Conteúdo
Nas Asas dos Seus Sonhos
Profissionais da área jurídica — os campeões que lutam para proteger as pessoas
Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre...Cuiabá
Poliana Jacqueline Oliveira Queiroz 33 anos Responsável pela DE da RM Cuiabá Organização: RM Cuiabá, Sub. Centro-Oeste, CRE Oeste Recomenda aos visitantes: Cuiabá se destaca pela geografia, principalmente por diversos rios que cortam a cidade, por seus monumentos históricos, além da rica gastronomia!
04/05/2020
A cidade que é o “coração” da América do Sul
Visitar o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), o Museu da Caixa D’Água, o Parque das Águas, a Orla do Porto e comer uma ventrecha de pacú frita.
No estado também tem pontos turísticos como a Chapada dos Guimarães, que é cercada por cachoeiras, além de Jaciara, cidade propícia para a prática de esportes radicais, entre outros.
A gastronomia mato-grossense se destaca por peixe assado ou frito, bolo de arroz e guaraná ralado. A temperatura diária na capital é em média de 40 ºC, e o povo, muito caloroso na recepção das pessoas.
E como são as atividades da DE por aqui?
A RM Cuiabá tem membros da DE por boa parte do estado do Mato Grosso, de norte a sul, mas a maior concentração está na capital, Cuiabá.
Pelo menos uma vez ao ano, líderes e secretários viajam mais de 500 quilômetros até a cidade de Sinop para participar de uma grande atividade no interior com o objetivo de nos aproximar de todos os Estudantes. As atividades são sempre animadas e criativas e contam com o apoio dos familiares.
Um pouco de história
Oficialmente criada em 8 de abril de 1719, Cuiabá tem 301 anos. Foi fundada pelos bandeirantes paulistas, pois estava subordinada à capitania de São Paulo naquela época. No porto, local em que se passa uma parte significativa da sua história, houve o surgimento dos bairros no início do século 18. Ali se fixaram as residências e as primeiras pensões e hotéis, e o comércio também foi estabelecido.
A região de Mato Grosso foi desmembrada de São Paulo em 1748, tornando-se também uma capitania, e a vila foi elevada à categoria de cidade em 17 de setembro de 1818. Em agosto de 1835, Cuiabá se tornou a capital da então província de Mato Grosso.
Saiba mais: http://www.cuiaba.mt.gov.br
Geodésico do continente
Cuiabá está situada no eixo central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico. A cidade fica no coração do continente, exatamente na área central que divide o bloco de terra.
A determinação do local exato do Centro Geodésico da América do Sul foi trabalho de Marechal Rondon, em 1909. Medições realizadas por engenheiros, em 1975, confirmaram a condição. Com 20 metros de altura, um obelisco feito de mármore protege o marco original que registra as coordenadas exatas 15º35’56” de latitude sul e 56º06’55” de longitude oeste.
Muita água!
Cuiabá é passagem de quatro rios importantes: Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. O enorme volume de rios, aquíferos e nascentes espalhados por todo o território da cidade resulta numa das maiores reservas de água doce do continente.
Bandeira
Foi criada em 18 de agosto de 1972, escolhida em um concurso. O modelo adotado é um retângulo verde e branco com as bordaduras em círculo na cor amarelo ouro, com a inscrição em letras vermelhas “Villa Real do Bom Jesus de Cuiabá — 1719”. Na parte central, um marco na cor verde representa o centro geográfico da América do Sul, e abaixo, os vértices do marco remetem a um monte de ouro, símbolo da riqueza aurífera de Cuiabá.
Origem
Há versões para o nome Cuiabá, mas todas derivam de dialetos indígenas. No guarani, deriva de kuayaverá, o rio das lontras brilhantes. A versão da tribo Bororó denominava o lugar onde viviam como Icuiapá. Há também aglutinação das palavras de cuia (vasilha) e abá (criador).
Como se fala
Confira algumas expressões cuiabanas:
É mato: abundante;
Ladino: esperto, inteligente;
Moloide: fraco;
Muxirum:mutirão;
Pinchar: jogar fora.
Pessoas
É a 35a cidade mais populosa do país, com 612.547 habitantes.¹
Gentílico
Quem nasce em Cuiabá é cuiabano.
Geografia
Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em extensão. Só perde para o Pará e o Amazonas. Tanto espaço assim abriga três biomas: a Amazônia, com 56,6%; o Cerrado, com 39,6%; e o Pantanal, com 6,8%.
Compartilhar nas