Obras
Estou com meu amigo
Na Praia de Morigasaki.
Forte é o perfume do mar,
Em frente às ondas
Que se afastam.
Temos dezenove anos.
Que caminho seguiremos?
(Trecho do poema Praia de Morigasaki publicado na RDez, ed. 188, ago. 2017, p. 18-19)
Daisaku Ikeda viveu sua juventude em meio à turbulência da Segunda Guerra Mundial. Em busca de respostas para o vazio espiritual que sentia, ele lia vorazmente obras da literatura mundial e os grandes pensadores. E encontrou na poesia um meio de expressar seus sentimentos e pensamentos. Esse foi o início da jornada do prolífico escritor que hoje inspira o coração de milhões de leitores.
Em 1949, o jovem Ikeda começou a trabalhar na Editora Nihon Shogakkan, sua primeira oportunidade para desenvolver os talentos literários como editor de uma revista infantil.
Inspirado pela trajetória de seu mestre, Daisaku Ikeda começou a escrever o romance Revolução Humana em dezembro de 1964, resultando num total de 12 volumes. Em meio a intensos afazeres, a partir de agosto de 1993, dedicou-se ao romance Nova Revolução Humana, considerado a maior obra da sua vida.
Jovem Daisaku Ikeda se dedica ao trabalho na editora de Josei Toda. Crédito: Kenichiro Uchida
Com 30 volumes, foi concluída em 2018 e traz o registro do desenvolvimento da Soka Gakkai e da Soka Gakkai Internacional a partir da união de pessoas que compartilham o objetivo de transformar o mundo num lugar digno para todos.
Com maestria, o Dr. Daisaku Ikeda escreve poesias, romances, ensaios, artigos, histórias infantis e propostas de paz. Atualmente, são mais de 250 obras traduzidas para 50 idiomas, sendo que cerca de 80 já foram publicadas pela EBS em língua portuguesa.
“Escrevo sobre o potencial humano e sua força infinita. Sobre o nobre aspecto dos heróis e heroínas do povo, que se levantam decididamente contra as tempestades de provações que sopram violentamente, transformam sofrimento em alegria e fazem ecoar o hino do ser humano!”.
Exemplares de livros de autoria de Daisaku Ikeda em diferentes idiomas. Crédito: Seikyo Press