Conheça o Budismo
BS
As vantagens de praticar o budismo
26/03/2016
Prática religiosa com efeitos reais
“O budismo não é mera teoria”, afirma o presidente Ikeda. A prática religiosa na SGI tem efeitos reais e ativa quatro qualidades ou características: eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza. Segundo o dicionário de termos da SGI, essas são as “quatro virtudes”.
O efeito concreto experimentado por um praticante budista é migrar de uma vida dominada pelos “quatro sofrimentos” (nascimento, envelhecimento, doença e morte) para um cotidiano valoroso e repleto de júbilo permeado pelas “quatro virtudes”.
Diálogo com filósofo
O presidente Ikeda dialogou com Lou Marinoff, filósofo canadense, que lhe perguntou como o budismo interpreta as virtudes. Eis a resposta:
— Um exemplo pode ser as “quatro virtudes” que são as características dos bodisatvas e budas: eternidade (jo, em jap.), felicidade (raku), verdadeiro eu (ga) e pureza (jo) (The Inner Philosopher, p. 142).
Ele, então, descreve cada uma delas:
Eternidade: Refere-se à percepção da constante presença da natureza de buda em si e em todos.
Felicidade: É desfrutar a vida com grande vitalidade.
Verdadeiro eu: É estabelecer uma firme e indestrutível identidade que supera nosso limitado ego.
Pureza: É agir com mente pura e bondade inerente mesmo diante do mundo real.
Torre de Tesouro
O budismo se preocupa com o “eu”, o caráter. A felicidade ou infelicidade está atrelada à forma de encarar a realidade e reagir diante dos desafios.
Com pouca energia vital e iludida sobre a essência da vida, a pessoa constrói a felicidade como um castelo de areia: o mundo mental fica frágil diante das mudanças do ambiente.
Já quem impulsiona o dia a dia com a recitação entusiasmada do Nam-myoho-renge-kyo manifesta um caráter resistente e radiante, a pessoa “constrói um ‘eu’ que permanece sempre firme e inabalável como uma ‘torre de tesouro’”, afirmou o presidente Ikeda ao filósofo.
Muda dentro, muda fora
A maneira de encarar o cotidiano é completamente diferente dependendo da quantidade de energia vital.
Quando falta força interna, sofremos principalmente porque experimentamos o mundo de forma distorcida. É radical a transformação de uma vida pautada pelos quatro sofrimentos para uma existência iluminada pelas “quatro virtudes”. Tudo muda porque a percepção sobre quem você realmente é passa por uma completa ressignificação: o tempo da vida é experimentado como eternidade, a felicidade passa a permear tudo, há discernimento de que seu verdadeiro eu é forte e amplo, e reage-se diante das coisas com total pureza.
Ao manifestar as “quatro virtudes”, viver fica muito gostoso e tudo flui no ritmo harmonioso do universo. O resultado é um impacto direto na forma de se postar diante dos fatos diários. A ambiente também reage: “Quando mudamos a nós mesmos [ao manifestar as ‘quatro virtudes’], nós mudamos nosso ambiente e avançamos sem restrições pelo caminho de uma vida plena. Esse é o significado de revolução humana” (Ibidem).
Forma prática de felicidade
Engana-se quem acha que é necessário, por exemplo, montar uma tabela de ações com as “quatro virtudes” ou iniciar um “curso intensivo”. Nada disso é necessário.
Quem recita e propaga com alegria o Nam-myoho-renge-kyo manifesta por completo essas virtudes. Ao promover as atividades tendo o presidente Ikeda como modelo de conduta, vivenciamos as “quatro virtudes” de uma só vez.
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