marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
ABC do Budismo

União: o segredo para a vitória

ícone de compartilhamento

Redação

03/03/2025

União: o segredo para a vitória

O ano de 2025 está recheado de comemorações para os membros da Soka Gakkai. No dia 26 de janeiro, por exemplo, comemoramos os 50 anos de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI). Falando nisso, você já parou para pensar o quanto nossa organização se desenvolveu de lá para cá? A resposta para isso está na união!

No budismo, estudamos o princípio “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin, em japonês). Para entendê-lo, vamos estudar um escrito de Nichiren Daishonin:

Nome do escrito: Diferentes em Corpo, Unos em Mente

Data em que foi escrito: Sexto dia do oitavo mês. O ano não é informado, mas acredita-se que tenha sido entre 1275 e 1280

Quem recebeu a carta: Sacerdote leigo Takahashi

Nesta carta, Nichiren Daishonin enfatiza aos seguidores a importância da união diante das adversidades. Em um trecho, ele destaca:

Se o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos, ao passo que se o espírito de “unos em corpo, diferentes em mente” predominar, não conseguirão obter nada digno de nota (CEND, v. I, p. 646).

Na prática, isso significa respeitar as diferenças e as características de cada pessoa e, juntos, agirmos em prol da felicidade de todos. Foi com essa união em mente que os membros de vários países criaram e forjaram a SGI de hoje.

Nosso eterno mestre, Dr. Daisaku Ikeda, compara esse princípio a um bosque de bambu:

A expressão “diferentes em corpo, unos em mente” pode ser comparada a um bosque de bambu, onde cada bambu brota de forma independente, porém, suas raízes estão firmemente entrelaçadas e unidas embaixo da terra. O mesmo acontece no mundo da fé: por partilharmos as mesmas “raízes”, um espírito e um propósito em comum, cada um de nós pode crescer ilimitadamente, alcançando o infinito céu em nosso desenvolvimento e em nossas realizações (Juventude – Sonhos e Esperanças, v. 2, p. 192).

Que maravilhoso, não é mesmo? Então, para que continuemos desenvolvendo nossa organização pelos próximos anos, precisamos aplicar a união nas nossas localidades.

Para saber mais, que tal conferir a parábola do mês que ilustra a força dos bambus? Não deixe de ler também a matéria do mês. Assim, vai ficar expert no assunto!

Compartilhar nas