marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

A força criativa para uma vida brilhante

Ao longo das últimas cinco décadas, o presidente Ikeda explica amplamente a revolução humana sob vários aspectos. Num desses textos, analisa sete itens desse revolucionário conceito

download do ícone
ícone de compartilhamento

04/04/2015

A força criativa para uma vida brilhante
Origem do termo

Em japonês, revolução humana é ningen kakumei. O termo foi usado pela primeira vez na Soka Gakkai por Josei Toda, segundo presidente. Sua inovadora ideia de utilizar revolução humana como uma forma descomplicada de explicar “atingir o estado de buda” tornou o budismo acessível e atualizado.

Mudança drástica e contínua

Revolução humana é manifestar o Nam-myoho-renge-kyo na vida diária e, por isso, é uma mudança drástica do estado de vida aqui e agora. Além disso, é esforço constante para manter viva essa energia e continuamente revitalizar e transformar a realidade. É uma mudança de perspectiva na qual você aplica a energia do estado de buda mesmo nas coisas simples do cotidiano. Revolução humana é dar o seu melhor em tudo o que faz.

1- Saúde

A REVOLUÇÃO HUMANA revitaliza a mente e o corpo; é a forma mais saudável de vida. Embora eventualmente seja acometido de doenças, é fundamental alinhar a vida com o ritmo fundamental do universo.

NA PRÁTICA: “Não há remédio mais maravilhoso ou eficaz do que o daimoku para revitalizar a vida. Nada é em vão em nossas atividades pelo kosen-rufu — essas atividades, com certeza, são o melhor modo de vida para a boa saúde” Dr. Daisaku Ikeda

2 - Jovialidade

REVOLUÇÃO HUMANA é continuamente manifestar jovialidade. Essa energia brota do empenho no exercício budista na SGI. A fonte da energia vital também é a compaixão, a prática do shakubuku.

NA PRÁTICA: “As pessoas que abraçam a Lei Mística mantêm a juventude por toda a vida” Dr. Daisaku Ikeda

3 - Boa sorte

REVOLUÇÃO HUMANA é ter uma vida de abundante boa sorte oriunda da prática budista: daimoku e dedicação ao kosen-rufu.

NA PRÁTICA: “Acumular boa sorte não é uma questão de tempo de prática budista. É uma questão de fé, de determinação. A fé forte extrai do momento presente todo o poder acumulado no universo” Dr. Daisaku Ikeda

4 - Sabedoria

REVOLUÇÃO HUMANA se refere ao contínuo aprimoramento da sabedoria e do intelecto. Significa aperfeiçoar seu humanismo, assimilar valores e se dedicar à melhoria da sociedade. Ignorar esse aperfeiçoamento leva à derrota.

NA PRÁTICA: “A realização do gongyo e a recitação do daimoku são uma solene cerimônia que conecta o indivíduo ao grande universo. Por meio deles, você abre seu repositório interno de tesouro e o evidencia ao máximo. A partir da fonte da própria vida, manifesta-se infinita sabedoria, benevolência e coragem” Dr. Daisaku Ikeda

5 - Paixão

REVOLUÇÃO HUMANA também significa ser apaixonado pela vida e pelo kosen-rufu. Quem se devota sinceramente à prática do Budismo de Nichiren Daishonin com elevada paixão reluz entusiasmo e boa sorte.

NA PRÁTICA: “Podemos ter toda a inteligência do mundo, mas sem paixão seremos iguais a mortos-vivos. A paixão é um requisito para a felicidade. O fato de sermos felizes ou infelizes na vida é definido em grande parte pelo grau de intensidade de nossa paixão” Dr. Daisaku Ikeda

6 - Convicção

REVOLUÇÃO HUMANA é ter firme convicção.

Sem uma filosofia de vida transformadora e sólida convicção, a pessoa é conduzida pela correnteza das adversidades da vida diária.

NA PRÁTICA: “O que é imprescindível tanto na nossa vida diária como no mundo da prática da fé? A resposta é ter uma convicção inabalável! Devemos ter a mesma convicção do buda Nichiren Daishonin. Não devemos viver na indecisão, mas, viver plenamente em prol do kosen-rufu. É fundamental essa inabalável convicção tanto no trabalho como no lar e também na relação entre casais” Dr. Daisaku Ikeda

7 - Vitória

REVOLUÇÃO HUMANA é vencer continuamente. O curso da vida, assim como o kosen-rufu, é um verdadeiro duelo entre o bem e o mal. Ser vitorioso é a prova real da verdade e da justiça.

NA PRÁTICA: “O budismo é vitória ou derrota. A vida também é vitória ou derrota. É vencer ou ser derrotado. Os senhores jamais devem ser derrotados! A grande batalha dentro da sociedade também refere-se aos trabalhos e empreendimentos de cada um”

Dr. Daisaku Ikeda

Livre de dúvidas e avanço corajoso e contínuo

Revolução humana é uma mudança profunda em si enquanto se preocupa com o outro. “A essência da revolução humana é atingir o estado de vida em que, das profundezas do próprio ser, a pessoa é livre de dúvidas e de ilusões sobre a vida e compreende sua verdadeira missão”, afirma Josei Toda.

Compartilhar nas