ABC do Budismo
RD
Em quem você se inspira?
Divisão dos Estudantes
08/01/2024
Em Kung Fu Panda, Naruto e Harry Potter, os protagonistas se inspiraram em seus instrutores para crescerem dentro da trama. No Budismo Nichiren, nós também aprendemos o quanto é importante e necessário ter um mestre para orientar os discípulos a fim de se desenvolverem.
Quando nos deixamos ser treinados por um mestre, entendemos que todos os seres humanos têm grande valor. Essa relação se caracteriza como “unicidade de mestre e discípulo”, em japonês, shitei funi. Enquanto o ideograma “shi” representa mestre e “tei”, discípulo, “funi” significa unicidade, ou seja, uma relação entre pessoas diferentes que se dedicam ao mesmo objetivo — no nosso caso, de levar esperança e paz para a humanidade.
Um grande exemplo dessa relação é observada nos três primeiros presidentes da Soka Gakkai. Sem se colocar em condição de superioridade, Tsunesaburo Makiguchi treinou o discípulo Josei Toda e, juntos, promoveram o kosen-rufu do Japão por meio dos ensinamentos da Lei Mística. Mais tarde, Josei Toda tornou-se mestre de Daisaku Ikeda que, por sua vez, empenhou-se pela expansão dos ideais de paz, cultura e educação para o mundo.
Nós, Sucessores Ikeda 2030, consideramos o presidente Ikeda como nosso mestre. E agora, mais do que nunca, nossa missão é sucedê-lo e levar adiante todos os seus esforços para as futuras gerações. A pergunta é: como?
Concretizar os ideais do Mestre
Cada um dos três presidentes possuía um jeito próprio de conduzir a missão do kosen-rufu. Da mesma forma, para realizar os nossos sonhos e os de Ikeda sensei, devemos atuar conforme as nossas características.
Sobre isso, o presidente Ikeda declara:
Um verdadeiro discípulo empenha-se para concretizar os objetivos do Mestre sem imitá-lo, mas pondo suas palavras em ação. As pessoas que meramente tentam imitar o Mestre agindo só na aparência vão para o caminho errado. [...] Há um caminho para cada discípulo e esse caminho encontra-se unicamente no esforço de concretizar os ideais do Mestre. (Brasil Seikyo, ed. 1.548, 18 mar. 2000, p. A3)
É por meio da nossa postura que se reconhece a unicidade com o Mestre. Se o discípulo vence, o Mestre também vence. Quando isso acontece, estabelecemos uma relação indestrutível com sensei que permeia o passado, o presente e o futuro.
Cientes disso, vamos nos esforçar em prol da nobre missão do kosen-rufu atuando conforme nossas características e sempre tendo como base os incentivos do Mestre.
Ilustrações: Brasil Seikyo
Compartilhar nas