Especial
BS
Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo
Brasil Seikyo apresenta a identidade visual da convenção dos jovens, assim como o seu significado. Rumo a 26 de maio, cada qual, vamos vencer nossos desafios pessoais e envolver a todos neste movimento
Redação
09/05/2024
Brasil Seikyo apresenta a identidade visual da convenção dos jovens, assim como o seu significado. Rumo a 26 de maio, cada qual, vamos vencer nossos desafios pessoais e envolver a todos neste movimento
SOL
Budismo do Sol
“Nichiren Daishonin afirma: ‘O devoto do Sutra do Lótus é como o Sol ou o leão’.1 Peço a vocês, que estudam e praticam a maior filosofia do mundo, que evidenciem a sabedoria do budismo, que é a própria sociedade, de forma alegre como o sol e corajoso como o leão, demonstrando, de modo intrépido, a comprovação de que budismo é vitória ou derrota na própria vida.”
Mensagem do presidente Ikeda para as atividades comemorativas da Divisão dos Jovens (Brasil Seikyo, ed. 2.615, 16 jul. 2022, p. 3).
JOVEM
Rede solidária dos jovens Soka
“É meu desejo que os honrosos integrantes da Juventude Soka superem e vençam cada provação diante de si, fazendo soar o novo sino do kosen-rufu, que é a própria paz mundial, na vanguarda da rede jovem de cidadãos globais.”
Mensagem do presidente Ikeda para as atividades comemorativas da Divisão dos Jovens (Brasil Seikyo, ed. 2.638, 8 jul. 2023, p. 3)
FLOR DE LÓTUS
Viver uma juventude com base na fé
“Nichiren Daishonin afirma: ‘Como a Lei é maravilhosa, a pessoa é digna de respeito; já que a pessoa é digna de respeito, a terra é sagrada’.2 A Lei Mística, a mais correta de todas as justiças, é o magnífico princípio da dignidade da vida no mundo e a grande filosofia da paz. É fonte ilimitada da coragem invencível e da sabedoria para criar valor. Vocês, que abraçaram essa Lei Mística ainda jovens, são capazes de suplantar qualquer tipo de sofrimentos e de dificuldades e vencer na juventude.”
Mensagem do presidente Ikeda para as atividades comemorativas da Divisão dos Jovens (Brasil Seikyo, ed. 2.571, 10 jul. 2021, p. 3)
CORAÇÃO
Coração do rei leão, majestoso coração Soka
“O ‘coração do rei leão’ representa a máxima coragem. É também a energia vital fundamental que se manifesta naqueles que reúnem essa coragem. Essa força interior é, na realidade, a fonte da vitória. Não há outra forma de atingir a vitória total senão evidenciar ao máximo essa coragem do rei leão.”
(Diálogo sobre a Religião Humanística, v. 3, p. 159)
PÁSSARO
Alçar voo rumo ao kosen-rufu mundial
Fazendo do coração do Mestre o meu próprio coração, jurei voar em prol do kosen-rufu mundial por este céu imenso como o grande pássaro da lenda chinesa.
Trecho do poema O Azul é Mais Azul que o Índigo (Brasil Seikyo, ed. 2.564, 15 maio 2021, p. 26)
FOLHAS E FLORES
Floresta de “valores humanos”
“Meu desejo é que todos, sem exceção, cresçam como uma grande árvore que não se abala diante das tormentas e ergam uma floresta de ‘valores humanos’ emergidos da terra a contribuir para o bem das pessoas comuns e da sociedade.”
Mensagem do presidente Ikeda para as atividades comemorativas da Divisão dos Jovens (Brasil Seikyo, ed. 2.522, 4 jul. 2020, p. 3)
MÃOS EM ORAÇÃO
Bons amigos e bons veteranos
“Nichiren Daishonin declara: ‘Quando uma árvore é transplantada, ainda que soprem ventos fortes, ela não tombará se estiver sustentada por uma firme estaca’.3 Ele afirma que, da mesma forma, uma pessoa ‘não tropeçará se aqueles que a apoiam forem fortes’,4 ensinando a importância dos bons amigos. Ainda jovens, vocês abraçam uma elevada filosofia budista do mundo. E, além disso, possuem companheiros que praticam juntos este budismo.”
Mensagem do presidente Ikeda para as atividades comemorativas da Divisão dos Jovens (Brasil Seikyo, ed. 2.522, 4 jul. 2020, p. 3).
LEÃO
Unicidade de mestre e discípulo
“Daishonin declara: ‘O primeiro shi [que significa ‘mestre’ do vocábulo shishi, ou leão, é a Lei Maravilhosa [Lei Mística] transmitida pelo mestre. O segundo shi [que significa ‘filho’] é a Lei Maravilhosa conforme recebida pelos discípulos’.5 Naturalmente, o ensinamento transmitido e o ensinamento recebido são o mesmo. Portanto, o rugido é o imponente som do kosen-rufu — o som de mestre e discípulos unidos na recitação do daimoku e na propagação da Lei Mística.”
