Legado para a humanidade
Desde sua juventude, o Dr. Daisaku Ikeda dedica-se a apoiar as bases da construção de uma cultura duradoura de solidariedade entre os povos. Para tanto, desde a década de 1960, promove importantes diálogos com líderes mundiais do cenário político, acadêmico, cultural e religioso com o propósito de debater medidas concretas para a resolução dos desafios que a humanidade enfrenta. Entre eles, eminentes defensores da paz, como Aurelio Peccei, Adolfo Pérez Esquivel, Joseph Rotblat, Nelson Mandela, Mikhail Gorbachev, Wangari Maathai e Rosa Parks.
Ao longo dos anos, Dr. Ikeda também fundou conceituadas instituições promotoras da educação humanística, do intercâmbio cultural e de atuação em prol do progresso da paz. Isso inclui a Associação de Concertos Min-On para a promoção da música e do intercâmbio cultural, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Centro Ikeda para a Paz, a Aprendizagem e o Diálogo (antigo Centro de Pesquisa de Boston para o Século 21), o Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política (antigo Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa de Políticas) e o Instituto Soka Amazônia para pesquisas e educação ambiental no Brasil. Ele também é o fundador do sistema educacional Soka no Japão e no Brasil, da Universidade Soka no Japão e nos EUA e dos jardins de infância Soka em seis países.
Dr. Ikeda (segundo da dir. para a esq.) caminha com o Dr. Toynbee (segundo da esq. para a dir.) em Londres (Inglaterra, maio 1972). Crédito: Seikyo Press
Somado a essas realizações, o Dr. Daisaku Ikeda também é um prolífico escritor, com mais de 250 obras traduzidas e publicadas em cinquenta idiomas, compostas por poemas, diálogos, ensaios, propostas de paz, conferências universitárias, poesia, literatura infantil e artigos.
Títulos e homenagens
Presidente Ikeda (à dir.) recebe do então presidente da Universidade Queen’s Peter Gregson o título de doutor honorário da instituição (Tóquio, Japão, maio 2009). Crédito: Seikyo Press
Em 1981, o Dr. Ikeda recebeu o título de Poeta Laureado da Academia Mundial de Poetas. A designação como Poeta Laureado do Mundo foi concedida em 1995 e, Poeta dos Povos do Mundo, em 2007. Em 2010, o Dr. Ikeda foi considerado “o maior poeta vivo do mundo” pela Sociedade Intercontinental de Poesia Mundial (WPSI). No Brasil, desde 1993, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Por todos os empreendimentos desenvolvidos em prol da paz, da cultura e da educação, ele já foi agraciado com inúmeras homenagens, dentre elas, sobressaem os mais de 397 títulos de doutor honorário e professor honorário de renomadas instituições acadêmicas de todo o mundo.