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Conheça o Budismo

Grande voo da felicidade

A forma como enfrentamos as dificuldades é determinante para nosso avanço pessoal e coletivo

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10/02/2022

Grande voo da felicidade

REDAÇÃO

Dificuldades são fatos da vida. Todos nós passamos por desafios e isso é ainda mais evidente quando nos propomos a concretizar algo importante. Assim, a maneira como encaramos e vencemos as adversidades faz toda a diferença.

O objetivo da prática do Budismo de Nichiren Daishonin é manifestar a condição de felicidade absoluta na vida de cada pessoa, ou seja, de felicidade plena e indestrutível, que não está condicionada a fatores externos. Essa condição, denominada “estado de buda”, é revelada por um processo de profunda transformação interior com base na recitação do Nam-myoho-renge-kyo (daimoku) e em esforços constantes para aprender, pôr em prática na vida diária e ensinar a filosofia budista a outras pessoas.

Durante esse contínuo empenho de autoaprimoramento, é fundamental entendermos e reagirmos adequadamente à verdadeira natureza dos fatos e, em especial, das adversidades. O próprio surgimento das dificuldades é prova de que estamos avançando em direção à felicidade.

Por que surgem as dificuldades?

Como dissemos, quando abraçamos e praticamos a Lei Mística visando atingir a condição de buda, damos início a uma revolução para transformar fundamentalmente a nossa vida. E como em qualquer revolução, no exercício budista também forças contrárias se manifestam no interior da própria pessoa ou em meio às pessoas do seu relacionamento. São como as ondas que surgem quando o barco avança. Esses impedimentos, que aparecem no caminho do exercício budista, são caracterizados pelos “três obstáculos e quatro maldades”.1

Vencer obstáculos e maldades

Diante das dificuldades, há quem simplesmente desista e aceite tudo como falta de sorte, exima-se, lamente ou se ressinta, culpando outros ou o ambiente. Esse tipo de postura não contribui para a resolução das questões, principalmente em seu nível essencial. Em contrapartida, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, incentiva:

Quando a Lei Mística brota em nosso coração, nossa vida resplandece como o sol em perfeita paz e serenidade com força infinita. Esse é o estado de buda. A manifestação do estado de buda e a derrota das forças negativas são uma única coisa. As maldades existem tanto em nossa vida como em nosso ambiente. Porém, derrotá-las ou sermos derrotados por elas depende unicamente de nosso espírito e de nossa determinação. O importante é vencer incessantemente. A prática budista consiste em jamais desistir dessa luta. Devemos cultivar um espírito que jamais, de maneira alguma, seja arrastado por influências negativas.2

Diretriz eterna

A terceira das “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” é “Prática da fé para vencer as dificuldades”, idealizada pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, com o desejo sincero de assegurar que cada precioso membro, sem exceção, tivesse uma vida genuinamente feliz e realizada. Ikeda sensei enfatiza:

O segredo da vitória reside em possuir a fé corajosa de um rei leão, enfrentando resolutamente todos os obstáculos. (...) Toda sensei salientava a importância de ultrapassarmos cada dificuldade com que nos deparamos. “Cada vez que sobrepujamos uma montanha de adversidades fortalecemos dentro de nós a condição de vida do estado de buda que nada será capaz de destruir.” O fator crucial é desafiarmos cada problema no momento em que ele ocorrer. Não devemos aguardar até nossa fé ser profunda o bastante para tanto. É por enfrentarmos dificuldades que lapidamos nossa vida e edificamos uma fé indestrutível como o diamante. Como afirma Daishonin, “Mas, uma espada que foi bem forjada resiste até ao calor de um intenso fogo”.3

Espero, portanto, que orem pela solução de seus problemas diante do Gohonzon. Quando transformamos problemas em oração ao recitarmos Nam-myoho-renge-kyo, a coragem brota de dentro de nós e a esperança começa a brilhar em nosso coração.4



Alçar voo

Para entendermos melhor como encarar as dificuldades, vejamos um exemplo citado pelo presidente Ikeda: o avião. Em uma entrevista aos jovens, o Mestre salienta:

Naturalmente, todo o mundo quer evitar problemas e sofrimentos desnecessários. Ninguém escolhe se preocupar ou sofrer. Mas será que a mera ausência de dificuldades ou de problemas é sinônimo de felicidade? Não. A essência da felicidade é a realização interior. E a maneira de alcançar o verdadeiro sentido de realização é enfrentar nossos problemas, trabalhar duro para resolvê-los e vencê-los. (...)
Um avião consegue voar porque a resistência do vento forte contra suas asas o levanta no ar. Os ventos fortes do sofrimento com que nos deparamos em nossa juventude nos permitem subir, rumar para o futuro. (...)
Há momentos na vida em que nos encontramos assolados por tempestades inimagináveis, mas se tivermos a coragem de enfrentá-las, definitivamente vamos superar todas. A fé é a mais elevada forma de coragem.5


