marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
RDez Kids

Tesouro das Quatro Estações

Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em agosto de 2019

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/07/2021

Tesouro das Quatro Estações

Melancia: tenham um maravilhoso verão!

As férias de verão¹ finalmente chegaram!
Espero que todos estejam desfrutando-as ao máximo. Por favor, tenham um verão divertido e gratificante, fiquem bem e em segurança. 

Cuidado com ondas de calor também. Cuidem-se, bebendo muita água e usando boné ao saírem de casa. Se sentirem dor de cabeça, náusea ou mal-estar, não enfrentem isso sozinhos, comuniquem a alguém na mesma hora. 

Há uma adorável fruta que nos dá energia quando a saboreamos no verão. Isso mesmo, a melancia. Originária da África, foi trazida para a China através do oeste pela Rota da Seda. Como resultado, os chineses a chamavam de “melão do oeste”, denominação ainda usada no Japão. O nome em inglês “watermelon” vem do fato de a melancia ter em torno de 90% de água, e para pessoas que vivem em regiões áridas, elas são um substituto valioso da água.

Trinta e cinco anos atrás, em 1984, dois dos meus filhos visitaram o oeste da China como parte da delegação de professores da Escola Soka de Tóquio e de Kansai, e me contaram que comeram a melancia mais deliciosa de todas durante essa visita. Ela contém açúcar e é rica em minerais como potássio e cálcio, o que significa que comê-la com uma pitada de sal pode ajudar a prevenir ataque cardíaco em alguns casos.

Eu também amo melancia. Tenho muitas memórias felizes saboreando-a com os membros da Divisão dos Estudantes nos cursos de verão.

Tenho amigos fazendeiros, como na província de Kumamoto e de Tottori, que enfrentaram vários desastres naturais em anos recentes. Eles cultivam melancias doces e saborosas, plantando cada uma com amor e o maior cuidado possível. Contaram-me que uma melancia deliciosa faz um som agradável quando é aberta. Isso me lembra todos vocês, meus amigos da Divisão dos Estudantes, que respondem com muita alegria quando são questionados.

Falar de melancia me traz lembranças carinhosas da minha mãe. Quando eu era pequeno, lembro-me dela cortando uma melancia e servindo para sete ou oito membros da família, incluindo meus irmãos. 

Depois de dar uma fatia para cada um, sobrou uma para ela. Porém, ela não gostava de melancia. Um dos meus irmãos mais velhos, que já tinha comido a sua parte, disse: “Mãe, já que não gosta de melancia, por favor, posso comer a sua?”.

Com um sorriso, ela respondeu: “Na verdade, comecei a gostar de melancia”. Ela fingiu gostar, pois queria guardar o pedaço dela para um dos nossos irmãos que não estavam lá.

Com seu exemplo, minha mãe me ensinou a importância da equidade e da consideração pelos outros. Consideração não significa se importar apenas com aqueles presentes, mas pensar também naqueles que não estão, e tratar a todos igualmente. De qualquer forma, melancia tem sabor ainda melhor quando compartilhada.

Nichiren Daishonin diz: “Alegria significa que você e os outros experimentem juntos essa mesma alegria” (OTT, p. 146). A verdadeira felicidade é experimentada quando compartilhada, o que significa ajudar outras pessoas a ser felizes também. Felicidade é um tesouro maravilhoso que cresce na medida em que é compartilhada.

O verão é uma época em que vocês possuem a chance de se unir com amigos que nem sempre veem. Espero que consigam compartilhar risadas e diversão com seus amigos neste verão e expandam o círculo de felicidade. 

Por favor, tenham um maravilhoso verão!
Ir cedo para a cama e também se levantar cedo são a chave para ter boa saúde. 

É ótimo acordar logo pela manhã antes de a temperatura subir muito fora de casa. Liguem o motor da sua vida na máxima potência toda manhã com um revigorante gongyo e a determinação de fazer o seu melhor naquele dia!

Estou orando por vocês e muito ansioso para ver o enorme crescimento de cada um!

Compartilhar nas