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Budismo Fácil

A vida de cada pessoa é tão valiosa quanto o planeta inteiro

O caráter de uma pessoa revela o que ela é. O budismo capacita cada uma a ter um comportamento na vida diária condizente com o do bodisatva Jamais Desprezar, personagem fictício do Sutra do Lótus que sempre reconhecia a dignidade das pessoas e as louvava. Ele persistentemente dizia que todo indivíduo é merecedor do mais alto respeito. Sua postura é a chave da transformação do destino e também um farol para a prática religiosa no século 21

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04/07/2015

A vida de cada pessoa é tão valiosa quanto o planeta inteiro

Origens

Para começar, vamos entender a origem do bodisatva Jamais Desprezar. O budismo surgiu cerca de 500 anos antes da era Cristã na região onde hoje é o Nepal, próximo da Índia. O fundador, Shakyamuni, respondeu às perguntas fundamentais da vida, descreveu as raízes do sofrimento humano e apresentou soluções inovadoras para se conduzir uma existência plena e realizada. As conclusões de Shakyamuni, o Buda [o iluminado], se referem à essência do budismo. O suprassumo do seu pensamento está contido no Sutra do Lótus de 28 capítulos. O bodisatva Jamais Desprezar [Fukyo, em japonês.], é o personagem fictício que dá título ao 20o capítulo deste Sutra do Lótus.

Nichiren Daishonin, cerca de 1.700 anos depois, percebeu que a verdade máxima da vida e do budismo se encontrava no Sutra do Lótus e extraiu dele os elementos que culminaram com a revelação do Nam-myoho-renge-kyo e do Gohonzon. 

A Soka Gakkai nasceu em 1930 totalmente inspirada nos valores essenciais do Sutra do Lótus e de Nichiren Daishonin e, por meio da revolução humana e do princípio da dignidade absoluta da vida, promove atividades mundiais.

“O buda Nichiren Daishonin afirma que o Sutra do Lótus é a essência dos ensinamentos da vida de Shakyamuni. Diz ainda que a chave da prática ensinada no Sutra do Lótus está no comportamento do bodisatva Jamais Desprezar. Esse comportamento consta no capítulo “Bodisatva Jamais Desprezar” e mostra como viver de acordo com a fé na iluminação universal 

(Terceira Civilização, ed. 520, 10 dez. 2011, p. 50)

Total respeito

O bodisatva Jamais Desprezar tinha uma peculiaridade: qualquer que fosse a pessoa era tratada com total respeito. Ele a abordava dizendo sinceramente: “Eu o reverencio profundamente e jamais ousaria tratá-lo com desprezo ou arrogância. Por quê? Porque você praticará o caminho do bodisatva e com certeza atingirá o estado de buda”.

A reação do ouvinte era sempre hostil, até mesmo violenta: “A população respondeu atingindo-o com galhos e troncos ou jogando-lhe pedras e telhas” (BS, ed. 2.163, 19 jan. 2013). Mas Fukyo não recuava e, mesmo humilhado, continuava acesa em seu coração a chama da confiança plena de que todas as pessoas são iluminadas por natureza. A postura desse bodisatva é o modelo de caráter de um praticante do budismo.

Agir igual a Fukyo

Ser feliz é ser forte. E a maior das forças é romper as barreiras do egoísmo e com coragem reconhecer e falar a cada pessoa que ela conseguirá sem falta transformar seu destino. Esse é o comportamento de um buda e, portanto, ao agir assim, adquire-se o mesmo benefício de um buda, a iluminação, ou seja, a felicidade absoluta.

Budistas

Há três tipos de tesouro analisados pelo budismo: do cofre, do corpo e do coração. Todos se referem ao que consideramos prioritário na vida. O budismo ensina a dar valor máximo ao acúmulo do tesouro do coração, ou seja, continuamente demonstrar respeito aos outros tal qual Jamais Desprezar. 

O presidente Ikeda orienta: “Considerar o tesouro do coração como o mais valioso de todos reflete um senso de valor relacionado com o que é mais importante e precioso na vida. Demonstrar respeito pelos outros em nossas ações constitui o padrão do nosso comportamento como budistas, tendo como base esse senso de valor, ou seja, o tesouro do coração. O comportamento respeitoso do bodisatva Jamais Desprezar incorpora o ensinamento do Sutra do Lótus” (Terceira Civilização, ed. 520, 10 dez. 2011, p. 50).

Fukyo dizia a toda pessoa: 

“Eu a reverencio profundamente e jamais ousaria tratá-la com desprezo ou arrogância.

Por quê? Porque você praticará o caminho do bodisatva e com certeza atingirá o estado de buda”

Fukyo no século 21: 

levar esperança e coragem às pessoas

O presidente da SGI afirma que cada membro da organização é um bodisatva Jamais Desprezar do século 21, pessoa de nobre bom-senso que é felizes fazendo outras pessoas felizes também. 

