Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Tributo à vida de Daisaku Ikeda

OFBHI apresenta concerto em homenagem ao fundador

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

11/11/2024

Tributo à vida de Daisaku Ikeda

No dia 10 de novembro, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) realizou um emocionante concerto em homenagem à vida de seu fundador, Dr. Daisaku Ikeda, no Auditório Monarca do Centro Cultural da BSGI, em São Paulo, com transmissão simultânea pelo YouTube.

O evento iniciou com a exibição de um vídeo sobre a vida de Daisaku Ikeda e, em seguida, o renomado professor Amaral Vieira expressou sua profunda gratidão: “Hoje, o Auditório Monarca transforma-se num verdadeiro templo da música. Estamos todos juntos para homenagear Ikeda sensei, nosso eterno mestre da vida, que há um ano partiu para a imortalidade”. Ao descrever o Dr. Daisaku Ikeda, Amaral Vieira disse não conhecer ninguém que tenha influenciado de modo tão positivo tantas pessoas quanto Ikeda sensei e lembrou que a OFBHI é um dos legados mais importantes da vida dele.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, enalteceu a iniciativa dos integrantes da orquestra em honrar o fundador e compartilhou seu sentimento diante do legado de Daisaku Ikeda: “Arte, literatura, diplomacia, filosofia, religião, humanismo, educação Soka. Tarefa desafiadora enumerar a totalidade real de suas realizações em prol da humanidade, uma vez que muitas são intangíveis. Daisaku Ikeda nos deixou fisicamente há um ano, mas a sua essência permanece, seu legado avançará por gerações. [...] Afinal, citando o magistral Guimarães Rosa: “As pessoas não morrem, ficam encantadas”.

Passe para o lado e veja mais fotos

O concerto iniciou com uma apresentação da Camerata Ikeda de Prelúdio das Bachianas nº 4, de Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores brasileiros do século 20. O programa contou também com composições de Arturo Márquez, que traz em sua obra elementos folclóricos do México, e José Pablo Moncayo, outro grande representante da música clássica mexicana e mundial.

Na sequência, a OFBHI apresentou Suíte Nordestina, do mestre Duda, celebrando a grande riqueza musical brasileira, e finalizou de forma triunfante com uma seleção de canções da Soka Gakkai.

O concerto está disponível no YouTube. Para visualizar, clique aqui. 

Compartilhar nas