(Brasil Seikyo, ed. 2.426, 7 jul. 2018, p. B2)
BRASIL
MUNDO
Notas: 1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p., 641, 2020. / 2. Ibidem, v. II, p. 364, 2017. / 3. Ibidem, v. I, p. 635, 2020. / 4. Ibidem. / 5. The Record of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 111.
Juventude Conectada ao Coração do Mestre
Chegamos ao mês de maio, repleto de profundos significados, e estamos a poucos dias da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, que celebrará a união de 100 mil jovens humanistas em todo o Brasil. Que movimento extraordinário está sendo criado! A organização inteira parece estar aquecendo os motores para um avanço jamais visto.
Seria eu mero passageiro nessa jornada? Com tantas organizações, com tantas pessoas, qual será meu papel?
Ikeda sensei certa vez usou uma analogia feita por Linus Pauling:
Aprendemos no curso de física que a pressão exercida no final do pistão dentro do motor de um automóvel é o resultado do bombardeamento de trilhões e trilhões de moléculas de gasolina aquecida. A contribuição de cada molécula é muito pequena em relação ao total da pressão exercida, mas, se cada uma decidisse que não tem importância, o motor não funcionaria. Da mesma forma, o sucesso de um movimento em massa depende de cada ser humano participar e contribuir para a concretização do objetivo.1
Nos três primeiros anos em que Toda sensei assumiu a presidência da Soka Gakkai, a organização passou de 3 mil membros para 100 mil famílias. Ikeda sensei revela que, se comparássemos a organização a um navio, naquela época, o presidente Josei Toda seria a hélice propulsora do avanço e, ao mesmo tempo, o capitão, guiando o rumo. Apesar do avanço conquistado, ele vislumbrava um desenvolvimento ainda maior e, por isso, precisava que alguém assumisse o papel da hélice propulsora. Com esse objetivo, Toda sensei criou uma estrutura de “staff da Divisão dos Jovens”, em 1954, e nomeou Ikeda sensei seu coordenador. Josei Toda solicitou que os jovens Soka se tornassem a força motriz para idealizar e promover todos os aspectos do kosen-rufu.
Ikeda sensei tornou-se o combustível que impulsionou o avanço esperado por seu mestre. No primeiro mês de sua liderança, ele reuniu 5 mil jovens e, cinco meses depois, promoveu um encontro com o dobro de participantes. Os resultados da propagação do budismo só cresceram. Em 1956, a organização chegou ao feito de 11.111 novas famílias convertidas num único distrito e num único mês. Um ano após a sua posse como terceiro presidente, Daisaku Ikeda reuniu 100 mil jovens. Sobre essas conquistas, sensei declara:
Havia decidido que aquela atividade seria meu derradeiro feito como coordenador do staff da Divisão dos Jovens, e hasteei orgulhosamente a bandeira da vitória total para o mundo inteiro ver. Essas realizações não foram fáceis, todas vincularam uma luta feroz que intimidaria qualquer um por ser desafiadora demais ou até impossível. Mas como discípulo de um grande mestre, não aceitaria a derrota.2
Para nossa jornada a partir de agora, o papel de cada um já foi designado por Ikeda sensei:
Por mais que a época se torne caótica, aprofundando as fissuras por conflitos e divisões, se houver a grande solidariedade dos jovens Soka em prol da paz, cultura e educação, hasteando a grande filosofia do respeito à dignidade da vida e reverberando o daimoku da prática individual e altruística, com certeza é possível iluminar os povos do mundo e irradiar com alegria e sabedoria o dia de amanhã do planeta.3
Vamos navegar por novos mares, alçar novos voos, desbravar novas estradas. Todos estão convida-dos a entrar nessa jornada, não como passageiros, mas como força propulsora, como “coordenadores de staff da Divisão dos Jovens da nova era”.
Excelente viagem!
Livia Endo
Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1667, 14 set. 2002, p. A3.
2. Idem, ed. 2.410, 10 mar. 2018, p. B4.
3. Idem, ed. 2.411, 17 mar. 2018, p. C2.
Info da Vitória
Acompanhe pela Extranet e pelo BS+ os informativos sobre a convenção.
Fique ligado!
Faaaala, pessoal! Tudo bem?
O grande dia da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo está chegando e temos a certeza de que vocês lançaram grandes objetivos e que já conquistaram muitas vitórias!
Aliás, conte para nós suas vitórias e as da sua organização para que possamos compartilhar com todos que estão na luta dessa grande atividade!
Acesse e responda ao formulário quantas vezes quiser!
https://forms.gle/ifopqqvvqYJSnHZH6
Ah, você pode subir sua foto por aqui também.
Compartilhar nas