marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Fundação da Divisão dos Estudantes Herdeiro

Entenda qual foi o sentimento de Ikeda sensei ao criar a divisão há 60 anos

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

01/05/2024

 Fundação da Divisão dos Estudantes Herdeiro

Você sabia que a Divisão dos Estudantes Herdeiro completará 60 anos de fundação no dia 7 de junho? Para que isso acontecesse, o terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, não mediu esforços para treinar os jovens que herdariam seus ideais. No capítulo “Jovens Herdeiros”, do volume 9, da Nova Revolução Humana, ele descreveu essa jornada que iniciou em 1964.

Vamos entender como foi esse momento e sentir pulsar o espírito da fundação da DE em nossa vida?

Fundação da Divisão dos Estudantes Herdeiro

No dia 1° de junho de 1964, no Japão, foi realizado um encontro da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) no ginásio de esportes Taito e, nesse dia, foi anunciado que seria fundada uma divisão visando o futuro da Soka Gakkai: a Divisão dos Estudantes Herdeiro. Os Estudantes ficaram entusiasmados quando receberam a notícia pelo jornal Seikyo Shimbun.

Seis dias depois do anúncio, no dia 7 de junho, surgiu a nova divisão. Os Estudantes do ensino médio se reuniram nas sedes regionais de Tóquio e, com muita alegria, participaram desse grande evento.

O objetivo de Ikeda sensei era que todo o ideal da Soka Gakkai fosse aprendido e levado adiante pelos Estudantes, ao mesmo tempo que eles cultivavam seus sonhos.

Em outubro de 1964, foi sugerida a criação de uma canção para a divisão. E, dois meses depois, a música que transmitiria o ideal dos Herdeiros1 foi anunciada.

A bandeira foi escolhida por meio de um concurso. Ela é verde e traz, no centro, uma fênix branca com os seguintes dizeres: DE-Herdeiro da Soka Gakkai.2 A divisão também foi presenteada com um artigo do presidente Ikeda intitulado Jovens Fênix, Voem para o Futuro, cujo teor era a própria diretriz para os Estudantes.3

A Divisão dos Herdeiros cresceu rapidamente e atingiu 100 mil membros em 1966 e 180 mil em 1968.4

Jovens que herdarão a Soka Gakkai

O Mestre sempre expressou a importância dos Estudantes para o futuro da Soka Gakkai e de toda a sociedade. Foi com o sentimento de confiar o futuro a eles que Ikeda sensei se esforçou ao máximo para desenvolvê-los.

No volume 9 da Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda cita os direcionamentos para os membros da divisão:

1. Crescer e se desenvolver como grandes líderes

2. Levar os ideais da Soka Gakkai para a posteridade

3. Proteger a Soka Gakkai, os companheiros e o povo

4. Manter a decisão da DE-Herdeiro de levar adiante o bastão do kosen-rufu

5. Dedicar-se com firmeza na recitação de daimoku e nos estudos

6. Não causar preocupação ou desilusão aos pais

7. Aperfeiçoar o caráter

8. Manter a boa saúde

9. Criar uma base sólida para a revolução humana

10. Ter sucesso na carreira escolar e um glorioso futuro

11. Assumir o compromisso de concretizar o kosen-rufu

Ainda no capítulo “Jovens Herdeiros”, Ikeda sensei diz aos Estudantes da época:

Por favor, solicito a cada um que estude com afinco durante os próximos dez anos e que construa uma sólida base. Espero que vocês sejam, no futuro, o alicerce da Soka Gakkai e sustentem o movimento pelo kosen-rufu para o bem da paz e da felicidade de toda a humanidade. (Nova Revolução Humana, v. 9, p. 75)

Ele também disse:

A juventude é uma preciosa época para criar e cultivar o correto caminho da vida. Nesse sentido, espero que vocês se empenhem na prática da fé e na recitação do daimoku para abraçar o budismo com a convicção de que é a suprema filosofia de vida. (Nova Revolução Humana, v. 9, p. 75)

Neste ano em que comemoraremos os 60 anos de fundação da Divisão dos Estudantes Herdeiro, nós, Sucessores Ikeda 2030, vamos continuar nesta maravilhosa jornada cultivando muitos sonhos, compartilhando a felicidade com outras pessoas e, assim, realizar o kosen-rufu.

Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 9, p. 81, 2013.
2. Ibidem, p. 93-94.
3. Ibidem, p. 96-97.
4. Ibidem, p. 130.

Compartilhar nas