Conteúdo
Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento
A sinceridade é essencial para um vibrante crescimento
ABC do Budismo
RD
Significado do Gohonzon
Divisão dos Estudantes
15/11/2022
No QG dos Sucessores Unidos, um alerta começa a soar...
Nove jovens chegam na Sala de Emergência. A cidade está sob ataque de uma poderosa e misteriosa força que está deixando todos desanimados. São as maldades que penetram no coração das pessoas impedindo-as de avançar e aproveitam para causar discórdia em todos os lugares.
Dai: Amigos, o Lucas e a Oli estavam no centro da cidade quando o ataque começou. As energias deles foram sugadas, mesmo assim, eles conseguiram voltar até o QG para nos alertar.
Bodhi Man: Pelo que eles contaram, precisaremos de energia extra para vencermos a maldade.
Lucas: Energia extra não será suficiente! Vocês não estavam lá para ver, precisaremos de energia ilimitada!
Dai: Então, vamos ao Gohonzon!
Por que buscar o Gohonzon?
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, relata: “Toda sensei [segundo presidente da Soka Gakkai] comparava o Gohonzon a ‘uma máquina de fazer felicidade’, mas somente quando temos uma fé correta podemos nos beneficiar do infinito poder da Lei e do Buda” (Brasil Seikyo, ed. 1.221, 10 abr. 1993, p. A6).
O presidente Ikeda também enfatiza: “A Lei Mística é invisível. Apesar disso, não há dúvidas sobre sua existência. Nichiren Daishonin revelou o supremo objeto de devoção, o Gohonzon, na forma de um mandala para extrairmos e manifestarmos o poder da Lei Mística da nossa vida” (Brasil Seikyo, ed. 1.598, 7 abr. 2001, p. A6).
Mas, se está dentro de nós, por que orar ao Gohonzon?
Para entender a forma como o Gohonzon interage com a nossa vida, vejamos a seguinte analogia: “Todas as pessoas possuem dentro de si o Nam-myoho-renge-kyo ou a natureza de buda. No entanto, esse estado é invisível e não o enxergamos com os olhos de mortal comum. Da mesma forma que é necessário um espelho para melhor se arrumar, também é preciso de algo para enxergar a natureza de buda inerente na vida” (Brasil Seikyo, ed. 1.598, 7 abr. 2001, p. A6).
O que é o Gohonzon?
A palavra go é um prefixo honorífico e a “palavra japonesa honzon significa ‘objeto de devoção ou respeito fundamental’, ou seja, o objeto que respeitamos e para o qual nos devotamos tendo-o como a base fundamental da vida” (Brasil Seikyo, ed. 2.327, 11 jun. 2016, p. A8).
O que está escrito nele?
Segundo um artigo da revista Terceira Civilização:
O Gohonzon é um pergaminho inscrito em sânscrito e em caracteres chineses e japoneses. No centro está escrito “Nam-myoho-renge-kyo Nichiren” e o nome Nichiren está grafado em japonês. Nam ou Namu, de Nam-myoho-renge-kyo, é uma transcrição fonética da palavra sânscrita namas, e Myoho-renge-kyo é uma expressão chinesa.
Entre os representantes dos dez mundos (mundo do inferno, mundo dos espíritos famintos, mundo dos animais, mundo dos asura, mundo dos seres humanos, mundo dos seres celestiais, mundo dos ouvintes da voz, mundo dos que despertaram para a causa, mundo dos bodisatvas e mundo dos budas) escritos nos lados esquerdo e direito [do Gohonzon], os nomes Fudo-myo e de Aizen-myo estão expressos em siddham, uma ortografia sânscrita medieval. Isso significa que o Gohonzon está expresso em ideogramas de três países: Índia, China e Japão.
Dessa forma, o Gohonzon representa a fusão da própria vida do buda Nichiren Daishonin e a Lei do Nam-myoho-renge-kyo. Todos os princípios e conceitos budistas estão, portanto, nele contidos. Daishonin concentrou no Gohonzon todos os seus ensinamentos e deixou claro o caminho para que todas as pessoas, sem exceção, possam atingir a iluminação. (Terceira Civilização, ed. 434, out. 2004, p. 8)
Por que palavras escritas numa folha de papel têm tal poder?
Ikeda sensei explica:
O papel pode ter um poder extraordinário, não concorda? Jogaria fora um cheque de 50 mil ou de 100 mil ienes por se tratar ‘apenas de papel’? Se recebesse um telegrama dizendo ‘Sua mãe se encontra em estado crítico’, o impacto não seria profundo, apesar de serem apenas palavras escritas no papel? Um mapa é apenas papel. Mas, se confiarmos nele e o utilizarmos chegaremos ao destino pretendido. O Gohonzon é o objeto de devoção para ativarmos um grandioso estado de vida de modo que possamos nos tornar genuinamente felizes (Brasil Seikyo, ed. 2.276, 23 maio 2015, p. D1).
O Gohonzon existe para a iluminação e para a genuína felicidade de todas as pessoas por todo o eterno futuro dos Últimos Dias da Lei.
De volta ao QG
Bodhi Man: Agora sim. Depois de recitarmos daimoku diante do Gohonzon, sinto que estamos com a nossa energia vital na carga máxima!
Lucas: Partiu, então, ajudar nossos companheiros a vencer este poderoso inimigo?
[Continua na próxima edição]
Saiba mais:
Cf. Terceira Civilização, ed. 434, out. 2004, p. 8
Compartilhar nas