marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Tesouro das Quatro Estações

Tsukimi: apreciem a Lua e mantenham um espírito radiante!

Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em setembro de 2019

download do ícone
ícone de compartilhamento

Daisaku Ikeda

02/08/2021

Tsukimi: apreciem a Lua e mantenham um espírito radiante!

As férias de verão voaram e as aulas recomeçaram [no Japão].1 Vocês podem se sentir nervosos ou ansiosos ao voltar para a escola depois de uma pausa tão longa. Mas não se preocupem, todos nessa situação provavelmente estão se sentindo da mesma maneira. Todo mundo tem algum tipo de preocupação.

Nessas horas, olhem para o céu e digam “Olá!” para o Sol, a Lua e para as estrelas, que os observam amigavelmente. Estiquem os braços bem acima da cabeça e deixem a mente e o corpo relaxarem.

Espero que recomecem com alegria estendendo a mão aos amigos, encorajando uns aos outros.

***

Vocês já tiveram contato com o costume japonês de observar a Lua no outono ("tsukimi"2, em japonês)? A lua cheia é considerada a mais bonita do ano, então, apreciá-la se tornou um hábito muito popular. A lua cheia deste ano (2019) cairá no dia 13 de setembro.

Falando em observar a Lua, lembro-me de uma noite adorável (em 22 de setembro de 1983) que passei com os alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Soka de Kansai. As escolas estão localizadas em Katano, Osaka, uma área com nomes de lugares românticos, como Amanogawa (rio Via Láctea) e Hoshida (Campo de Estrelas). Naquela ocasião, gostei de contemplar a linda e redonda lua com os alunos que moravam no dormitório das escolas ou em alojamentos fora do campus. Acalentando essa memória no coração, aqueles alunos cresceram de forma esplêndida, contribuindo de maneira única pelo Japão e para o mundo inteiro. Como fundador da escola, nada poderia me deixar mais feliz.

Este ano (2019) marca meio século desde que os astronautas da Apollo 11 fizeram seu primeiro pouso na Lua. Visualizando o início da era espacial, conheci e mantive diálogos ao longo dos anos com muitos astrônomos, astronautas e outras figuras-chave envolvidas na exploração do espaço, inclusive do Programa Apollo.

Conheci o cosmonauta soviético Aleksandr Serebrov (1944–2013) no Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji. Ao fim da nossa conversa, vimos que a lua brilhava lindamente sobre uma pequena colina próxima chamada Moonlight Hill (Colina do Luar).

O Sr. Serebrov disse que as pessoas que admiram a beleza do Sol, da Lua e das estrelas se sentem elevadas e param de se afligir com pequenas preocupações.

Quando voltamos o olhar para o céu, nosso coração se torna tão vasto quanto o universo. Como se observássemos a vida do alto, nossos problemas e preocupações se tornam pequenos e insignificantes. Nosso espírito se ilumina. O sol nasce e a lua brilha em nosso coração.

***

Certo ano, numa noite de lua cheia, compus um poema intitulado O Desejo da Lua, enquanto contemplava a Lua com os membros da Divisão dos Estudantes. Com base nesse poema, mais tarde, escrevi um conto infantil chamado A Lua e a Princesa. Um líder da banda de fanfarra transformou o poema em música. Um de seus versos diz:

A suave lua redonda clama:
“Por favor, cresça radiante,
por favor, cresça de forma íntegra”,
observando tudo
enquanto viaja em sua jornada
com o coelho da Lua3

Nichiren Daishonin diz: “Para aqueles que possuem profunda fé, é como se a lua cheia iluminasse a noite” (CEND, v. I, p. 96).

Não importa o tamanho dos seus problemas, vocês podem brilhar como a lua cheia recitando Nam-myoho-renge-kyo. Muitos de seus pais e avós se esforçaram com otimismo e seriedade para iluminar outras pessoas com a luz da fé na Lei Mística. E são vocês que iluminarão o mundo todo e o futuro com sorrisos tão brilhantes como a própria lua cheia.

A lua aparece em diferentes fases durante o ciclo lunar, às vezes mostrando apenas um semicírculo bem fino, crescente ou decrescente. Muitas vezes não podemos nem ao menos vê-la, mas a lua cheia sempre retorna. Junto com o Sol, ela está em constante ritmo de esperança.

Aconteça o que acontecer, permaneçam sempre radiantes e com pensamento positivo! Por favor, avancem de forma vibrante com o Sol e serenamente com a Lua!

Notas:

  1. As férias do verão japonês duram seis semanas, de meados de julho até o fim de agosto.
  2. Tsukimi é uma tradição japonesa praticada no outono, quando as pessoas se reúnem para celebrar e admirar a lua cheia.
  3. Conforme citado no folclore do Japão e de outras partes da Ásia, a imagem de um coelho pode ser vista na superfície da lua cheia.

Compartilhar nas