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Belo, bem e benefício

“Três tipos de valor” são a base do sistema pedagógico da criação de valor, desenvolvido pelo educador Tsunesaburo Makiguchi, e que podem ser aplicados em todas as esferas da vida humana

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09/09/2021

Belo, bem e benefício

REDAÇÃO

Três tipos de valor

É comum ver crianças brincado com bloquinhos de construção. Juntando peça a peça, aos poucos elas se desenvolvem e descobrem que podem montar desde formas básicas a outras mais complexas, despertando para sua capacidade inata. Podemos relacionar o conceito de “três tipos de valor” a essas peças, obviamente respeitando sua grandiosa importância para o desenvolvimento humano.

O conceito de “três tipos de valor” nos conduz a uma reflexão mais profunda sobre o que seria o benefício, em termos de prática budista. Alguns defendem a ideia de que é simplesmente conquistar algo que objetivou com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo (daimoku). Porém, a forma mais apropriada de enxergar o benefício é considerá-lo como resultado da purificação e da transformação da própria vida por meio da prática sincera obtido com o desafio de vencer as dificuldades diárias, aplicando os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin, manifestando fé e convicção. É como um processo de construção, no qual juntamos as peças das questões do dia a dia para criar algo valoroso.

Essa visão de benefício deriva do entendimento de que a boa sorte se manifesta na vida de quem a utiliza para criar valor em tudo e faz dela o próprio benefício. Numa reflexão sobre o tema, o Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai (SGI), expõe seu raciocínio: “Talvez seja mais exato considerar o benefício em termos de valor ou da criação de valor. Existem três tipos de valor: belo, bem e benefício. O oposto poderia ser denominado ‘antivalores’. Será que todos objetivam produzir valor em sua vida?”.1

Conceito de criação de valor na obra de Makiguchi

A “Teoria do Valor” de Tsunesaburo Makiguchi está contida na obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico da Criação de Valor], publicada em 18 de novembro de 1930. Josei Toda, então seu discípulo, compilou registros dos mais de quarenta anos de experiência de Makiguchi sensei em sala de aula, resultando no livro que também deu origem à Soka Gakkai que conhecemos hoje.

Nessa obra completa, Makiguchi apresenta uma ideia inovadora de que a educação Soka (criação de valor) existia para difundir o bem-estar das crianças em fase de aprendizagem. Esse foi um verdadeiro choque para a sociedade japonesa da época, mergulhada e oprimida pelo governo militarista, cuja prioridade era a reconstrução da nação e não a felicidade das pessoas.

Segundo o pensamento de Makiguchi, o valor poderia ser classificado a partir de três pontos:2

  • Belo: valores sensoriais ligados a partes isoladas da existência individual.
  • Bem: valor social ligado à existência grupal coletiva.
  • Benefício: valores pessoais ligados à existência individual orientada para si mesmo.



Amplitude do tema

Trazendo para uma discussão mais ampla, é necessário pôr em prática essa teoria de Makiguchi em todos os aspectos da vida. A grande maioria das pessoas busca a felicidade ou pelo menos se esforça para desenvolver sua condição de vida. Algumas sonham com saúde, outras com harmonia familiar e há aquelas que desejam profundamente melhores condições materiais. É importante ressaltar que não há problemas (inclusive em admitir) se essa busca estiver diretamente ligada a questões financeiras ou a bens materiais — prova disso são as orientações que relacionam três tipos de valor a questões da esfera profissional. O fundamental é entender qual o objetivo dessa conquista, pois esse questionamento nos faz compreender se o objetivo tem mesmo sentido para nossa vida.


“Três tipos de valor” no campo profissional

É muito comum relacionar o conceito de “belo, bem e benefício” às questões profissionais. Entretanto, mesmo considerando que tenhamos de nos esforçar muito para alcançar uma posição profissional que agregue os três tipos de valor, não é algo impossível. Isso está relacionado aos seus objetivos profissionais mais íntimos e, em alguns casos, à construção de uma carreira. A sabedoria budista se faz necessária justamente nesse processo, desde a opção pela carreira, da escolha das oportunidades e até de possíveis mudanças de trajeto. Ikeda sensei certa vez compartilhou o pensamento do seu mestre, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, sobre o tema:


