Notícias
BS
Entoando a melodia da paz e da amizade
07/09/2002
“Vivemos em um mundo onde as pessoas estão esquecendo o real propósito da vida, a felicidade”, com base nessa afirmação os núcleos desenvolveram uma dramatização que contou a “História de Lisa”, uma jovem que possui grandes sonhos e objetivos, mas que enfrenta muitas dificuldades. As apresentações foram diversificadas. No núcleo Norte/Centro/Trabalhadores–Fernão Dias, o Quinteto de Sopros, o grupo da Bandeira e da Baliza, o Pompom-Tai, a mini-banda, relatos de experiência, palavras de decisão foram se desenrolando em meio ao diálogo dessas duas amigas que mostraram que qualquer circunstância negativa pode ser transformada com sabedoria e coragem pela prática budista e com a mudança no interior de cada pessoa.
O evento desse núcleo foi realizado no auditório do Centro Cultural da BSGI com a participação do vice-presidente adjunto, Ieyasu Hase. Em suas palavras de boas-vindas, Amélia Kaori Toyoshima, vice-responsável pelo núcleo, discorreu sobre o papel desempenhado por cada uma das jovens, que segundo ela, procuram transmitir paz e esperança às pessoas por meio da música. “Cada uma dessas jovens vêem empreendendo incansáveis esforços diários em suas locais de trabalho, na escola, nas comunidades em que residem, enfim, onde quer que estejam a fim de ampliarem os laços de companheirismo e amizade, criando assim uma sociedade mais harmoniosa e humana”, disse.
Júlia Shiguetori, responsável pelo núcleo, incentivou os participantes a desafiarem suas circunstâncias não importando o que aconteça, construindo assim uma sociedade de paz por meio do que aprendem no budismo.
Por sua vez, Liza Miki Saito, vice-coordenadora da NEK da BSGI, agradeceu a todas que se empenharam para a concretização do “Dia do Amigo”, lembrando que era a primeira grande atividade realizada após a comemoração dos 39 anos de fundação da NEK da BSGI, ocorrida em 18 de agosto. “Sejam fortes como verdadeiros anjos da paz. Uma pessoa forte consegue ser feliz”, concluiu.
Encerrando, Ieyasu Hase lembrou que, quando era membro da banda masculina Taiyo Ongakutai, aprendeu a tocar transmitindo esperança a todos os companheiros, fortalecendo-os e impulsionando-os na prática da fé diária. Disse também que as jovens da NEK possuem sonhos grandiosos e que se esforçam para alcançá-los por meio da prática budista. “O Budismo de Nitiren Daishonin é uma filosofia que revela o verdadeiro aspecto que existe nos fatos do dia-a-dia e em nossa vida. A prática do budismo nos indica qual o caminho correto a seguir. Para isso, é preciso seriedade e ser sincero consigo próprio. Budismo não é teoria, é prática”, finalizou.
No Núcleo Leste-Sudeste, a atividade foi realizada na Sede Regional Ermelino em duas sessões. A primeira contou com a participação da coordenadora da DF da BSGI, Kiyoko Aguirre. Nesse núcleo houve apresentações do Sexteto de Sopros, de Pífano, Piccolo e Percursão; Lira, coral e conjunto musical.
Kiyoko incentivou todas a fazerem das circunstâncias negativas da vida uma oportunidade para transformarem o sofrimento em alegria. “As pessoas que tem problemas na vida e na sociedade se escondem e se envergonham. Mas quem pratica o Budismo de Nitiren Daishonin consegue polir a vida por meio do sofrimento. Como jovens, não percam as esperanças!”, finalizou.
Dessa forma, as integrantes da Nova Era Kotekitai mostraram aos seus parentes e amigos a importância de seguir uma filosofia que as direcione à felicidade com o espírito de serem vitoriosas todos os dias.
Compartilhar nas