marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de Palestra

Carta para Jakunichi-bo - Parte 4 de 6

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de maio

download do ícone
ícone de compartilhamento

04/05/2020

Carta para Jakunichi-bo - Parte 4 de 6

Trecho do Gosho

"Aqueles que se tornarem discípulos e seguidores leigos de Nichiren deveriam compreender os profundos laços cármicos que compartilham com ele e propagar o Sutra do Lótus da mesma maneira que ele faz. Ser conhecido como devoto do Sutra do Lótus é um destino amargo, porém inevitável.”

(CEND, v. II, p. 260)

Vamos entender

No Gosho Carta para Jokunichi-bo, o buda Nichiren Daishonin explica a seu discípulo a importância da nossa missão e da relação de mestre e discípulo, fator essencial para concretizar a paz mundial. Então, vamos estudar com a máxima disposição!

Cenário histórico

Esta carta foi escrita para um jovem discípulo chamado Jakunichi-bo Nikke, e provavelmente redigida no ano de 1279. Jakunichi-bo e sua família se tornaram discípulos de Nichiren Daishonin e compartilhavam seus ensinamentos com as pessoas da região.

Na carta, Daishonin diz que seus discípulos também precisam se esforçar e transmitir o supremo ensinamento do Nam‑myoho‑renge‑kyo para o bem de todas as pessoas.

Mestre e discípulo — uma relação eterna

No dia 3 de maio de 1960, o jovem Daisaku Ikeda assumiu como terceiro presidente da Soka Gakkai. Sua posse registrou um marco na história do kosen-rufu mundial, e neste ano a organização completa sessenta anos de contínuo avanço.

O sentimento de Ikeda sensei, desde que conheceu o seu mestre, Josei Toda, foi de corresponder-lhe promovendo a paz e a felicidade por onde passasse. Certa vez, o jovem Daisaku expressou sua decisão como discípulo no seguinte poema:

Hoje, mais uma vez, 

Ergo-me como mensageiro do Buda, 

Hei de me empenhar até o último momento 

Para cumprir o juramento que fiz ao
meu mestre. 

(Nova Revolução Humana, v. 7, p. 75)

O juramento de mestre e discípulo era sua fonte de coragem, e, como somos Sucessores Ikeda 2030, também o assumimos como nosso!

Seja um verdadeiro cidadão do mundo

No final da carta ao discípulo Jakunichi-bo, Nichiren Daishonin cita a seguinte frase: “O que fizemos para os outros ontem, hoje alguém fará para nós” (CEND, v. II, p. 260). Nela, ele demonstra a relação de mestre e discípulo existente entre eles, além de ensinar que nossa missão é falar do Nam‑myoho-renge-kyo para todas as pessoas, desejando-lhes a felicidade.

Certa ocasião, os Estudantes expressaram ao presidente Ikeda o que para eles seria um cosmopolita (cidadão do mundo). “Aqueles que fazem amizade com pessoas de outros países” e “pessoas que conhecem vários países e seus costumes” foram algumas definições. Além das inúmeras opiniões, o presidente Ikeda acrescentou que aqueles que se dedicam incansavelmente pelo kosen-rufu e pela felicidade das pessoas são os verdadeiros cosmopolitas. Isso porque, mesmo que conheçam vários lugares ou tenham amizade com pessoas de países diferentes, não é garantia que conseguirão conquistar o respeito e a admiração dos outros em alguma parte do mundo. Por isso, os indivíduos que oram sinceramente pela felicidade de toda a humanidade são os verdadeiros cidadãos do mundo!

Gosho é ação!

“Só podemos experimentar a verdadeira grandiosidade do budismo pondo seus ensinamentos em prática” (Brasil Seikyo, ed. 2.374, 3 jun. 2017, p. B1). Com base nessa afirmação de Ikeda sensei, como Sucessores Ikeda 2030, que tal realizarmos boas ações e conversarmos com nossos amigos e familiares sobre o que é ser um cosmopolita?

Vamos ser Estudantes que atuam pelo bem da humanidade!

Glossário

Cosmopolita

Do grego kosmopolítes, cosmopolita é aquele que deseja transcender a divisão geopolítica inerente às cidadanias nacionais dos diferentes Estados e países soberanos. 

Sutra do Lótus

Sutra do Mahayana que revela o verdadeiro aspecto de todos os fenômenos e a verdadeira identidade de Shakyamuni como o buda que atingiu a iluminação. Uma das escrituras budistas mais conhecidas, esse sutra ensina que todas as pessoas podem atingir o estado de buda.

Compartilhar nas