marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Mensagem

Vamos alçar um novo voo rumo à paz mundial

ícone de compartilhamento

13/01/2014

Vamos alçar um novo voo rumo à paz mundial
Descortinamos de forma resplandecente a nova era do Kossen-rufu mundial em que expandiremos cada vez mais nossa grande rede de solidariedade da dignidade da vida rumo à paz, à prosperidade da sociedade e à felicidade da humanidade!

Meus admiráveis companheiros e preciosos amigos, vamos, neste ano também, avançar com mais saúde e vivacidade, repletos de vigor, jovialidade, harmonia e união!

Para que os seres humanos vieram a este mundo?

Num trecho do capítulo “Revelação da Vida Eterna do Buda” do Sutra do Lótus, que recitamos diariamente, está elucidado: “(Nesta terra) os seres vivem felizes e tranquilos”.

Nós definitivamente não nascemos para sofrer e nos tornarmos infelizes. Nascemos para sentir a verdadeira alegria e conquistar a felicidade, sem jamais nos permitirmos ser derrotados por quaisquer infortúnios — é essa a mensagem essencial do Sutra do Lótus.

Nitiren Daishonin nos ensina que a expressão “felizes e tranquilos” significa fazer a nossa vida evidenciar ao máximo seu brilho como entidade da suprema Lei Mística e alcançar a sublime condição de ilimitada liberdade do buda. E deixa claro que o termo “seres” se refere a todos os seres humanos, a humanidade; e que “nesta terra” indica Jambudvipa, o mundo inteiro.

Dessa maneira, qualquer pessoa — em qualquer país e em qualquer época, por mais conturbada que seja — pode entoar a altiva canção do triunfo da vida de absoluta felicidade no exato local em que se encontra agora e sentir que o simples fato de viver já é a maior alegria.

Nosso grande movimento pelo Kossen-rufu consiste em nos incentivarmos continuamente para que cada vez mais as pessoas possam viver esse maravilhoso drama de vitórias com alegria e esperança.

Hoje, a comprovação dessa felicidade floresce com todo o esplendor em 192 países e territórios nos quais a SGI está presente.

Uma dedicada integrante da Divisão Feminina que, como pioneira, veio desbravando os caminhos do Kossen-rufu por onde eles inexistiam no solo sul-americano relatou a dramática trajetória de sua vida, repleta de boa sorte e benefícios, até a extraordinária transformação.

Ela disse: “De uma época em que percorria as distâncias a pé para realizar as atividades da Gakkai, hoje eu me locomovo com plena liberdade em meu carro e posso me reunir alegremente com minhas amigas numa magnífica sede regional. Uma época em que o desconhecimento e o preconceito provocavam hostilidade por se falar sobre o budismo agora se transformou, e a SGI desfruta de confiança e reconhecimento por toda a sociedade. Acredito que isso se deva a termos posto o princípio de ‘fé, prática e estudo’ rigorosamente em nossa vida diária e realizado diligentemente reuniões de palestra até hoje. Suor, lágrimas, esforços e sofrimentos dedicados ao Kossen-rufu, tudo se transforma em força para mudar o carma negativo e em imensurável boa sorte. O que mais me deixa feliz é perceber que junto com o avanço da marcha Soka pela paz, cultura e educação minha localidade está se desenvolvendo e meu país também está prosperando”.

Com todo o meu coração, quero enviar uma salva de palmas e louvar cada companheiro, sem exceção, por sua dedicada luta pelo Kossen-rufu e por sua contribuição em prol da sociedade como bom cidadão sem medir esforços.

Nas escrituras de Daishonin consta: “Há algo definitivamente extraordinário no fluxo e refluxo da maré, no nascer e no pôr da Lua, e na maneira como o verão, o outono, o inverno e a primavera cedem lugar um para o outro.

Algo inusitado também ocorre quando uma pessoa comum atinge o estado de Buda. Nesse momento, os Três Obstáculos e as Quatro Maldades aparecerão infalivelmente, e o sábio se alegrará e o tolo se acovardará” (WND, v. I, p. 637).

Tanto a vida como a sociedade são palcos de uma sucessão de batalhas contra adversidades. Contudo, independentemente do que o confronte, um sábio enfrenta tudo com jovial coragem e avança vigorosamente pelo caminho da grandiosa revolução humana superando e vencendo de maneira resoluta cada desafio.

O Budismo Nitiren é a força que cria pessoas verdadeiramente sábias e promove a união entre elas. Diante deste planeta que enfrenta tantas questões difíceis e complexas, não poderíamos dizer que a ação da SGI, de expandir de modo harmonioso e alegre esta aliança indestrutível de pessoas sábias que transcendem as diferenças, representa o próprio cumprimento de sua missão como religião mundial?

Atualmente, mantenho um diálogo com o professor Kevin Clements, diretor do Centro de Estudos sobre a Paz e os Conflitos, da Universidade de Otago, Nova Zelândia. Ele é um estudioso que herdou o espírito do seu pai, preso durante a Segunda Guerra Mundial devido a suas irredutíveis convicções antibelicistas, e vem lutando pelo fim das guerras no mundo e pela abolição das armas nucleares.

Em meu coração ressoam profundamente as palavras expressas por ele: “Na verdade, o que é necessário para se edificar uma verdadeira sociedade pacífica e solidária é a coragem”.

A essência do Budismo Nitiren também é a coragem.

Neste momento, uma esplêndida multidão de jovens cidadãos globais de ardente coragem — os nobres Bodhisattvas da Terra — desponta para desempenhar vigorosamente o seu bailar pela construção da paz e da coexistência harmoniosa, assim como está descrito no Sutra do Lótus.

“O Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido do leão” (END, v. I, p. 275), declara o buda Nitiren Daishonin. O Daimoku é a expressão da mais extrema coragem. Estamos num período em que o rugido do leão do Daimoku de juramento Seigan pela paz — que ecoa tanto no Auditório do Grande Juramento pelo Kossen-rufu, símbolo da vitória de mestre e discípulos Soka, como em cada canto da Terra — envolverá todo o nosso belo planeta azul.

Neste tempo ideal e nesta oportunidade dourada em que a SGI alça um novo voo como religião mundial, vamos nos lançar ao diálogo cheio de convicção sem temer a nada e estender incentivos de esperança aos amigos imersos em sofrimentos. Vamos edificar um mundo onde “os seres vivem felizes e tranquilos” — um lugar em que todas as pessoas possam desfrutar de uma vida plena e feliz.

Estou orando sinceramente pela boa saúde e longevidade de todos os senhores, e também pela felicidade e pelo bem-estar de seus familiares.

Em 1o de janeiro de 2014,

Daisaku Ikeda

Presidente da Soka Gakkai Internacional

Compartilhar nas