática budista, pois dessa forma seria capaz de atingir o estado de buda e também conduzir seu pai à iluminação. Na visão do budismo, devoção filial é a coragem dos filhos em conduzir os pais à iluminação tendo como base a prática budista.

Compartilhar nas