Makiguchi ensinou que existem três tipos de valor: o belo, o bem e o benefício. No trabalho, o valor do belo significa encontrar um emprego de que gostem; o valor do bem significa encontrar um emprego por meio do qual possam ajudar os outros e contribuir para o progresso da sociedade; e o valor do benefício corresponde a conseguir um emprego que proporcione um salário com o qual possam se sustentar. Josei Toda concluiu: “O ideal de todas as pessoas é encontrar um emprego de que gostem (belo), que seja seguro financeiramente (benefício) e com o qual possam contribuir para a sociedade (bem)”.3



Exemplo do Mestre

Cabe a nós, individualmente, encontrar esses valores dentro da nossa realidade — isso é criar valor. Num diálogo publicado, o presidente Ikeda compartilha um exemplo particular, quando após a Segunda Guerra Mundial passou a trabalhar num local chamado Associação das Indústrias de Kamata. Era uma empresa de pequeno porte, porém ali o jovem Ikeda vivenciou as oportunidades necessárias para agir e avançar. O Mestre relata:

Tudo o que aprendi naquela época é de valor para minha vida hoje. O importante é desenvolver-se em sua atual situação e controlar o próprio crescimento. Uma vez que decidiram sobre um trabalho, espero que não sejam o tipo de pessoa que desiste facilmente e que sempre está insegura e reclamando. Mas, se depois de terem feito o máximo, chegarem à conclusão de que o emprego em que estão não é o melhor para vocês e então decidirem mudar, não há problemas. Minha preocupação é que essa decisão não resulte de vocês terem se abalado porque se esqueceram de que são responsáveis pelo próprio ambiente.4



Criar valor na vida

A palavra “Soka” é formada pelo primeiro ideograma chinês de sozo (“criação”) e kachi (“valor”). Assim, nossa organização tem na origem de seu nome o ideal de contribuir para que cada ser humano possa se tornar feliz e ajudar no desenvolvimento de pessoas valorosas. Ao compreender a “Teoria do Valor” que elucida o belo, o bem e o benefício, percebemos quanto ela é ampla e abrange todas as esferas da vida humana. O presidente Ikeda enaltece esse conceito:

Não existe outra forma de trazer felicidade à humanidade. O conceito de “criação de valor” (Soka) formulado por Makiguchi focaliza o valor do belo, do bem e do benefício. Esses são apenas nomes alternativos para felicidade. Portanto, a SGI é uma organização dedicada a criar felicidade, um grupo para aprender o “caminho” de criar felicidade.5


Aprendemos que é possível aplicar essa teoria tanto no cotidiano profissional como em outros aspectos. Por exemplo, enxergar as qualidades dos demais membros da nossa família e motivá-los a continuar a se desenvolver com claros e nobres propósitos. Outro exemplo de aplicabilidade da criação de valor é buscar entender de que maneira conseguiremos colaborar para o bem-estar da vizinhança, respeitando as diferenças culturais e despertando o melhor de cada pessoa. Voltando ao exemplo dos bloquinhos de brinquedo, são peças diferentes e que, a partir da ação de alguém, são unidas e dão origem a novas formas. Interessante pensar que essas pecinhas, coisa de criança, atualmente servem como apoio para pesquisas em robótica por diversas instituições de respeito — sua função evoluiu, foi ainda mais valorizada.

A sensação de força e de união e de que somos capazes de sobrepujar os dissabores da existência e ainda assim criar valor é algo que naturalmente aprendemos no convívio com os membros da organização e na realização das atividades da SGI. Ikeda sensei declara:

Sentimo-nos felizes quando conseguimos criar valor. O propósito do Sutra de Lótus é nos capacitar a desenvolver em nosso mundo interior, ou subjetivo, a grande força vital para criarmos valor independentemente das circunstâncias que encontrarmos em nosso mundo exterior, ou objetivo. É isso o que chamamos de fazer a revolução humana.6

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 1.525, 25 set. 1999.

2. MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Educação para uma Vida Criativa. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998, p. 93-94.

3. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo,v. I, p. 106-107, 2020.

4. Brasil Seikyo, ed. 1.421, 12 jul. 1997.

5. Brasil Seikyo, ed. 2.415, 14 abr. 2018.

6. Brasil Seikyo, ed. 1.525, 25 set. 1999.

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