marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Três provas

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/07/2021

Três provas

Explicando...

Pense em três situações: primeira, nos dias em que você não está muito bem, toma um remédio receitado por seu médico e após algum tempo aquele mal‑estar desaparece; segunda, na história da maçã que caiu da árvore e essa observação ajudou Isaac Newton a formular sua teoria da gravidade; terceira, e em quando recita Nam‑myoho‑renge‑kyo com todo o coração e então manifesta disposição, energia e alegria fazendo muitas coisas no dia a dia. 

Esses três casos têm algo em comum: foram documentados e tiveram sua teoria comprovada por meio de provas reais.

No Budismo Nichiren, existe um princípio básico chamado “três provas”, o qual permite verificar se determinada religião é capaz de conduzir todas as pessoas, sem nenhuma distinção, ao estado de buda nesta existência. 

Conheça as “três provas”

“Prova documental”: são escrituras (documentos) que as religiões e doutrinas se baseiam como um meio para verificar se seus ensinamentos estão sendo propagados de acordo com o que está documentado pela palavra escrita. 

No Budismo de Nichiren Daishonin, são as cartas de incentivo que Daishonin enviava aos seus discípulos, seus próprios escritos budistas (em japonês: Gosho).

“Prova teórica”: permite verificar se a doutrina religiosa e as afirmações estão de acordo com a razão e a lógica. 

O Budismo Nichiren valoriza muito a razão, conforme diz a passagem da escritura O Herói do Mundo: “Budismo é razão” (CEND, v. II, p. 99). Também é um critério para avaliar a validade e universalidade de um ensinamento.

A prova teórica no Budismo de Nichiren Daishonin é a profunda filosofia de vida capaz de explicar de forma clara todas as questões fundamentais do ser humano. Com base na lei de causa e efeito, o Budismo de Nichiren Daishonin elucida de forma racional, como e por que se manifestam os diversos acontecimentos na vida das pessoas, determinando sua felicidade ou infelicidade (...).1

“Prova real”: é a comprovação real na vida das pessoas da própria prática da fé embasada nos ensinamentos budistas. Ao praticar corretamente, manifesta-se comprovações no dia a dia e na sociedade.

Esta frase de Nichiren Daishonin demonstra a importância da prova real: “Ao julgar os méritos relativos das doutrinas budistas, eu, Nichiren, acredito que os melhores critérios são aqueles da razão e da prova documental. E ainda mais importante que a razão e a prova documental é a prova real”.2

As “três provas” na prática  

Você se lembra das três situações citadas no “Explicando...”? Veja uma análise mais a fundo para entender as “três provas” nestes exemplos.

Um remédio eficaz é a aquele que possui composição em bula que explica tudo sobre os ingredientes e as substâncias (prova documental), o motivo concreto para seu uso e indica que ele produzirá efeito (prova teórica), e por fim se obtém o resultado concreto e de fácil observação, quando tem a recuperação da saúde do paciente (prova real).

Sobre a sua revelação da existência da lei da gravidade, o cientista Isaac Newton precisou fazer vários testes e cálculos para verificar se sua teoria estava correta ou não. Mas se a gravidade não existisse, a Terra não manteria sua órbita ao redor do Sol e nada ficaria preso ao chão, todos estaríamos voando. Mesmo que não enxerguemos essa lei, ela é muito importante para o universo e tem influência sobre todos os objetos e corpos do planeta.

Nichiren Daishonin revelou a Lei fundamental do Nam‑myoho‑renge‑kyo que permeia o universo e as formas de vida, possibilitando que todas as pessoas façam uma grande transformação e sigam pelo caminho de plena felicidade, cultivando um forte e indestrutível eu que não se abala diante das dificuldades. 

Essa condição é a própria prova real da prática, e aqui também se comprova as outras duas provas, a documental e a teórica.

Seja a própria prova real

A prova real também inspira outras pessoas, por exemplo, quando se propaga o budismo (shakubuku, em jap.). Por comprovar a prova real com as vitórias pessoais e na sociedade, inspira outras pessoas a ter o desejo de também praticar o budismo. Isso reforça ainda mais que prova real, ou a comprovação, é a mais importante das três provas.

Sucessores Ikeda 2030 de máxima confiança de Ikeda sensei sem falta vencem na própria vida diária, pois essa é “prova real” que, pelo próprio exemplo, irradia esperança e alegria para todos ao redor.

Lembrete

“O Budismo Nichiren Daishonin é a única religião que mantém a supremacia sobre todas as outras porque cumpre perfeitamente as três provas”. 

Glossário

Gosho 

(Go = título honorífico, honroso; e Sho = escritos ou escrituras), termo utilizado para se referir às escrituras do buda Nichiren Daishonin. 

Shakubuku

Método de expor o budismo pela refutação ao apego a ensinamentos errôneos para, dessa forma, conduzir as pessoas ao ensinamento do budismo. Também significa “erradicar o mal na própria mente e fazer surgir o bem”.

Compartilhar nas