ABC do Budismo
RD
Fé, prática e estudo: o tripé para a vitória
Divisão dos Estudantes
02/08/2021
Explicando
Uma das primeiras coisas que se aprende no Budismo de Nichiren Daishonin é que, para transformar a vida, é preciso basear-se no princípio da “fé, prática e estudo”. Fé significa acreditar e abraçar os ensinamentos do Buda, é o ponto principal para elevar a condição de vida. Prática corresponde à ação concreta para conquistar a felicidade absoluta e ajudar outras pessoas a serem felizes também. O estudo é ler e ouvir os escritos budistas e as orientações do Mestre para entender o funcionamento da prática e da fé pelo uso da razão.
Quando uma pessoa estuda o budismo, mas não coloca em prática o que leu e ouviu, o exercício budista não passa de ilusão. Agora, se a pessoa estuda e faz a prática corretamente, porém não tem fé, seu empenho vira rotina. Por outro lado, se alguém tem sincera fé e recita diariamente o gongyo e o daimoku e até participa das atividades, mas não estuda o budismo, seu comportamento pode ser comparado ao de um fanático.
Acredito, mas não pratico
Se a pessoa tem fé, mas não realiza a prática budista para si, muito menos para os outros, não há como comprovar a veracidade da religião nem transformar a vida. A forte fé no Gohonzon, com certeza, irá manifestar o estado de buda que existe dentro de todos nós, porém, é preciso alimentá-la todos os dias com a prática e o estudo para conquistar os benefícios.
Praticar o Budismo Nichiren é uma oportunidade de transformar a vida para melhor, conquistar a verdadeira felicidade e a paz, tal como o sol que ilumina a vida das pessoas, influenciando-as positivamente.
Sem o estudo do budismo, por outro lado, corre-se o risco de agir apenas com base no próprio pensamento, não entender por que algo não ocorreu como o planejado ou até mesmo ser influenciado por pessoas que não tenham uma visão correta do budismo.
Você gosta de jogos on-line?
Para ficar mais claro, vamos relacionar “fé, prática e estudo” aos jogos on-line.
A fé pode ser comparada à internet, fonte necessária para que o jogo funcione. Se ela oscila, você pode perder o jogo. Na vida, se a fé oscila, pode perder a oportunidade de alcançar algo que tanto deseja pelo simples fato de parar de acreditar.
Em relação à prática, pode-se comparar ao controle do jogo ou ao celular: é o meio pelo qual o jogo pode ser jogado. Sem isso, não adianta ter a internet que você não conseguirá jogar. Na vida, se acreditar, mas não agir, ou seja, não lutar pelo que acredita, não poderá sentir o prazer da vitória. A prática é o meio pelo qual a fé age.
E a estratégia para ganhar o jogo? É baseada em pesquisar mais sobre o jogo e tentar entender claramente quais são seus objetivos. Ser um bom jogador que guia os movimentos com sabedoria pode trazer muito mais vitórias. O estudo direciona a pessoa a tomar a decisão correta, a utilizar a fé como energia para seguir cada vez mais longe, passar por todas as fases da vida de maneira sábia e acumular mais pontos, ou melhor, boa sorte para seguir em frente rumo a uma existência plena de realizações.
Assim, para obter vitórias em todas as fases da vida tem que acreditar no próprio potencial, desafiar-se na recitação do daimoku, participar das atividades e ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo, e tudo isso tendo como base o estudo. Aí não terá nada que não possa vencer!
Curiosidade
No Japão, a fabricação de espadas é uma arte antiga que requer muita atenção. Mas a espada só consegue cumprir sua missão nas mãos de um hábil e corajoso guerreiro. Da mesma forma, a prática do budismo traz inúmeros benefícios, mas deve ser exercida por uma pessoa de forte fé. Portanto, enquanto Estudantes, o melhor a fazer é se esforçar no tripé da “fé, prática e estudo” como um samurai sendo treinado para empunhar a mais poderosa das espadas, capaz de cortar o mal e trazer a felicidade para a vida de todas as pessoas.
Frase do Mestre: “Aqueles que se esforçam para concretizar um objetivo, não importando quão diminuto seja nem se os demais estão cientes de seus esforços, são, de fato, admiráveis” (Be Brave, p. 123).
Veja mais
Seleção imperdível para entender melhor a importância da fé, da prática e do estudo. Prepare a pipoca:
- Kung Fu Panda (filme de 2008)
Plataforma: Netflix e Amazon Prime
Classificação: Livre
- Karatê Kid (filme de 2010)
Plataforma: Netflix
Classificação: 10 anos
- Cobra Kai (série de 2018)
Plataforma: Netflix
Classificação: 14 anos
Glossário
Gohonzon
Objeto de devoção do Budismo de Nichiren Daishonin e incorporação da Lei Mística que permeia todos os fenômenos do Universo. O Gohonzon tem a forma de um mandala inscrito em papel ou madeira, com ideogramas que representam a Lei Mística e também os dez mundos, incluindo o estado de buda. O Budismo de Nichiren Daishonin ensina que todas as pessoas possuem a natureza de buda e podem manifestá-la com a prática e o estudo do budismo aliados à sincera fé no Gohonzon.
Nichiren Daishonin
O buda Nichiren Daishonin inscreveu o Gohonzon em 12 de outubro de 1279 com o desejo de que todas as pessoas pudessem atingir a mesma condição de vida iluminada alcançada por ele. Trata-se, portanto, de um legado para toda a humanidade, assim como as cartas que escreveu para seus seguidores e são estudadas até hoje.
Saiba mais:
Cf. Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen‑rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, 2016.
Brasil Seikyo, ed. 2081, 30 abr. 2011, p. A5.
RDez, ed. 173, maio 2016, p. 20.
Compartilhar nas