Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Conhecendo mais o budismo

Para saber mais sobre o estudo desta edição, leia perguntas e respostas do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI

ícone de compartilhamento

24/02/2018

Conhecendo mais o budismo

1 - Quatro sofrimentos

>Por que nascimento é um sofrimento?

Em geral, o nascimento é considerado um momento festivo de imensa alegria para todas as pessoas que estão à sua volta. Então, por que o budismo o considera um dos “quatro sofrimentos” fundamentais da vida? Desde o momento da concepção até o nascimento, há diversas adversidades enfrentadas pelo novo ser. Por outro lado, o nascimento é o início de uma nova etapa, isto é, do convívio com os inúmeros problemas da realidade da vida. Dessa perspectiva, o budismo considera o nascimento como um dos “sofrimentos” da vida. Em outras palavras, ele marca o início da batalha pela vida.

2 - Como enfrentar os “quatro sofrimentos da vida” — nascimento, envelhecimento, doença e morte?

Ninguém consegue escapar dos quatro sofrimentos da vida, independentemente da classe social, econômica ou intelectual. A questão fundamental se encontra em como enfrentar esses quatro sofrimentos, desde o nascimento até a morte.

A prática do Budismo de Nichiren Daishonin oferece o caminho para, em nossa vida diária, ao vivenciarmos as mais diferentes experiências, e nos proporciona uma visão positiva para todos os acontecimentos.

O presidente Ikeda diz: “A felicidade está em escalar as montanhas e cruzar os vales da vida, atravessar seus picos escarpados, avançando sempre com integridade e coragem. Um magnífico palácio somente pode ser construído quando trabalhamos incessantemente para isso, dia após dia e com toda a nossa força, até que esteja enfim concluído. O mesmo acontece com a vida”.

Podemos conquistar uma vida de valor nos baseando numa filosofia que nos possibilite evidenciar o nosso potencial para mudar o destino em vez de sermos arrastados por ele. A isso chamamos de “religião da revolução humana” — conquistar uma vida de plena felicidade, indestrutível, e capaz de vencer os quatro sofrimentos fundamentais da vida.

Característica do Budismo Nichiren da Soka Gakkai

3 - Qual a principal diferença do Budismo Nichiren da Soka Gakkai e outros tipos de budismo?

Nichiren Daishonin, com base no Sutra do Lótus, se conscientizou de sua missão em prol da paz e felicidade das pessoas e se levantou para concretizá-la tornando a Lei Mística acessível a todos.

Nos seus últimos anos de vida, o discípulo Nikko Shonin compilou suas preleções sobre o Sutra do Lótus e se empenhou também de forma excepcional na propagação dos ensinamentos de Nichiren Daishonin, preservando para todo o futuro o real espírito do Gohonzon revelado por seu mestre. Com o tempo, esse espírito e prática foram se perdendo, transformando-se em uma religião caracterizada por cerimônias e rituais.

No entanto, a Soka Gakkai é a entidade religiosa que herdou fielmente o espírito de Nichiren Daishonin e tem como objetivo a felicidade das pessoas por meio de comprovações reais na vida de seus praticantes, atestando que o budismo é a própria vida diária.

O Buda Nichiren Daishonin afirma em seus escritos que o Gohonzon é o “estandarte da propagação do Sutra do Lótus” (CEND, v. II, p. 91). Isso significa que o Gohonzon foi revelado por Daishonin com o propósito de possibilitar a todas as pessoas o caminho para a felicidade absoluta.

Nenhuma outra linhagem possui este engajamento. Algumas ressaltam o valor das cerimônias, outras transformaram o Gohonzon em amuleto. Esse tipo de conduta vai contra ao espírito do buda Nichiren Daishonin.

Por meio da união harmoniosa com base na filosofia da revolução humana, os membros da SGI do mundo inteiro atuam como cidadãos comprometidos com o bem-estar social e a dignidade da vida. Ao mesmo tempo, propagam os ensinamentos de Nichiren Daishonin num grande movimento em prol da paz.

Compartilhar nas