marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

Correnteza jovem

Há quarenta anos, a Divisão dos Jovens da BSGI foi fundada por Ikeda sensei durante a sua terceira visita ao Brasil em 1984

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

07/03/2024

Correnteza jovem

A alegria da juventude se encontra no pulsar da esperança de construir, abrir e acreditar no futuro; é a plenitude da vida que proporciona um novo desafio de forma radiante, sem se abalar diante de quaisquer sofrimentos ou fracassos; é o ressoar da alma que compartilha as alegrias e os sofrimentos com o amigo de forte laço criado em meio a um brilhante encontro. É o orgulho de edificar a base sólida de uma existência de vitoriosa felicidade, com regularidade e sinceridade. A correta prática da fé é a fonte dessa alegria última da juventude.1

Assim Ikeda sensei incentivou calorosamente os jovens em certa ocasião, relembrando o dia em que se encontrou pela primeira vez com seu mestre, Josei Toda, aos dezenove anos de idade.

Com essa mesma alegria pulsante da juventude, no decorrer da terceira visita do Mestre ao Brasil, em 1984, foi fundada a Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI, durante encontro realizado no auditório do Colégio Santo Agostinho, na capital paulista, em 11 de março. Essa data passou, então, a denominar-se “Dia da Divisão dos Jovens”.

Na época, participaram representantes de diversas localidades do país, assinalando o marco inicial dos esforços da Juventude Soka, que, ao longo de quatro décadas de história, vem criando sucessivas ondas de jovens “valores humanos” a impulsionar o movimento pela paz da Soka Gakkai e contribuindo para promover uma transformação real e positiva na sociedade brasileira.

Os primórdios

No Japão, antes mesmo de assumir como segundo presidente da Soka Gakkai, em 3 de maio de 1951, Josei Toda iniciou uma série de atividades de aprimoramento com alguns jovens, visando ao desenvolvimento do kosen-rufu mundial. Todos os encontros resultaram na fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ), em 11 de julho, e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), em 19 de julho daquele ano.

O Japão havia acabado de sair derrotado da guerra, e a miséria e a destruição imperavam no país. Assim, os participantes tinham de trabalhar até altas horas da noite e enfrentavam grandes dificuldades para participar das reuniões. Entretanto, superaram todas as adversidades e se uniram para mudar o destino da nação.

A fundação das duas divisões ocorreu na antiga sede da Soka Gakkai, em Nishikanda. Em um trecho do discurso do presidente Josei Toda, proferido na fundação da DMJ, consta:

O kosen-rufu é a missão que devo cumprir infalivelmente. Quero que se conscientizem plenamente que cada um de vocês da Divisão dos Jovens também se encontra nessa mesma nobre posição. Observando a recente história da revolução de Meiji, notei que sua força propulsora foram os jovens da época. Na época de Nichiren Daishonin, também, os discípulos que mais atuaram foram os jovens. Os jovens sempre moveram e construíram a nova era. Por favor, meu único desejo é que sem falta vocês realizem com as próprias mãos essa nobre e grandiosa missão.2

Na histórica reunião de fundação da DFJ, Toda sensei discorreu sobre o futuro da divisão, dizendo:

Todas as moças da Soka Gakkai devem, sem exceção, ser felizes. Até agora, pode-se dizer, em síntese, que a história da mulher sempre foi triste pelo próprio destino trágico. Para as moças que abraçaram a Lei Mística em plena juventude não há mais razões para chorar pela fatalidade do destino. Portanto, é necessário viver uma existência com pura e devota fé. Nessas condições, todas poderão ser felizes. É o que eu desejo e deixo como saudações para hoje. Sejam felizes!3

Nessas duas cerimônias estava reunida a primeira geração dos jovens líderes do kosen-rufu, herdando a tradição construída pelos veteranos. Após o falecimento de Josei Toda, em 1958, Ikeda sensei assumiu a sublime tarefa de criar e de incentivar os jovens sucessores. Depois de tomar posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, em 3 de maio de 1960, veio cumprindo ininterruptamente essa missão. Em cada atividade, delineou o futuro para a juventude da organização.

No Brasil

A partir da fundação da DJ da BSGI, em 1984, uma tradição de superação e de vitórias tem sido construída por seus integrantes. Eles vêm assinalando contínuos passos de avanço marcados por importantes atividades, como a Convenção Cultural dos Jovens, conhecida como a “Convenção da Chuva”, realizada em 17 de outubro de 1999, no Centro Cultural Campestre; e a Convenção dos Jovens Monarcas da Nova Era da BSGI, promovida em 3 de maio de 2009, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP. Esse local também será palco da Convenção Comemorativa da Juventude Soka, a se realizar no dia 26 de maio deste ano (2024), grande ápice do movimento dos 100 mil jovens humanistas empreendido pela divisão.

Convenção Cultural dos Jovens, conhecida como “Convenção da Chuva” (17 out. 1999)

Convenção Cultural dos Jovens, conhecida como “Convenção da Chuva” (17 out. 1999)


Convenção dos Jovens Monarcas da Nova Era da BSGI (3 maio 2009)

Convenção dos Jovens Monarcas da Nova Era da BSGI (3 maio 2009)



Esse movimento da Juventude Soka do Brasil objetiva fortalecer a solidariedade dos jovens unidos pela paz e pelo respeito à dignidade da vida; promover a consciência do ilimitado potencial humano e da revolução humana como chaves para o progresso da sociedade; e contribuir com a solução de desafios comuns à humanidade a partir de ações locais, centradas nos bairros e comunidades.4

Carregando no coração o desejo sincero de corresponder aos anseios de Ikeda sensei, que deixou serenamente sua nobre existência em 15 de novembro de 2023, os jovens discípulos brasileiros vêm triunfando sobre os desafios diários da época atual para cumprir o juramento seigan como sucessores do kosen-rufu e abrir o caminho da esperança e da felicidade para o Brasil e para o mundo.

No topo: Integrantes da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil (set. 2023).

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.194, 7 set. 2013, p. B2.

2. IKEDA, Daisaku. Incontida Alegria. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 5, p. 108-109, 2023.

3. Ibidem, p. 111.

4. Disponível em: https://extra2.bsgi.org.br/dj/juventudesoka/#objetivos . Acesso em: 4 mar. 2023.

Fotos: BS

Compartilhar nas