Notícias
BM
Bimok celebra 26 anos com encontro nacional
Brasil Ikeda Myo-on Kai da BSGI reafirma a missão de transmitir a voz do Mestre com coragem, técnica e espírito de um leão
Redação
22/04/2025

Foto comemorativa do Bimok — Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, SP. Foto: Grupo Arco-íris da BSGI
O Brasil Ikeda Myo-on Kai (Bimok) comemorou 26 anos de fundação com um encontro nacional realizado nas dependências da BSGI, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de abril.
Criado com a missão de cuidar dos sistemas de som e multimídia nas atividades da organização, o grupo atua nos bastidores com o profundo propósito de “levar a voz do Mestre ao coração das pessoas propagando os sons da sabedoria e da humildade”.
Fundado em 21 de abril de 1999 como Grupo Sonoplastia, recebeu, em 2009, uma nova denominação concedida por Daisaku Ikeda : Brasil Ikeda Myo-on Kai – Grupo Ikeda Sons Místicos do Brasil. Na ocasião, Ikeda sensei dedicou uma mensagem ao grupo:
A partir de hoje, que assinala uma nova partida, peço que construam uma história pessoal de glórias e vitórias atuando plenamente no maior palco mundial da juventude chamado SGI [...] Enfim, chegou o momento! É a partir de agora! Orem e orem incansavelmente com vigorosa coragem e força de hoje em diante.
Com esse espírito, sessenta e três integrantes de várias regiões do país participaram do curso de aprimoramento e da celebração do aniversário do grupo. O tema do encontro ressoou como um rugido: “Na alma de cada um existe a força de um vigoroso leão: todos vocês, sem exceção, são leões”.
No sábado, dia 12, o treinamento foi dividido em cinco módulos e incluiu visitas técnicas aos prédios da BSGI, estudo da mensagem do Mestre, fortalecimento do espírito de mestre e discípulo e aprimoramento técnico com a missão de transmitir emoção por meio do som.

Visita à Editora Brasil Seikyo

Em um dos módulos, os integrantes do Bimok dialogaram sobre a mensagem de Ikeda sensei

Lideres da Juventude Soka da BSGI e Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina participam do curso de aprimoramento realizado no sábado, 12 de abril
Já no domingo, os familiares se uniram à celebração dos 26 anos do grupo.
Em suas palavras, Everton Domingues, responsável pelo Bimok, reforçou que cada integrante deve atuar como um verdadeiro leão e representar o Mestre em cada ação: “O leão é o mais forte de todos os animais”, destacou, citando Ikeda sensei. “O daimoku tem a força de um rugido de leão e deve ser recitado com intensidade e determinação”.
Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka do Brasil, também compartilhou reflexões sobre o propósito do grupo, que vai muito além da técnica. Envolve caráter, disciplina, escuta atenta, resiliência e espírito de equipe, qualidades que, segundo ele, conduzem à verdadeira vitória na vida.
Edjan também apresentou o símbolo africano sankofa, que significa “voltar para buscar” e reforça a importância de olhar para o passado para construir o futuro. “Se engana quem pensa que a missão do Bimok é apenas cuidar do som. Essa é apenas a ferramenta. O propósito do grupo é formar pessoas capazes, forjadas nas angústias da vida, mas com a força insuperável de um leão”.
A atividade foi encerrada com um animado “Parabéns a você”, foto comemorativa e a firme decisão de seguir em frente como corajosos leões fortalecidos pela fé, pelo daimoku e pelo laço inquebrável com o Mestre.

Compartilhar nas