Conteúdo
DIY DEZ
RD
Inspirar o mundo por meio das fotografias
Em agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Que tal aproveitar a data para aprender algumas dicas e melhorar suas fotos?
Redação
01/08/2023
Ilustração do daguerreótipo
O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto, data em que, em 1839, foi anunciado o daguerreótipo, um dispositivo que fixava a imagem em uma placa de cobre revestida com prata.
Com o passar do tempo, as máquinas fotográficas foram se desenvolvendo até chegar na câmera reflex monobjetiva.1 Ela foi uma das primeiras a serem utilizadas pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. Por meio dela, o Mestre iniciou sua trajetória na fotografia.
Mesmo com uma rotina atarefada, ele sempre se esforçou para registrar os momentos vivenciados em suas viagens, pois seu sentimento era fazer com que a fotografia fosse como uma luz capaz de penetrar no coração das pessoas e um meio para transmitir alegria, esperança e coragem.
Hoje, com os aparelhos portáteis, temos a oportunidade de tirar fotos de alta qualidade com facilidade, por isso, que tal melhorar suas habilidades e, dessa forma, inspirar as pessoas com suas fotografias, assim como faz o Mestre? Confira as nossas dias:
Proporção áurea
Essa é uma técnica que transforma suas fotos em verdadeiras obras de arte. Ela é uma fórmula que nos ajuda a criar composições equilibradas. Para aplicá-la, basta imaginar a foto dividida em três partes verticais e horizontais. Os pontos de intersecção dessas linhas são os lugares perfeitos para colocar os objetos principais da foto. Experimente e você verá como suas imagens vão ficar ainda mais bonitas!
Moldura
Vocês já viram uma pintura em uma galeria de arte? Geralmente, elas têm molduras bonitas que destacam a obra. Nas fotos, também podemos usar essa técnica. Ao enquadrar o objeto principal, criamos um foco especial para ele. É possível usar árvores, portas, janelas ou até mesmo as mãos de um amigo para criar esse efeito.
Simetria e assimetria
Simetria é quando a foto se iguala dos dois lados, como um espelho. Isso cria um efeito bonito e harmonioso. Por outro lado, assimetria é quando temos elementos diferentes de cada lado da foto, o que proporciona uma sensação de movimento. Para usar essas técnicas, podemos procurar reflexos em água, linhas no chão ou até mesmo objetos interessantes.
*Dica RDez
Se quiser aprender um pouco mais sobre fotografia, clique aqui e confira esta outra matéria publicada na RDez.
Você sabia?
Os primeiros experimentos fotográficos não foram feitos para criar imagens, e sim para estudar óptica.2
O estudioso árabe Ibn Al-Haytham (945-1040) inventou a câmera escura para demonstrar como a luz poderia ser usada para projetar uma imagem em uma superfície plana. Em 1600, os artistas começaram a usar a câmera escura para ajudá-los a desenhar e pintar imagens mais detalhadas. Foi somente em 1826 que o francês Joseph Nicéphore Niépce conseguiu o primeiro registro fotográfico permanente.
Ele colocou uma gravura em uma placa de metal revestida de betume e depois a expôs à luz. As partes sombrias bloquearam a luz e as áreas brancas permitiram que a luz reagisse com os produtos químicos da placa. Quando Niépce colocou a placa de metal em um solvente, uma imagem apareceu gradualmente. Todo esse processo demorou oito horas!
Notas:
1. As câmeras reflex monobjetivas possuem um sistema no qual a imagem capturada pela lente é exatamente a mesma que o fotógrafo vê no visor e que vai sair no filme. Isso acontece por causa de um sistema de captura de imagens composto por espelhos e prismas da câmera.
2. A óptica é uma área da física que busca compreender os fenômenos relacionados à luz.
Fotos: Getty Images
Compartilhar nas