Consciência da missão

Como vimos, enfrentar e vencer dificuldades fazem parte do processo de revolução humana. Entretanto, para que isso ocorra, é fundamental nos fortalecer com base na prática da fé. Se nossa energia vital for fraca, até os menores problemas causam lamentação e parecem difíceis de solucionar. Manifestar vitalidade, sabedoria e boa sorte para encarar as adversidades faz com que nos fortaleçamos e não recuemos diante delas. À medida que vencemos questões cada vez maiores, mais fortes nos tornamos, mais a felicidade se consolida no âmago de nossa vida. Feliz é quem transforma o ambiente de acordo com sua condição de vida elevada. Além disso, a verdadeira felicidade somente é conquistada no cumprimento da missão como bodisatva, ou seja, nos esforços para apoiar outras pessoas nessa jornada, conforme o Mestre nos incentiva:

Quando despertamos para nossa missão como bodisatvas da terra, uma força incrível emana de dentro de nós; todos os obstáculos com que nos deparamos se tornam dificuldades que escolhemos assumir por vontade própria para ajudar a conduzir outras pes­soas à iluminação. E ao sobrepujarmos tais obstáculos, cumprimos nosso juramento de bodisatva de auxiliar os outros a serem felizes.


Nichiren Daishonin nos ensina a transformar fundamentalmente nossa atitude em relação às adversidades — deixando de ter pena de nós mesmos, questionando “Por que eu?”, e adotando uma postura cheia de brio e confiança capaz de declarar “Deixa comigo!”.6


Importância de realizar o shakubuku

O próprio presidente Ikeda nos mostra que a sincera dedicação à concretização da missão como bodisatva da terra abre caminhos mesmo em meio às maiores dificuldades. Ele relembra o movimento de propagação do budismo (shakubuku) empreendido no Distrito Kamata, em 1952, onde atuou como consultor:

A Lei Mística possui o incalculável poder de convocar e manifestar o estado de buda em todos os seres vivos e em todos os fenômenos do universo pelo passado, presente e futuro. Por ocasião daquela Campanha de Fevereiro7 de setenta anos atrás, em 1952, eu percorria [as localidades], junto com os companheiros do Distrito Kamata, para a propagação do Budismo de Nichiren Daishonin com sentimento de gratidão [a Daishonin e a Toda sensei — ambos fazem aniversário no mês de fevereiro]. Com frequência, observava as estrelas que brilhavam no gélido céu noturno. Em meio à vastidão do universo, dialogava alegremente com os companheiros de juramento do remoto passado sobre a “maior das alegrias”8 em dedicar a vida ao drama da propagação da Lei Mística.9

Vamos visualizar as dificuldades de uma condição de vida elevada, enxergando-as como oportunidades preciosas para nosso próprio desenvolvimento. Assim, poderemos consolidar cada vez mais a indestrutível condição de buda, conforme o presidente Ikeda diz:

A correta fé no Budismo de Nichiren Daishonin nos proporciona as asas da coragem, da felicidade e da vitória por toda a eternidade. Quanto mais ferozes os ventos da adversidade, mais alto alçaremos voo pela amplidão do céu e elevaremos nosso estado de vida com total tranquilidade e ilimitada alegria. Sigamos em frente com confiança e orgulho, voando serenamente com as invencíveis e indestrutíveis asas Soka pelos céus da vitória eterna!10

Notas:

1. “Três obstáculos e quatro maldades” (sansho-shima): Vários obstáculos e adversidades que tentam impedir a prática budista. Os três obstáculos são: 1) obstáculo dos desejos mundanos; 2) obstáculo do carma, que pode se manifestar na forma de oposição do cônjuge ou dos filhos; e 3) obstáculo da retribuição, também interpretado como obstáculos causados pelas pessoas às quais o praticante deve obediência, como governantes e pais. As quatro maldades são: 1) maldade dos cinco componentes; 2) maldade dos desejos mundanos; 3) maldade da morte; e 4) maldade celestial.

2. Brasil Seikyo, ed. 2.095, 13 ago. 2011, p. A6.

3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 99.

4. Brasil Seikyo, ed. 2.355, 21 jan. 2017, p. B2.

5. Idem, ed. 2.126, 6 abr. 2012, p. A2.

6. Idem, ed. 2.355, 21 jan. 2017, p. B3.

7. Campanha de Fevereiro: Em fevereiro de 1952, como consultor do Distrito Kamata, em Tóquio, Ikeda sensei iniciou uma dinâmica campanha de propagação. Naquele mês, junto com os membros de Kamata, ele rompeu o recorde até então de cem novas famílias convertidas por mês, concretizando 201 novas conversões.

8. The Record of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 212.

9. Brasil Seikyo, ed. 2.595, 22 jan. 2022.

10. Idem, ed. 2.489, 26 out. 2019, p. B14.

Fontes:

Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial, p. 44 a 49, 2019.

IKEDA, Daisaku. Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 61-64.

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