“Expresso de forma mais simples, seria o mesmo que dizer a cada pessoa: ‘Você também concretizará a maior das felicidades sem falha.’ Dê esperança e revitalize o espírito de desafio no coração daqueles que, atolados na escuridão do sofrimento, se resignaram e se cansaram. Numa sociedade estagnada e num impasse, assegure que os seres humanos expressem seu ilimitado potencial para resolver todas as dificuldades. Cada pessoa é uma entidade da Lei Mística. Cada pessoa é digna de respeito pela virtude de sua própria humanidade. Isso é o que o bodisatva Jamais Desprezar revela com sua vida por meio de sua prática de reverenciar outros. [...] Atingir o estado de buda se parece com atingir um objetivo, mas não é o mesmo. Esse caminho é um equívoco. Estado de buda é a própria esperança em si — esperança de avançar eternamente rumo ao autodesenvolvimento, a maior realização e uma crescente serenidade e satisfação na vida. A iluminação futura que o Sutra do Lótus prediz ensina a focar o presente e o futuro, ou seja, o espírito progressivo de sempre empenhar-se para concretizar maior crescimento e auxiliar cada vez mais as pessoas a se tronarem felizes. Quando adentramos no caminho da iluminação, podemos desfrutar completamente das profundezas de nosso ser, de todas as tormentas da vida, temporais e rajadas terríveis, bem como, naturalmente, brisas primaveris, céus azuis e brilhos do sol; atingimos um supremo estado no qual a vida é alegria, e a morte, serena. Seguir esse caminho garante que experimentemos essa eterna realização com esperança. Em certo sentido, tornar-se um buda significa concretizar continuamente os princípios de “atingir o estado de buda nesta existência” e “atingir o estado de buda na presente forma” (BS, ed. 1.394, 14 dez. 1996, p. 3). 

“Shakubuku no Budismo

de Nichiren Daishonin baseia-se numa filosofia de respeito aos outros.

Mostrar respeito pelos outros

por meio do comportamento

tem o poder de mudar

a nossa vida”

Daisaku Ikeda

Jardim da boa sorte

A negatividade do mundo não contaminava o solo fértil e esperançoso do coração do bodisatva Jamais Desprezar. 

Ao acreditar sinceramente no estado de buda de cada pessoa, ele, na verdade, estava reafirmando sua própria fé. Fukyo não desanimava e, por isso, seu coração estava sempre puro e mesmo as ofensas faziam-no brilhar ainda mais. Persistentemente ele transformava sua vida interior num multicolorido jardim de boa sorte.

O comportamento de um budista é aquele que “leva esperança e convicção às suas famílias e aos companheiros por meio de um persistente otimismo e coragem, e de um íntegro bom-senso” (BS, ed. 1.429, 13 set. 1997, p. A4). 

Inspirar as pessoas pelo seu comportamento íntegro e honesto une corações, e é o ponto mais importante para se concretizar o shakubuku. 

O presidente Ikeda diz: “O shakubuku no Budismo de Nichiren Daishonin baseia-se numa filosofia de respeito aos outros. Mostrar respeito pelos outros por meio do comportamento tem o poder de mudar a nossa vida. [...]. Ao compartilharmos respeitosamente os ensinamentos do Sutra do Lótus com outras pessoas por meio de nosso exemplo de conduta como ser humano, atingimos o estado de buda. Quando nosso comportamento realiza shakubuku, incorporamos o princípio da iluminação universal em nossa vida. Realizar shakubuku por meio de nosso exemplo de conduta como ser humano sem recuar diante das dificuldades é a prática capaz de conduzir todas as pessoas à iluminação. [...] A atitude do bodisatva Jamais Desprezar é o caminho direto para nos tornarmos budas” (Terceira Civilização, ed. 520, 10 dez. 2011, p. 50).  

A boa sorte e a energia da vida de Jamais Desprezar era tamanha que mesmo os que o criticavam atingiram a iluminação numa prova real do poder transformador da fé que jamais desiste do ser humano. Nunca despreze nem manipule uma pessoa sequer. Mesmo que a lógica comum diga o contrário, respeite e a incentive e cultive no seu coração um jardim de boa sorte, gratidão e alegria.

Resumo 

O budismo ensina que a fonte da felicidade e da energia para transformar o destino é fazer a própria revolução humana desenvolvendo um caráter que jamais desacredita das pessoas. Abaixo, resumo da matéria deste caderno:

1. Tenha convicção absoluta na dignidade da vida de cada pessoa

2. Resista a tudo que tente oprimir sua fé na “iluminação de todos os seres”

3. Ponha em prática o comportamento humanístico do presidente Ikeda

4. Conquiste a confiança e a compreensão das pessoas à sua volta

5. Desenvolva um caráter otimista, corajoso, íntegro e de bom-senso

6. Pratique de corpo e alma o Nam-myoho-renge-kyo e o shakubuku

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