Notícias
BM
Juventude Soka da Baixada Sul Fluminense realiza curso de aprimoramento
Com foco em empatia, saúde mental e protagonismo
Redação
29/04/2025

Juventude Soka da Coordenadoria Baixada Sul Fluminense (CBSF) em curso de aprimoramento
Os jovens da Coordenadoria Baixada Sul Fluminense (CBSF) mergulharam em uma experiência transformadora. Durante os dias 17, 18 e 19 de abril, realizaram um curso de aprimoramento que ficará marcado não apenas pela programação intensa, mas principalmente pelos laços de amizade, empatia e espírito de equipe que se fortaleceram a cada momento.
Com integrantes vindos de diferentes regiões da extensa coordenadoria, o ponto de encontro foi o Centro Cultural de Angra dos Reis. Lá, eles refletiram sobre como aplicar o Budismo de Nichiren no cotidiano e como tornar a organização mais acolhedora, com a energia característica da juventude.

Distância percorrida pela Juventude Soka da coordenadoria. Em amarelo, ponto de onde os jovens se encontraram
Entre os destaques da programação, uma dinâmica interativa dividiu os participantes em grupos, baseados em símbolos colocados nas cadeiras: Wi-Fi, Sol, Pipa, Livro, Leão e Onda. A proposta incentivou a troca entre diferentes perfis, estimulando colaboração, criatividade e escuta ativa.
Foram debatidos temas que tocam diretamente a juventude: relações amorosas, baixa autoestima, escuridão fundamental, ansiedade, redes sociais, prática budista e estudo. Os diálogos aconteceram em um ambiente seguro, onde todos puderam compartilhar suas vivências e buscar caminhos de crescimento pessoal e coletivo.


Um dos momentos mais tocantes foi a palestra sobre saúde mental, conduzida por Gabriel Augusto, vice-coordenador da Juventude Soka da BSGI e secretário do grupo Flor de Lótus, do Rio de Janeiro. Em formato de roda viva, Gabriel provocou reflexões profundas com perguntas como: “Você já sentiu que sua mente estava contra você?” ou “Se sente pressionado pelas redes sociais?”. As respostas vieram em forma de identificação e acolhimento. Ele reforçou que sentimentos como medo ou tristeza fazem parte da nossa humanidade e não devem ser reprimidos, mas compreendidos e transformados.


Roda de conversa da Juventude Soka sobre saúde mental
Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, respondeu às perguntas dos jovens com base em sua trajetória e vitórias. Um dos temas abordados foi a construção de confiança entre as divisões, no qual Edjan compartilhou um trecho da obra Nova Revolução Humana (vol. 30.I), enfatizando a importância da comunicação clara, fundamentada e apaixonada por parte da juventude ao propor novas ideias.
Se seus planos e propostas são inovadores e sempre provocam novas ondas de avanço, com certeza as pessoas passarão a aceitar suas ideias espontaneamente. Resultados positivos geram confiança. Não desistam imediatamente nem desanimem porque uma de suas sugestões não foi aceita. Se acreditam que aquilo que estão propondo é realmente necessário e importante, analisem as falhas ou os problemas apontados, corrijam-nos e reapresentem a ideia quantas vezes forem necessárias. É importante ser persistente.1
Ao final do curso, Érica Fernandes e Clayton Costa, coordenadora e vice coordenador da Juventude Soka da CBSF expressaram sua gratidão pelo envolvimento de todos: "Desejamos que cada jovem transforme a emoção vivida neste curso em força e bons sentimentos para sua vida, muito além deste fim de semana."


Compartilhar nas