marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Tesouro das Quatro Estações

Limpeza de fim de ano: deixe o quarto e o coração reluzindo!

Série de incentivos escrita pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a Divisão dos Estudantes Futuro

download do ícone
ícone de compartilhamento

Daisaku Ikeda

15/11/2022

Limpeza de fim de ano: deixe o quarto e o coração reluzindo!

Estamos a apenas um mês do Ano-Novo.

Este ano [texto originalmente publicado em dezembro de 2019], tufões e chuvas torrenciais causaram grandes danos em várias regiões [do Japão]. Alguns de vocês ainda podem estar enfrentando dificuldades em virtude disso. Os esforços para limpar o local onde moram talvez prossigam. Seus familiares também podem estar prestando inestimável apoio às pessoas da comunidade para ajudá-las a reconstruir suas vidas. Estou orando, de todo coração, para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível de modo que possam dar uma nova partida repleta de esperança.

***

É costume no Japão fazer uma boa faxina na casa e no local de trabalho pouco antes do fim do ano para começar o ano novo com tudo limpo e agradável.

Alguns podem não gostar de fazer limpeza ou considerar uma tarefa chata, mas, ao verem como o ambiente ao redor ficou bonito, tanto você como os outros se sentirão felizes e renovados.

A faxina de fim de ano também representa uma ótima oportunidade para demonstrar gratidão aos pais. Ao cumprir a sua parte, você fará com que eles e todos da família se sintam felizes e estimados. Isso também os ajudará a compreender o esforço árduo daqueles cujo trabalho consiste em limpar as ruas e os prédios da cidade.

A razão pela qual os centros culturais e as sedes regionais da Soka Gakkai estão sempre bonitos e limpos é porque grupos de voluntários se empenham incansavelmente nos bastidores para mantê-los assim.

***

Desde a infância, sempre encarei a “hora da limpeza” como a “hora do crescimento”. Quando comecei a trabalhar na empresa de Josei Toda, costumava chegar ao escritório 30 minutos antes para limpar as janelas e passar pano nas mesas para que todos pudessem desfrutar de um ambiente de trabalho limpo e agradável. Ficava feliz em auxiliar meu mestre, o mínimo que fosse.

Konosuke Matsushita (1894–1989), fundador do grupo Panasonic, também considerava a limpeza algo muito importante. Ele construiu uma empresa global e era amplamente admirado como um gênio da gestão empresarial. Tive a honra de encontrá-lo várias vezes.

Presidente Ikeda e Matsushita

A convite do presidente Ikeda, o Sr. Matsushita visita a Escola Soka de Kansai (Osaka, out. 1975)

Aos 9 anos, ele foi morar longe de casa para trabalhar como aprendiz em Osaka. Mais tarde, quando trabalhava numa loja de bicicletas, acordava às 5 horas da manhã para varrer a rua em frente ao estabelecimento. Então, arrumava o interior da loja e lustrava as bicicletas que estavam à venda. Mediante tais esforços, seguiu avançando até abrir o próprio negócio aos 23 anos.

Certa ocasião, quando a empresa começava a crescer, os funcionários realizaram a faxina de fim de ano. Eles fizeram um bom trabalho, exceto pelos banheiros, que foram deixados de lado. Matsushita pegou uma vassoura e um balde com água e passou a limpar os banheiros. Ao verem isso, os funcionários vieram correndo ajudá-lo.

Não esperar as outras pessoas para fazer algo e entrar em ação por si mesmo: essa é a força motriz da vitória na vida. Por meio do seu exemplo, o Sr. Matsushita mostrou que aqueles que assumem as tarefas que ninguém mais quer fazer são os mais admiráveis de todos.

***

Não seria maravilhoso se pudéssemos deixar o nosso coração reluzindo da mesma maneira que a nossa casa e o nosso quarto ficam depois de uma boa faxina?

Nichiren Daishonin ensina como podemos fazer isso. O segredo para polir nosso coração [para que ele brilhe como um espelho cristalino] é recitar daimoku — Nam-myoho-renge-kyo. É orar não apenas para a nossa própria felicidade mas também pela felicidade de nossos familiares e amigos.

Daishonin afirma: “Manifeste profunda fé polindo seu espelho [seu coração] dia e noite. Como deve poli-lo? Não há outra forma senão recitar Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. I, p, 4).

Espero que vocês, meus jovens amigos, desafiem a si mesmos e se esforcem na faxina de fim de ano e também na recitação de daimoku! Façam com que seu quarto e seu coração brilhem e avancem com toda energia no próximo ano!

Fonte: Traduzido e adaptado da série “Tesouro das Quatro Estações” da edição de dezembro de 2019 da Boys and Girls Hope News, publicação mensal da Soka Gakkai voltada para a Divisão dos Estudantes Futuro.

Compartilhar nas