Conheça o Budismo
BS
Faça das amarguras felicidade e a compartilhe com o mundo
11/05/2019
Pelo princípio budista de “transformação de veneno em remédio”, é possível transformar uma vida de sofrimentos (veneno) em uma vida de felicidade (remédio). Isso nos ajuda a compreender que, ao surgirem as dificuldades cotidianas, precisamos nos fortalecer com a prática budista e vencer cada uma delas. O termo “transformação de veneno em remédio”, refere-se à citação do Sutra do Lótus como “um grande médico que transforma veneno em remédio”.1
Dê significado à sua vida
Utilize os infortúnios da vida como combustível para a vitória. Crie, inove, utilize suas conquistas para incentivar as pessoas. Não se deixe derrotar sendo vencido pela dificuldade, pois assim estará perdendo para sua própria fraqueza.
No romance Nova Revolução Humana, volume 6, o presidente Ikeda, autor da obra, conta a história de uma japonesa que se mudou com o marido para Teerã, no Irã, mas não via sentido em continuar vivendo naquele país por não se adaptar à cultura local. Considerando que muitos outros japoneses se mudariam para aquele país, ele a incentivou a utilizar sua dificuldade para criar algo que ajudasse os compatriotas nessa mudança. Ou seja, ele a incentivou a dar significado à sua vida.
Não há nada a temer
Uma importante questão a ser lembrada sempre é que as dificuldades fazem parte da vida de todos os seres humanos, budistas ou não. O Budismo de Nichiren Daishonin propõe a transformação de uma vida de sofrimentos para a condição de elevada felicidade, mas isso não quer dizer que a pessoa estará livre de problemas. Trata-se de uma prática da fé que possibilita a todos os seres humanos desenvolver seu ilimitado potencial (sua condição de buda) e perceber que os fenômenos que ocorrem no dia a dia estão diretamente ligados às causas cometidas, positivas ou negativas, nesta existência e em existências passadas.
Na Soka Gakkai, os praticantes do Budismo Nichiren aprendem sobre alguns pontos que os ajudam a conduzir a vida de maneira valorosa. Entre os mais comuns estão a lei de causa e efeito, a importância de elevar a condição de vida e de aprender que tanto a alegria quanto a tristeza fazem parte da vida. E com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo (daimoku), despertar a elevada condição de vida, de energia vital e sabedoria imensuráveis para vencer qualquer dificuldade.
Canalize suas energias para o que realmente importa
É comum o ser humano se afligir ou desistir de algo por conta das dificuldades. O desespero não levará a nada. Já a constante e convicta prática de que se pode vencer qualquer dificuldade faz surgir também uma grande coragem, própria de quem não teme a nada. É necessário focar no que realmente importa empreendendo nisso o máximo das energias, em cada passo a ser dado. A determinação de vencer e a confiança de que tudo dará certo — porque as ações necessárias para isso já estão sendo tomadas — são imprescindíveis para a vitória. Agir de forma positiva, recitar daimoku diante do Gohonzon e compartilhar com as pessoas sobre o poder do Nam-myoho-renge-kyo são atitudes cruciais para atravessar as dificuldades da vida diária e vencer de forma absoluta.
O que você devolve para o mundo nos momentos de dificuldade?
Já parou para pensar nisso? A consequência comum para uma pessoa amargurada é compartilhar amargura e tristeza. Mas com o autoconhecimento e a visão crítica que o budismo nos incentiva a desenvolver, conseguimos quebrar esse padrão e agir de forma diferente. Mesmo nos momentos de tristeza, por se ter convicção da vitória e ao elevar a condição de vida, somos capazes de devolver esperança às pessoas. Existem diversas formas de fazer isso: sorrindo, agindo com cortesia, e a mais importante de todas, encorajando-as a compreender que mesmo em meio a tantas dificuldades elas têm a condição de buda inerente à sua vida. Elas também podem transformar o veneno em remédio!
Compartilhe a limonada
Lemos nesta matéria que “transformação de veneno em remédio” é extremamente profunda porque sugere que conquistemos a vitória, não somente por nós próprios, mas para incentivar os outros a vencer também. Oração e ação são essenciais; fé e convicção, também. Com total respeito, ilustramos o tema do Conheça o Budismo deste mês com uma comparação do dito popular muito conhecido: podemos fazer do limão uma refrescante limonada, e podemos fazer das dificuldades o fator crucial para a vitória na vida diária. Dessa forma, se a vida lhe der limões, pegue cada um deles e, com sua experiência, faça uma deliciosa limonada e a compartilhe com os demais brindando à felicidade.
“É vital que considerem tudo de uma forma positiva e construtiva deste momento em diante, e que vivam vigorosamente tendo como base a sua fé”2
Daisaku Ikeda
“Enquanto viver, existirão infindáveis sofrimentos e desafios como a doença, a morte, os problemas de relacionamentos, as insatisfações por não obter aquilo que se deseja etc. Não há como fugir deles. São realidades inexoráveis da vida. A prática da fé, o daimoku, é a força que realiza infalivelmente a ‘transformação de veneno em remédio’. O sofrimento do ‘veneno’ transforma-se no remédio chamado ‘felicidade’.
Os problemas transformam-se em fonte de iluminação e felicidade. Quanto maiores os problemas e sofrimentos, maior a felicidade alcançada. Essa é a força do Nam-myoho-renge-kyo e,
por essa razão, quem recita
Nam-myoho-renge-kyo não tem medo de nada porque não há o que temer”
Daisaku Ikeda
(BS, ed. 1.222, 17 abr. 1993, p. 4)
Compartilhar nas