marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Das amarguras à felicidade

Para saber mais sobre o estudo desta edição, leia as respostas do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/05/2019

Das amarguras à felicidade

1. Faço bastante daimoku para fortalecer a minha fé e para entender como “transformar o veneno em remédio”, mas sinto como se não estivesse vencendo. O que mais preciso fazer?

 

Fé é outro nome para esperança infinita. Não existe vida sem problemas e sofrimentos. A questão é como lidamos com as provações e adversidades, aparentemente intermináveis e que continuam a nos perseguir. Simplesmente as aceitamos e nos entregamos a elas como se fossem fatalidades? Ou mantemos a chama da esperança acesa e as encaramos, levantando-nos para enfrentar os desafios do momento?

A chave para se edificar uma vida feliz depende justamente de qual atitude tomamos. Em seus escritos, Nichiren Daishonin esclarece os princípios budistas, para nos ensinar: em vez de tentar fugir dos problemas, devemos confrontá-los imbuí­dos de coragem e encará-los como oportunidades para manifestar o elevado estado de buda.

O princípio de “transformação de veneno em remédio” elucida que somos capazes de transformar os sofrimentos e problemas (veneno) na mais suprema felicidade do estado de buda (remédio). Com base neste princípio, o presidente Ikeda afirma que quanto maiores os sofrimentos e obstáculos que encontramos, maiores serão a alegria e a felicidade que alcançamos por meio da nossa forte prática do Budismo de Nichiren Daishonin.

 

2. Estava passando por um momento de grande sofrimento, e tentando superar as dificuldades tomei uma decisão errada. Ainda assim, posso transformar essa dificuldade em felicidade?

 

O extraordinário do princípio de “transformação de veneno em remédio” é que ajuda a compreender que na vida de cada um de nós, mesmo que aconteça um erro, uma falha ou decisão errada, somos capazes de transformar este erro ou infortúnio em causas de vitória ainda maior. Isto é, não importa qual seja a circunstância na vida de uma pessoa, com base na fé ao Gohonzon, dedicada ao grandioso ideal do kosen-rufu, tudo ganha significado de vitória. Tudo vale a pena.

Através da transformação de veneno em remédio, até o erro vale a pena, pois ele se torna causa da própria revolução humana. O presidente Ikeda orienta da seguinte forma: “Desde que exista fé, é possível transformar tudo em algo valoroso e significativo. Não existem impasses para quem pratica o budismo. ‘É o daimoku! Basta recitar daimoku!’; ‘É tudo única e exclusivamente pelo kosen-rufu!’ — ter essa determinação ardente e ação apaixonada são a força que abre os caminhos na escuridão da noite” (BS, ed. 2.325, 28 maio 2016, p. C2-C3).

Compartilhar nas