Notícias
BM
Dia Nacional da Língua Portuguesa
Redação
05/11/2024
O dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa, o quinto idioma mais falado no mundo. A data foi escolhida em homenagem ao escritor Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.
São nove os países que falam português:
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Moçambique
Portugal
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste
É importante falar e escrever corretamente se quisermos transmitir exatamente o que estamos pensando ou sentindo. O Dr. Daisaku Ikeda, que foi sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras, era especialista em emocionar e encorajar as pessoas por meio das palavras e, em várias ocasiões, citou poetas e escritores de língua portuguesa, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.
Vamos aproveitar este dia para relembrar alguns conceitos da língua portuguesa.
· Ter e haver
Errado: “Têm pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, têm outras pessoas que sorriem por saber que os espinhos têm as rosas”.
Correto: “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, há outras pessoas que sorriem por saber que os espinhos têm as rosas”.¹
Explicação: De acordo com a norma padrão, o verbo ter não pode ser usado como sinônimo de existir. Esse sentido está reservado ao verbo haver.
· Onde e aonde
Errado: “Não importa aonde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar”.
Correto: “Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar”.²
Explicação: Aonde é usado com verbos que indicam movimento, como ir, e onde é para verbos que indicam permanência, como morar ou estar.
· Mais e mas
Errado: “O menino pergunta ao eco onde é que ele se esconde. Mais o eco só responde: Onde? Onde?”.
Correto: “O menino pergunta ao eco onde é que ele se esconde. Mas o eco só responde: Onde? Onde?”.³
Explicação: Mais é um advérbio de intensidade usado para transmitir quantidade, aumento; mas é uma conjunção adversativa, ou seja, indica oposição.
· Contudo e com tudo
Errado: “Com tudo, eu irei!”.
Correto: “Contudo, eu irei!”.4
Explicação: Contudo é um advérbio que significa “no entanto” ou “todavia”; já com tudo tem o sentido de “com todas as coisas”.
· Para mim e para eu
Errado: Ela pediu para mim fazer uma confraternização.
Correto: Ela pediu para eu fazer uma confraternização.
Explicação: Numa frase, o pronome eu tem a função de sujeito, enquanto o pronome mim exerce a função de objeto indireto.
· Verbo fazer
Errado: Fazem três dias que não chove.
Correto: Faz três dias que não chove.
Explicação: Quando falamos sobre uma determinada quantidade de tempo, o verbo fazer sempre é usado no singular.
Fontes:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/5-de-novembro-e-o-dia-nacional-da-lingua-portuguesa
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/erros-gramaticais.htm
Notas:
1. https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2150/artigo/presidente-ikeda-e-homenageado-com-titulo-inedito-de-faculdade-brasileira/32929
2. https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2150/artigo/presidente-ikeda-e-homenageado-com-titulo-inedito-de-faculdade-brasileira/32929
3. https://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/
4. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 216, 2019.
Compartilhar nas