marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Ser inabalável diante das tempestades

“O budismo existe para conduzirmos uma vida justa e de plena realização. Praticamos o budismo para edificar uma existência de felicidade e de vitórias!” Com esta diretriz o presidente Ikeda atesta que a prática budista nos assegura a máxima felicidade e também àqueles à nossa volta. Toda ação pela nobre causa do budismo, felicidade das pessoas e bem-estar da sociedade, mesmo em meio aos mais temíveis desafios, se tornará uma suave brisa e abrirá um caminho de infinita esperança para a futuro da humanidade.

download do ícone
ícone de compartilhamento

20/06/2015

Ser inabalável diante das tempestades
Desde a juventude o presidente Ikeda demonstra em seu comportamento a fórmula eficaz para não nos abalarmos diante de quaisquer vendavais e, assim, manifestarmos a máxima alegria em todos os momentos.

Inspirados pela conduta do Mestre, dezenas de milhares de praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin da SGI vencem por resistirem aos mais adversos vendavais, edificando um sólido e indestrutível “eu”. O presidente Ikeda em diversas orientações narra a trajetória vitoriosa desses heróis sem coroa.

Diálogos para transformar a sociedade

“Há um casal de idosos que vive na península de Chita, na região de Aichi, Japão, que são membros pioneiros desde os primeiros dias do nosso movimento. Com inabalável determinação, seguiram pelo caminho escolhido por eles, recusando-se a serem derrotados pelo destrutivo tufão Ise Bay (também conhecido como tufão Vera), em 1959, ou pela maldade e pelo preconceito de algumas pessoas em sua localidade. Junto com seus companheiros, perseveraram na fé, esforçando-se pelo kosen-rufu e promovendo diálogos budistas com as pessoas ao redor para transformar positivamente sua querida terra natal. Eles são ativos até hoje e dizem: “Quando alguém nos criticava, isso só nos deixava mais determinados a vencer. Hoje, conseguimos cultivar um caminho de confiança e entendimento por ajudar muitas pessoas a criar um laço com o Budismo de Nichiren Daishonin. A Soka Gakkai é uma reunião de bodisatvas da terra, comprometidos em ajudar as pessoas. Sempre que nos encontramos com amigos, o caminho para uma conversa agradável prontamente se abre” (Terceira Civilização, ed. 560, abr. 2015, p.6).

Transmitir coragem às pessoas

“Uma senhora do município de Ishinomaki da província de Miyagui perdeu sua filha amada no tsunami, e toda vez que arrumava seus pertences não conseguia conter as lágrimas. Após muito daimoku, essa mãe tomou uma firme decisão: ‘Eu sou herdeira de minha filha! E darei continuidade à minha vida e à da minha filha, que desejava se tornar uma mulher alegre e capaz de transmitir coragem às pessoas’. Para uma mãe que perdeu o filho, Nichiren Daishonin confortou-a assegurando: ‘Para uma mulher que recita Nam-myoho-renge-kyo, não há como não se encontrar com o filho em seu coração, no âmago de sua vida’” (BS, ed. 2.129, 28 abr. 2012, p. B1)

Ser um autêntico altruísta

“Um líder do Departamento de Médicos de Osaka, cujas atividades acompanhei de perto por muitos anos, perdeu a mãe doente, quando estava no ensino fundamental. Sua avó, membro da Soka Gakkai, foi seu modelo na fé. Ele participou de reuniões da Divisão dos Estudantes, nas quais ganhou confiança em si mesmo e foi profundamente inspirado pela maneira altruística de vida ensinada no Budismo de Nichiren Daishonin, que se baseia no respeito pela dignidade da vida. Esforçando-se constantemente com a determinação de vencer por meio do estudo, ele se tornou médico pesquisador. Hoje dedica-se ativamente como líder em sua área de escolha e em nosso movimento pelo kosen-rufu, com um profundo sentimento de gratidão e retribuição.” (Terceira Civilização, ed. 561, maio 2015, p. 6).

Ser feliz e propagar a felicidade

O presidente Ikeda nos inspira: “Nada é mais incentivador do que saber que temos companheiros em todo o Japão e ao redor do mundo que estão unidos a nós pelo espírito de ‘diferentes em corpo, unos em mente’, e que um fluxo constante de seres humanos de valor — que continua­rão a se tornar ‘mais azul que o anil’ — está surgindo” (Idem, ed. 558, fev. 2015, p. 6)

Portanto, orar e incentivar-se mutua­mente é a efetiva fórmula que conduz à felicidade e à transformação de toda a sociedade.

“Diz um provérbio: ‘Um coração fraco acostuma-se à miséria e torna-se submisso, mas um coração forte eleva-se acima do infortúnio’. A verdadeira felicidade não é a ausência de sofrimento; não se pode esperar que todos os dias sejam alegres e tranquilos! A verdadeira felicidade consiste em formar uma identidade tão sólida que continue sempre digna e indomável como um palácio imponente, faça sol ou faça chuva”

Dr. Daisaku Ikeda

Compartilhar nas